A purificação e a dedicação dos levitas (Números 8)

Não sei se vocês se lembram — eu mesmo não me lembro direito — mas no último capítulo os chefes das tribos trouxeram suas propinas ao Tabernáculo para assim garantirem a mamata. Algumas das ofertas que eles trouxeram foram entregues aos levitas, para auxiliá-los no serviço do Tabernáculo. Pois muito bem, agora que os caras já têm tarefas definidas e já têm material de trabalho, só falta mesmo começarem a trabalhar. E é disso que deus vai falar com Moisés:
— Moisés, precisamos organizar o evento de purificação e dedicação dos levitas. Acho que podemos fazer isso semana que vem. Não é nada demais, uma cerimônia simples, tô com tudo anotado aqui e… Mas peraí, tá muito escuro aqui. Arão! Ô Arão!
— Fala, Javé.
— Onde cê tava, porra?
— Mijando.
— Ah. Então. Ô Arão, arruma esse candelabro aí. As lamparinas tão iluminando os fundos da Tenda, puta servicinho porco. Ajusta aí… Isso… Isso, assim tá bom. Bom, Moisés, como eu ia dizendo, será uma cerimônia simples. Vocês vão separar os levitas do resto do povo e purificá-los.
— T-tô fora. N-não vou d-dar b-banho num m-monte de m-macho nem a p-pau.
— Não se empolga não, santa. Não é pra dar banho nos caras. A purificação será feita assim: Você vai só borrifar água sobre eles. Depois eles vão rapar os cabelos e todos os pêlos do corpo e lavar as roupas. É isso.
— Ah b-bom.
— Então. Depois eles trarão um touro novo e uma oferta de cereais, e você trará outro touro novo.
— P-putz. M-mais s-sangue?
— Pô, Moisés. Sem sangue, que graça teria? Mas peraí, que ainda não é agora. Primeiro você vai reunir todo o povo e botar os levitas na frente do Tabernáculo. Então o povo botará as mãos sobre as cabeças dos levitas e aí Arão vai apresentá-los a mim, como se fossem uma oferta. Pronto, a dedicação dos levitas é isso.
— L-legal. Mas e os t-touros?
— Ah, é. Então. Aí os levitas vão botar as mãos sobre as cabeças dos dois bichos e eles serão oferecidos no altar, um como oferta para tirar pecados, o outro para ser completamente queimado. E então os levitas com idades entre 25 e 50 anos poderão começar a trabalhar no Tabernáculo.
— Ce-cerimoniazinha p-pobre essa, n-não?
— Porra, Moisés, a gente tem que começar a simplificar esse negócio. O povo já está aqui no Sinai há um tempão. Cês precisam começar a viagem o quanto antes, senão nunca que vocês vão chegar à Terra Prometida. Bom, você não vai mesmo…
— He-hein?
— Hã?
— O q-quê?
— Que foi?
— E-EU N-NÃO V-VOU CH-CHEGAR À T-TERRA P-PROMETIDA???
— Claro que vai, Moisés, claro que vai! De onde você tirou essa idéia estúpida?
— VO-VOCÊ F-FALOU!
— Er… Falei, foi? Desculpe, me enganei. Relaxa, Moisés, tudo vai dar certo.
— Hu-humpf.
Bom, se Moisés chegará ou não a Canaã é coisa que ficaremos sabendo só lá para a frente. Por enquanto o que nos interessa é que a cerimônia foi feita e os levitas dedicados ao serviço do Tabernáculo. Papo vai, papo vem, e o povo de Israel já está há quase um ano fora do Egito. Como bem lembrou Javé, tá na hora desses negos começarem a se mexer.

10 comments

  1. Marco, vc conhece/gosta de Nick Cave?
    É que vc fala muito de Radiohead, Coldplay, Belle & Sebastian, então pensei: bem, eu ouço todos esses (com menos empolgação pelo Coldplay)e amo Nick Cave. Se ele gosta dos 3 supra-citados, por que não gostaria de Nick? Não conheço nenhum letrista tão bom quanto ele, e caso você desconheça, comece por “The boatman’s call”, pura poesia. E caso vc já conheça e desteste: apaporra!

  2. Por que voce nao desmembra este blog? Mantém o blog mais temático de Bíblia e um Blog meudiario /panela /aboboras /etc&ocaraio…
    Assim a gente perde o embalo de ler as sátiras, elas ficam muito misturadas no resto. Fica dodecafônico.
    :* 🙂

  3. Mandou muito bem, véio. Nego tinha me faladu dessas sátiras mas eu num tinha visto ainda. Acabou de ganhar um fã no ES.
    Mas a idéia de mtc de separar as coisas tb é boa.

  4. Essa parte da bíblia é meio chata mesmo. Deve ser difícil fazer parecer engraçado.
    Mas você consegue nas horas em que Javé solta umas do tipo “coisas que vão acontecer no futuro”, isso eu tenho que assumir!

Deixe uma resposta