Ah, jornalistas!

Meu parente Ancelmo Gois escreveu ontem em sua coluna no Globo:

O amor é lindo
João Gilberto, 75 anos, gênio da MPB, acaba de saber que é pai de uma menina de dois anos e meio, fruto de uma relação com uma fã carioca.
O mestre já tem uma filha famosa, a cantora Bebel Gilberto, com Miúcha

Relevo esse lance de chamar de “gênio da MPB” um cara cuja carreira já estava mais do que consolidada quando a sigla surgiu. De resto, a nota do Ancelmo está certinha. Notem que ele diz que João tem uma filha famosa. Então a Folha, triste e furada, dá sua versão hoje:

Bebel Gilberto, 40, não é a única filha de João Gilberto, 75. É o que informa hoje o colunista Ancelmo Gois no jornal “O Globo”. O músico teria descoberto há pouco tempo que é pai de uma menina de dois anos.

Eu sempre soube que Bebel não era a única filha de João. Ou será que João Marcelo morreu e eu não fiquei sabendo? Ou pior: será que só conta filho famoso? Eita preula. Eita preguiça de conferir uma informaçãozinha que seja. Eita raça.

Update: Cliquei no “comunicar erros” da nota da Folha e enviei minha mensagem. Agora há pouco uma Mary Persia me respondeu que havia adicionado o nome de João Marcelo. Bela correção: a nota começa da mesma forma, e só lá no último parágrafo é informado que João tem outro filho. Reitero: eita raça.

8 comments

  1. Mazelas da lingua da portuguesa meu caro. Apesar de achar que um jornalista deva se ater a passar seu recado o mais claramente possivel no caso ele foi especifico que se trata de filhas na qual até pouco tempo bebel era a única. Generalizações são cabiveis apenas para substantivos masculinos tipo “os três filhos do J.G…” é a forma comum de se escrever sobre a prole, mesmo que em sua maioria seja composta de individuos femininos. PS: Li que o JG fretou um Taxi Áreo para ir fazer um show no Japão pq seu voô estava no inferno áereo da semana passada. Ele atravessou o saguão do Santos Drumont sem ser notado, inclusive por uma equipe da GloboNews. []’s Marcelo

  2. Não vi problema com a nota. Que eu saiba, João Marcelo não trocou de sexo. Problema seria se tivessem escrito filha única, que significa que ela seria a única descendente de João Gilberto.

  3. De fato! Além de ler e informar que é de hoje uma nota que saiu em um jornal de ontem, ainda fez parecer que o Anselmo teria afirmado que JG só tem uma filha. É phoda, cara, mas é isso aí: infelizmente boa parte (eu disse boa?) dos jornalistas brasileiros não se dão o trabalho de pesquisar nada. Apenas parafraseam (é assim mesmo?) outras notícias (algumas sem nenhum fundamento, è vero) para que as mesmas pareçam deles, ou então, como no caso, citam, de maneira muito particular (igual ao próprio nariz!), notícias de pessoas que realmente TRABALHAM como jornalistas.
    Parasitas das trevas, é isso que eles são.
    Parabéns ao papai João que, tenho certeza, sabe que tem outros filhos além da pequena recém-descoberta!
    Abraços a todos (menos aos manés parasitários)!

Deixe uma resposta