Xi

Ok, eu estava enganado: o Papa estava mal mesmo. Tão mal, vejam vocês, que até morreu.
Agora vêm uns e outros questionar a necessidade de toda essa comoção em volta da morte de João Paulo II. Ora! O velho foi, por 26 anos, líder de uma religião que hoje reúne 970 milhões de pessoas, contribuiu decisivamente para o fim da Guerra Fria, foi o primeiro a entrar numa mesquita, numa sinagoga e, o que talvez parecesse mais difícil, o primeiro a dialogar com a Igreja Ortodoxa depois de um cisma de mil anos, teve peito para pedir perdão a Deus e ao mundo pelos erros cometidos pela Igreja — inclusive a Inquisição. Se a morte desse sujeito não é causa de comoção, não sei mais o que possa ser.

* * *

E o Lula disse que vai a Roma para o enterro do Papa (disse também que gostaria que o próximo Papa fosse brasileiro, mas vamos fingir que não ouvimos). Pois vai ao enterro, não? Três dias de velório, deve estar pensando que vão beber o morto.
* * *

E quando crescer eu quero ser camerlengo. Olhem que nome legal. Camerlengo.

34 comments

  1. Tá, tá, tá… ele foi um grande homem NESSE ASPECTO. “Dialogou” com outras religiões mais do que qualquer outor papa, mas… mesmo assim ainda não tinha conseguido se livrar dos problemas mais “graves” da igreja católica, por exemplo, união de homossexuais. Ele era extremamente preconceituoso. Sei lá…

  2. Tem até aquela musiquinha: uma vez camerlengo, sempre camerlengo. É ele que tenta acordar o papa a marteladas.
    O George Bush deu seu pronunciamento ao lado da esposa. O Lula fez a mesma coisa. Faz parte do protocolo ou um copiou o outro?

  3. Agora o assunto das semanas será: O Proximo papa vai ser Brasileiro?
    Posso já sentir o mesmo clima que eu sinto em premiações como o oscar em relação às espectativas brasileiras: Quase lá, quase lá… UHH!!! Quase…

  4. Ok, meu véio, tudo isso foi legal, e os pontos negativos do polaco sombrio foram a negação da utilidade urgente dos preservativos, e dos direitos dos homossexuais. Só para contra-balançar um pouquinho!
    Mas dizem que o que vem por aí vai ser ainda MAIS CONSERVADOR que esse, e como vai estar mais novo vai vir atirando pesado para todos os lados.
    Espero que o Ministério da Saúde tenha culhões suficientes para continuar com as campanhas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, sem se importar com a choramingas Igreja Católica.

  5. Complicado, o cara era o máximo, mas bem eu enquanto fui religiosa e acreditava NISSO TUDO AÍ era Ortodoxa então …
    Mas olhe dum jeito, se eles acreditam tanto em céu e vida eterna porque toda essa preocupação? Imagina só o Papa lá do outro lado com um corpo novinho de um polônes sarado da montanhas indo fazer cooper todas as manhãs com Jesus Cristo? Tá esquece…

  6. O Camerlengo é de importância vital agora nesses próximos 15 dias.
    Depois de ler o Código Da Vinci e achar uma bela porcaria, teimoso que sou, li o primeiro livro do Dan Brown chamado Anjos e Demônios; devia ter esperado mais umas três semanas para ler o tal livro, que por sinal é muito bom e trata de uma sucessão papal repleta de intrigas e reviravoltas na trama.
    Eu recomendo.

  7. O Papa fez seu trabalho direitinho de defender os interesses de uma das instituições mais maléficas de toda a história da humanidade! Nada contra ele pessoalmente, mas agora que ele morreu, vai entrar outro no lugar que continuará o serviço sujo, então não muda muita coisa… não adianta o Papa morrer, é preciso acabar com essa instituição sanguinária, que diga-se de passagem, está em decadência…

  8. pois é, mais uma vez venho aqui só pra concordar contigo. concordar duas vezes, aliás. hoje já corri pro dicionário pra aprender mais sobre a palavra camerlengo, também.
    um beijo grande,

  9. É… Se bem que dessa vez o Lula tem motivo pra ir além da viagem. O PApa na primeira vez que veio ao Brasil deu um jeitinho de se encontrar com o Lula mesmo contra os governos da época.

