Espertinhos…

O UOL vai abandonar o pop-up (aquela janelinha de propaganda que abre sempre que você entra no site) em janeiro de 2009. Tem gente comemorando. Eu acho que essa notícia teria sido legal em 2002. Além do mais, tem a diferença entre o que eles falam e a verdade subjacente.
Os caras do UOL dizem que tinha mais gente clicando no pop-up do que reclamando. Só que agora eles perceberam que a maioria dos internautas usa algum tipo de bloqueador de pop-up. Isso significa, eles dizem, que o pop-up é intrusivo, chato e cuzão. Então vão acabar com o popup porque o público não gosta, e eles trabalham para satisfazer o público. No seu lugar, vão colocar uma coisa bem mais legal e agradável, chamada anúncio dhtml. Segundo os caras do UOL, o dhtml é muito mais legal, porque fecha sozinho. Muito bom, né?
Né não.
O dhtml também aparece na frente do conteúdo que você quer acessar. Fecha sozinho? Fecha, mas depois de uns segundos. Ou seja, é igualzinho o pop-up. Com uma diferença: os bloqueadores de pop-up não bloqueiam anúncios dhtml.
Havia mais gente clicando no pop-up do que reclamando. Ora, mas é claro. Estranho mesmo seria o contrário. Para clicar num pop-up, você move o ponteiro do mouse até ele e clica. Diabo. Para reclamar, você tem que escrever um e-mail, ou pegar o telefone e ligar para a central de atendimento ou para a ouvidoria do UOL. São níveis de esforço diferentes.
Só que os caras do UOL perceberam que 65% dos visitantes do portal usavam bloqueador de pop-up. Eles dizem que isso mostrava que o pop-up era intrusivo. Na verdade, isso mostrava que o pop-up não estava mais aparecendo, portanto as pessoas não estavam clicando, e portanto o UOL ia ter de baixar o preço desse espaço publicitário. Então aposentaram o pop-up e colocaram no lugar dele um formato de anúncio mais irritante e difícil de contornar.

19 comments

  1. Minha finada bisavó, a saudosa Da Santinha, com a propriedade que lhe era particular, usava o seguinte dizer:
    “Só tem esperto nesse mundo”
    Um abraço!

  2. O gizmodo.com.br já começou a funcionar com popups. Depois de breve campanha dos usuários, mudaram para banners e todo mundo ficou feliz… Se não reclamar, eles não fazem nada mesmo. Não acredito que qualquer anunciante gostaria de ver seu produto atrelado a uma prática irritante.

  3. Existe solução pra tudo na net. O Senhor Dentes apontou uma, o Marcelo aí de cima apontou outra e tem milhares de outras, como não acessar o portal e tal…
    O ruim é que em vez dos caras que tem um dos maiores portais do Brasil ficarem driblando problemas em vez de resolvê-los. Na verdade resolveram, mas pro lado deles.

  4. “UOL: Olha, vamos tirar o nabo do seu cu e vamos colocar uma cenoura, ok?”
    Ri de rachar!
    Pois é. “Só tem sabido onde tem besta” já diz (no presente mesmo) meu pai…

  5. Sabe o que eu acho engraçado? Esse povo dando murro em ponta de faca.
    O Google provou pra todo mundo que publicidade na internet e muito mais que propagandas explosivas e invasivas.
    Os caras estão com o rabo cheio de grana só usando propagandas discretas.
    Obviamente que tem muito retardado por aí que prefere explodir lixo na cara do usuário a usar de práticas mais sutis.

  6. Cara, esses dhtml simplesmente enlouquecem a gente. Põe o troço na frente da notícia que se quer ler, etc. Podiam ser chamados anúncios-deus: onipresentes e sempre se interpondo entre vc e o que vc quer.

  7. Reforçando a sugestão do Marcelo, instalem o Adblock plus: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/1865
    A gente nem percebe o quanto esses anúncios incomodam. Eu instalo no firefox dos meus amigos sem pedir nem permissão. Ninguém me escreveu xingando.
    O chato é depois que vc instala e ele te mostra uma página de configuração meio difícil de entender. Pra quem mora no Brasil, o melhor é escolher a primeira opção (EasyList) mesmo.

Deixe uma resposta para Marcelo Rodrigues Cancelar resposta