Fafá

Bem que eu estava me achando estranho hoje. Uma vontade incontrolável de fazer o bem às pessoas, de dizer coisas legais a todo mundo. Dei flores para uma amiga triste, liguei para um amigo doente, desejei boa sorte em sua nova empreitada a um casal de amigos, mandei um email carinhoso para uma garota que me odeia. E agora que cheguei em casa entendi: Fabrícia morreu hoje à tarde.
Fabrícia era minha prima. Morava na cidadezinha de Coaraci, sul da Bahia, onde minha mãe nasceu. Tinha uma doença degenerativa do sistema nervoso central. Há anos não falava nem andava. Mas ainda sorria e tinha um olhar puro e expressivo. Olhar que se tornou triste e opaco depois da morte da minha tia, há algumas semanas. E hoje à tarde essa tristeza, tão grande e que ela não tinha como expressar, levou Fafá embora.
Hoje eu queria muito acreditar em deus.

33 comments

  1. meus pêsames cara…
    morte de entes queridos são uma das coisas mais tristes do mundo. Lembro até hoje do meu tio, morreu ano retrasado, e a Kika, quase gente, minha cadela companheira demais por 8 anos.
    meus pêsames… o que eu posso dizer? a vida continua. o show deve continuar.

  2. no circo o palhaço não chora, o show deve continuar.
    meus pêsames, marcurélio, mas não chore pelo que já foi, agradeça pelo que ficou.

  3. Cara,
    Justamente por não acreditar em Deus é que você tem que lembrar dos bons momentos que teve com a prima.
    E viver, celebrar a vida!
    Nunca se esqueça que um dia iremos todos nos juntar a este fatídico momento e em 100 anos ninguém se lembrará que eu ou você existimos.
    Portanto Marco, VIVA!

  4. Sempre fui uma pessoa que carregava a fé em meu peito e pensamentos…mas com o passar do tempo os mesmos se tornaram vazios em relação a esse tal de Deus. Hoje acredito somente na minha força interior. Se esse “tal” aí, realmente estivesse por aqui ou até mesmo existisse, ele não deixaria pessoas tão boas de coração sofrerem tanto. Não me refiro somente a dor, mas a também ao dia a dia que levamos. Vejo em todos os cantos pessoas que pisam nas outras, roubam, matam, mentem … e no final sempre estão ali, com a conta bancária cheia, água e luz em dia, celular que liga ( o meu é igual a pai de santo ), carro do ano e com tanque cheio … e nós???? Seria muito mais fácil eu voltar a acreditar nesse tal ser superior, pois assim teria até em quem colocar a culpa, mas hipocrisia não é o meu forte.
    Foi mal o desabafo….se deixar escrevo um livro.
    Marco, meus sinceros sentimentos e lembre-se : todos tem um sonho, todos amam, todos choram e todos já perderam alguém muito querido.
    abraços

  5. Meus sentimentos…e por mais que vc não acredite em “deus”, acredite no amor, nele sim uma coisa palpável, tão palpável que você tranbordou nos sentimentos à outras pessoas.
    []s

  6. Realmente marco,
    a perda de uma pessoa querida realmente nos leva a pensar pq estamos nesse mundo…
    PQ TRABALHAR ?? Se um dia vão nos tomar tudo ??
    PQ SORRIR ?? Se um dia vamos fazer tantos chorarem??
    A vida é assim mesmo !
    Li e me chamou muita atenção a sua frase “`nessas horas que eu queria acreditar em Deus“…
    Meu, é só acreditar !!
    Mass… será que Deus existe mesmo ???
    bom , se existe ou naum, isso naum interessa agora, o que interessa é que em momentos como esse , Deus te ajuda muito cara!
    Eu sou Jovem, Católico, e participo de Grupo de jovens Sempre ! Ajudando os outros , organizando retiros e etc…
    E isto me deixa 90% mais feliz do eu era antes de começar a fazer parte da comunidade!
    Naum sei se jah fez parte algum dia ou naum, mas esse “Deus“, existindo ou naum, jah tirou muita gente das drogas, vida bandida e etc… O “Salva mesmo“, é só vc querer ser salvo por ele !!
    FAlow!
    E meus pêsames…

  7. E vc ainda diz que não acredita?… “Alguém” disse ” a felicidade não é desse mundo”. Isso não quer dizer que a gente não possa desfrutar de vários momentos felizes, como ver o mar, admirar um belo por-de-sol, ver um sorriso como o de Fafá ou desfrutar da companhia, da amizade e da alegria de alguns amigos( como você)… Mas o sofrimento é tão evidentemente presente nesse nosso planeta… E a morte é esse troço inevitável e necessário. Um abraço carinhoso.

  8. sei la.. acredita no Deus que quiser, ele pode ser um cara de barba longa e brnca ou um porco de cerâmica.
    Oque importa é acreditar em algo pra que nos momentos fodões você possa olhar pra cima (ou pra baixo, ou pro lado, ou pra frente) e pedir ajuda a alguém.

  9. É preciso ter fé em tempos de descrença. É preciso ter sernidade em tempos de inquitação. É preciso ter visão em tempos de cegueira. É preciso ter luz em tempos de escuridão. Meus sentimentos, Marco Aurélio.

  10. Eh chato, ne, cara. A morte eh uma coisa chata.
    Espero que vc fique bem.
    Por acreditar em algo maior eu poderia ficar aqui escrevendo e escrevendo pra tentar te mostrar meu ponto de vista de como a Fafa esta bem. Mas nao vai adiantar porque crenca eh que nem cu, cada um tem a sua.
    Entao… forca. Forca pra ficar melhor. E sofrer por alguem tao bom e que nos fazia bem eh justo e necessario.
    O bom eh ter amigos pra te consolar. Isso nao tem preco. E vc tem.
    Um abraco!

  11. Puts, nessas horas acreditar num céu e em reencarnação ajudaria um bocado… A única coisa que posso dizer, na condição de visitante novata deste blog, é: as pessoas só morrem de verdade quando são esquecidas. A verdadeira imortalidade é estar para sempre na memória de alguém.

  12. Ádri Tovah disse algo com que concordo plenamente: “Pessoas não morrem enquanto não são esquecidas”.
    Pessoas morrem todos os dias, e todas que hoje vivem um dia hão de morrer, e asim fazendo com que outros que um dia morrerão tambem lamentem. É o ciclo natural da vida, todos vem e vão, o que fica é a memória.
    e quanto à fé, agora colocas em prova sua crença e filosofia. É nestes momentos que se descobre no que realmente se acredita.

Deixe uma resposta