  10. O nego era famoso pa carai oras…
    Tudo que é nego muito famoso causa comoção. Além do que já tava com o pé na cova fazia um bom tempo né, então essa expectativa do vai num vai dá mais grandiosidade ao evento.
    Amém irmãos. (Amém?!)

  11. Bah, o mundo ja é uma putaria assim..
    Imagina se o papa liberasse, tipo: “Caríssimos, podem dar o cu. Não é mais pecado. Mas usem camisinha…”
    Acho que ele tava fazendo apenas o papel dele de tentar botar freio no mundo…
    Até porque, quem quer dar, da de qq jeito. Quem quer fuder, usa camisinha de qq jeito..
    Então porque esperam a benção da Igreja Católica??

  12. Eh, não se desculpou diretamente pela Inquisição, e, não se desculpou quanto à omissão da ICAR sobre o holocausto dos judeus, na 2a.GM!

  13. Eu penso como o Antônio Soares, assim como em relação as drogas no Brasil, porque não liberam a maconha? Porque se liberarem a maconha no outro dia vão pedir a liberação de drogas mais fortes.
    Pode parecer ignorância de minha parte, mas, sobre preservativos e homosexuais, eles só estava defendendo o que está escrito na bíblia, livro no qual eles acreditam, seguem (e fizeram singelas modificações no áureos tempos).
    Se o Papa Fala, ser homosexual é legal, no outro dia a mesma galera q estava lutando para que ele falasse isso, estaria falando: O MUNDO TÁ PERDIDO… OLHA A IGREJA DESRESPEITANDO A BÍBLIA…
    Convenhamos… o ser humano em si… é um ser podre… e deveria tomar no cu toda vez que muda de opinião forçado pelas massas!

  14. Cara, gostei do post… Mesmo! Me ligava muito nesse blogg e agora tenho por ele um respeito ainda maior. Esperava-se que vc fosse esculachar o cara, o Papa, e que acabasse com ele (ainda mais) e a sua religião (sabemos)de mentiras e falácias… Mas, nÃo! NÃo foi bem assim… fostes ponderado (como eu agiria, se estivesse no comando) e mesmo sabendo que o catolicismo, e por assim dizer o Papa e todo o seu Clero, durante toda a história cristã mentiu, corrompeu e sugou da humanidade a Verdade por excelência, adulterou fatos e escritos, é inegável que o sujeito polonês em questão tem sim uma relevância em muitos aspectos… E é preciso, lógico, analisá-lo friamente… gostei muito da seriedade, da ponderância, mais uma vez, e fico aqui ansioso pelos próximos coments.
    (PS: vale à pena tocar no assunto referente à mídia, não? É tudo o que os caras precisavam pra sacudir um pouco a poeira do sensacionalismo…)

  15. Tipo, eu tirei o maior sarro dele antes de ele morrer, e quando ele morreu eu chorei porque eu o achava um velhinho fofo (além dos demais atributos “sérios”).
    É, eu chorei por causa do Papa, pode me chamar de ridícula.

  16. é, só que ser camerlengo é muito difícil, tem que entrar pra igreja e chegar a cardeal, o que leva anos.
    mais fácil é ser papa. qquer um pode ser papa, não precisa nem ser padre.
    eu ia gostar de ser papa. ia poder me chamar de papa judas 1o., em homenagem ao apóstolo. e ainda ia sair por aí no papamóvel.

  17. Minha opnião é:
    O Papa foi um grande estadista, fez tudo isso que você falou e muito mais. Porém foi um péssimo padre, se manteve retrógado nos dógmas da igreja e diminui a quantidade de católicos no mundo. Contudo claro que merece toda essa homenagem.

  18. Graças a Deus que sou ateu!!
    Bom, mas eu gostaria de sugerir um plebiscito no vaticano para o veredicto de um novo Papa. A cédula seria :
    * George W. Bush
    * Bin Laden
    * Severino

Deixe uma resposta