— E aí, Moisés? Já entregou a prata pro Arão?
— Hu-humpf…
— Hehehe. Bom, vamos definir mais umas coisinhas aqui sobre os deveres dos levitas. Vocês fizeram a contagem por grupos de idades?
— Por grupos de idades? Ué, você não pediu isso…
— Vocês têm que ser mais espertos! Têm que se antecipar! Tão pensando o quê? Tem muita gente de olho nesses cargos. Cês sabem como é o mercado: É um ninho de cobras! Eu mando vocês embora e terceirizo essa porra pela metade do preço!
— T-tá, Ja-Javé. C-calma. O que v-você quer a-agora?
— Eu quero que vocês agora contem apenas os levitas com idade entre trinta e cinqüenta anos. Mas vê lá, hein? Não vão contar surdos, cegos, doidos, aleijados. Porque esses serão os homens que trabalharão diretamente com as coisas do Tabernáculo, têm que ser aptos ao trabalho.
— Bom. Não vai ser tão difícil.
— Eita! Que disposição é essa, Arão? Tudo isso é medo de perder essa boquinha de sumo-sacerdote? Eu tava brincando! Relaxa, nêga! Mas como eu dizia: Vou dividir as tarefas entre os três grupos dos levitas.
— Ah, m-mas i-isso cê j-já p-pode fa-fazer a-agora.
— Hum… Tem razão, Moisés. Até que às vezes essa sua cabeça dura funciona. Então vamos lá. Pra começar, os coatitas. Esses caras serão responsáveis pelas coisas santíssimas do Tabernáculo. Quando vocês forem levantar acampamento, Arão e seus filhos abaixarão o véu que separa o Lugar Santo do Santíssimo, e cobrirão a Arca com ele. Por cima do véu vocês vão colocar uma coberta de peles finas, e por cima da coberta um pano azul. Feito isso, passarão os varais para transportes pelas argolas da Arca. E assim farão com a mesa dos pães, os altares de incenso e de holocaustos, o candelabro e todos os utensílios. Quero tudo embrulhado em pano vermelho e azul e em cobertas de peles finas. Só depois que tiver tudo pronto pra mudança é que os coatitas poderão entrar para começar o transporte da tralha toda. Mas com muito cuidado para não ver nem tocar nada. Se o fizerem, morrerão. Só os sacerdotes podem ter contato com essas coisas. Pra garantir que ninguém faça besteira, Arão e seus filhos vão coordenar todo esse lance aí do transporte. E Eleazar, filho mais velho do Arão, ficará encarregado do azeite da lamparina, do incenso, da oferta de cereais e do azeite de ungir. Tão entendendo?
— Bah, é o de sempre: Ou faz do seu jeito ou morre.
— É isso aí. Bom, aí tem o outro grupo lá. Os gersonitas. Como eu já disse, eles vão ficar encarregados de transportar as cortinas, véus, cordas. Tudo isso sob orientação dos sacerdotes, sempre. Aquele seu outro filho, Arão… Qual é mesmo o nome daquele mané?
— Itamar.
— Esse aí. O Itamar vai coordenar o trabalho dos gersonitas no transporte dos trens sob responsabilidade deles. Bom. Aí tem os outros caras lá. Os meta… mela… me…
— Me-meraritas.
— Isso. Os memeraritas.
— N-não. Me-meraritas.
— Foi o que eu disse. Memeraritas.
— Não s-são m-m-m-me-memeraritas. São ME-MERARITAS.
— Arão, traduz pra mim o que teu irmão tá dizendo antes que eu acabe com a raça dele…
— Meraritas, Javé.
— Ah, é. Então, os meraritas. O trabalho desses caras será o mais pesado: vão carregar todas as tábuas, colunas, estacas, bases. Enfim, todo o madeirame da tenda. O fulano lá… Como é o nome?
— Itamar.
— É. O Itamar vai coordenar o trabalho desses caras também. Deixa ver, deixa ver… É, acho que é isso. Alguma dúvida?
— N-não.
— Então por que ainda estão aqui olhando pra minha cara?
— Não estamos olhando pra sua cara. Aquele que contemplar a face do Senhor, certamente morrerá.
— Bah, cê entendeu. Que cês tão aí parado com cara de veado que viu caxinguelê? Bora contar os caras!
Então Moisés e Arão, auxiliados por aquele bando de manés de nome esquisito dos quais já falamos, foram contar os grupos de levitas. Tudo segundo as instruções recebidas: Homens entre trinta e cinqüenta anos de idade aptos para o serviço. Contaram 2.750 coatitas, 2.630 gersonitas e 3.200 me… mela… Como é mesmo o nome?
— Meraritas, porra!
Isso. 3.200 meraritas porra. Sendo assim, os levitas aptos para o trabalho no Tabernáculo eram em número de 8.580. Eram? Peraí, deixa eu conferir. Hum… É, dessa vez tá certinho.
Muito bem, acharam este capítulo chato? Pois vocês não sabem o que os espera nos próximos quatro capítulos…
Eu adoro essa forma de ler a biblia. =)
Ah nao tem gráfico dessa vez?
Deu pau no Excel deles?
Eu ando te elogiando tanto por dois motivos. Um deles é porque você pegou no breu para escrever posts bíblicos, o que é muito legal. E o outro é para ver se você toma vergonha e visita meu blog.
Deu certo…
Você tem estado assaz falcônico, ultimamente…
Citando Raul Seixas em pleno texto sagrado? Legal. “Capim Guiné” é uma música maneira.
Num planto capim guiné pra boi abaná rabo, tô virado pro diabo, tô ‘retado com você!
Marco, fazer alguém gaguejar “humpf” é uma das coisas mais hilárias que já vi.