(Números 26 – um capítulo escrito na maior má vontade)
Era esse o tal servicinho que deus tinha para Moisés: fazer a contagem do povo. Então ele e Eleazar saíram contando todos os homens com mais de vinte anos, e o resultado foi o seguinte:
601.730 homens, contra 603.550 da primeira contagem. Mas essa diferença de 1.820 não significava nada: conforme deus prometera num de seus muitos momentos de ira, nenhum dos homens da primeira contagem estava vivo na segunda, com exceção de Josué e Calebe.
— E o Moisés, Chicoteia?
Moisés era levita, e os levitas eram contados separadamente por serem dedicados ao serviço religioso e por não possuírem terras. Aliás, o número de levitas contados com mais de um mês de vida foi de 23 mil.
De posse dos dados fornecidos por Moisés e Eleazar, Javé decidiu que a localização do futuro território de cada tribo em Canaã fosse determinado por sorteio, enquanto o tamanho seria proporcional ao número de habitantes. Veremos mais tarde que essa regra não foi cumprida à risca: no mapa antigo de Israel há tribos pequenas ocupando enormes extensões de terra e tribos populosas espremendo-se em territórios do tamanho de Osasco. Não duvido nada que tenha rolado um por fora pra Moisés (ou Josué) nessa história.
Mas falaremos disso quando chegar a hora. Por enquanto fiquem aí esperando a próxima bobagem não-bíblica que eu escrever. Bando de hereges. Bah.
Qué sabê???
Apesar de algumas de sua bobagens “fazerem pensar” (como a de Há Dues ou não e por quê?) eu ainda continuo fâ dos capítulos bíblicos…)
ufff… achei que era só eu, Mr. Green Mile…
Só pra constar.
gamei no gráfico!!! eheheheh
E só pra complementar a leitura deste blog herege, estava ouvindo “The number of the beast” do Iron Maiden! ahuahuahuaha
Eu também gosto dos capítulos bíblicos. Na verdade, é a parte que mais gosto…
Só que comentar isso tem 2 problemas:
a) O mesmo que você tem para escrever. Vai dizer o quê sobre um capítulo onde deus fica mandando contar o povo? Vou comentar dizendo “nossa, como era enoooorme – ou E-NOR-ME – o povo de Israel”? Comentários ficaram mais sem graça que o capítulo original.
2) O post é uma reescrita do original. Mesmo quando o original é bom, às vezes não tem muito o que dizer. Falar “nossa, legal o moisés ser gago” não acrescenta muito… e se é pra falar esse tipo de porcaria, prefiro ficar quieto.
PS: quero ver mesmo quando chegar no novo testamento. Aí é que eu acho que vai ser bom.
não pára de escreve suas histórias biblícas não! se naum ateh o nome do blog vai perder o sentido
pq você naum lança uma versão islâmica
do JMC? Maomé, Me Chicoteia com histórias do Al-Corão
ô Marco,
não fica assim. O povo tem essa tendência de não dar valor ao verdadeiro trabalho de um artista, e olhar apenas o superficial.
Mas creia que existem fãs de sua nova bíblia, que daqui a alguns milênios será conhecida como “O Evangelho de MARCURÉLIO” !!!!
Porra, MArcurélio, que merda!!! Fica tristinho não… é que tem mais graça pra quem já conhece a história real, e assim dá pra entender todas as sátiras, deboches e ambiguidades… PORRA, voc~e mesmo disse que o resto era só comlemento, o JMC é isso aqui, PORRA, largue mão de ser uma bicha chorona pedidndo beijo grego e não pare de escrever… abraços
bicha prima-dona!
Naquela época javé devia ser exigente pra querer esse relatório em gráfico.
Vam pará de fazer charminho aí!!!
eu posso não comentar, mas leio sim…
Uma dica nerd, porque sou fascinado por COMPRESSÃO DE IMAGENS.
Pra figuras com poucas cores, como o gráfico do post, use GIF, não JPG. A qualidade vai ficar melhor e o tamanho menor.
E o Amiúde?
Eu leio os capítulos bíblicos e gosto muito (bom, você queria comentários, né?)
Só para completar os 29 comentários…
Tá bom Marco, se te serve de consolo, recentemente li O Evangelho Segundo Jesus Cristo, do Saramago e percebi que ali ele narra os rituais judeus que no JMC foram tão exaustivamente explicados, quando você reescreveu o Levítico. Só mesmo no chicoteia eu teria visto algo do tipo, já que a Bíblia mesmo eu nunca li!
JMC é cultura!
ha,ha,ha…achei um sarro vc ficar transcrevendo textos bíblicos aqui.
adoro ler a bíblia e principalmente esta parte das 12 tribos de israel.
muito bom..
mas onde chegaremos???
Este deve ser o vigésimo comentario. Só faltam mais nove, Vamulá gente….
Vinte e um!!!!
22 Comentários…
Contribuindo!
é que eu, pelo menos, fico sem nada a acrescentar nos capítulos bíblicos… quanto as outras coisas mais simples, estas sim eu tenho capacidade mental para comentar =P
você é o escolhido
e o Senhor não gostará se você parar