O mundo é de quem fax

Eu não sou de olhar extrato bancário. Chega aquele envelopão pelo correio, eu olho para ele e sei que lá dentro há informações deprimentes, então jogo fora sem abrir. Quando preciso muito verificar uma coisa ou outra, dou uma olhada (relutante) no extrato online. Pois muito bem: vez em quando eu via lá um tal “Débito Internet” no valor de 19,90 reais, e deduzia que era o pagamento do meu provedor. Eis, porém, que recebi o extrato da conta pelo correio esta semana e, sabe Deus por quê, resolvi abri-lo. Na seção débito automático estavam a conta do celular, do telefone fixo, da energia elétrica e do Internet Group. Internet Group. iG. Eu não sou cliente do iG. Nunca fui.
Epa.
Entrei na central do assinante da Globo.com, meu atual provedor. Cobrança em cartão de crédito. Valor: 11,90 reais.
Epa.
Entrei na central do assinante do UOL, meu antigo provedor. Tudo direitinho, conta cancelada, e cobrança feita até maio no cartão de crédito.
Epa.
Liguei para o atendimento do banco. O banco não tem como saber de onde veio esse débito. Ao que parece, eu posso me cadastrar num serviço qualquer aí pela Internet, fornecer o número da conta de qualquer mané, e o mané será cobrado até o dia em que resolver ler seu extrato bancário. Liguei para o IG e me deram o telefone de uma tal central de relacionamento, equipada para lidar com esse tipo de situação. Isso foi na segunda-feira à noite, e os danados só atendiam até as 21 horas. Sem problemas.
Tentei ligar na tal central ontem. Meia hora de espera e nem sequer uma musiquinha. A intervalos de cinco segundos (juro) um sujeito dizia “IG: o mundo é de quem faz”. Enquanto esperava, fui adiantando o trabalho. Li e editei uma nota enviada por uma repórter (“IG: o mundo é de quem faz”), botei a nota no site da revista (“IG: o mundo é de quem faz”), editei outra nota (“IG: o mundo é de quem faz”), botei no site da outra revista (“IG: o mundo é de quem faz”), tomei um café (“IG: o mundo é de quem faz”), outro (“IG: o mundo é de quem faz”), um copo d’água (“IG: o mundo é de quem faz”), mandei e-mail cobrando um fornecedor (“IG: o mundo é de quem faz”) e finalmente desliguei o telefone (iG, vá para o caralho).
Acordei cedo hoje para conseguir ligar para a tal central. Depois de 15 minutos ouvindo “IG: o mundo é de quem faz”, uma senhorita finalmente me atendeu. Pediu meu CPF e, claro, não localizou meus dados. Então me pediu algo que eu achei a coisa mais surreal do mundo: que eu juntasse meu extrato, meu CPF, meus telefones todos e meus dados bancários e enfiasse tudo no cu enviasse tudo por fax ao departamento financeiro. Fax.

FAX!

O iG, empresa moderninha, descolada, cheia de preocupações com posicionamento da marca, me pediu que enviasse um fax. Uma empresa de Internet, que nasceu, vive e respira web, não tem nenhum tipo de atendimento pela rede. Tem um e-mail, é verdade. Mandei uma mensagem explicando (em dolorosos detalhes) a situação. Sabe o que me responderam? Que não conseguiram localizar o serviço em questão! Ora! Se eu não contratei serviço nenhum, e é esta justamente a natureza da reclamação, é claro que não há serviço em questão a ser localizado! PORRA!
Mas voltemos ao fax.
Eu não consigo pensar em nada tão obsoleto quanto o fax. Num mundo em que transações eletrônicas são a coisa mais comum, em que trilhões de dólares trafegam de um lado a outro sem virar papel em momento algum, em que todo mundo se fala por instant messaging ou — vá lá — e-mail (acho e-mail uma coisa meio antiga), a idéia de pegar um punhado de folhas de papel e enfiá-las num aparelho de telefone grande e desengonçado para que outra pessoa receba uma cópia quase sempre ilegível da mensagem, ah, por Deus, é um absurdo. Já seria um absurdo num escritório de contabilidade de Carapicuíba, e o é ainda mais para uma empresa do grupo que inclui, vejam só, a Brasil Telecom.
Mas tudo bem, tudo bem. Vou juntar esses papéis todos e mandá-los por (brrrr!) fax. Só preciso lembrar onde é que tem um aparelho desse. Talvez no Museu do Ipiranga.

38 comments

  1. Há dias atrás apareceu um débito meu em Pontaporã, onde eu nunca botei meu santo couro. Dá pra acreditar?
    Brasil Telecom… ai ai eu fico louco!
    Ahhhhhhh!!!
    (E eles também deram a desculpa do “serviço não encontrado” ¬¬)
    [ ]’s

  2. Eu já trabalhei em uma empresa de telemarketing e posso te dizer que teve sorte, APENAS 15 minutos é a primeira vez que vejo acontecer. Ruim mesmo é quando o atendente diz “alo, aguarde só um minutinho que já vamos atende-lo”, ai meu rapaz, deligue e tente outro dia…

  3. “Então me pediu algo que eu achei a coisa mais surreal do mundo: que eu juntasse meu extrato, meu CPF, meus telefones todos e meus dados bancários e enfiasse tudo no cu (…)”
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAH
    Cara, muito bom esse teu blog. Me cago rindo.
    Mas é bem verdade que essa porra de telemarketing é uma maldição no relacionamento empresa/cliente (pro cliente claro). Como diria um amigo meu “é pra fazer cair o cu da bunda”.
    hehehehe

  4. Problema de bosta mesmo esse! Passei por situação idéntica nos idos de 2002, duas cobranças da uol (na época 39,90) bateram na minha conta, tentei cancelar e não dava pq não estava no meu nome nem no meu CPF (cpf falso, nome falso e meu número de conta…rs). Resultado? Processei a UOL (por ter aceitado o cadastro falho) e o Banco Itaú (por ter aceitado uma cobrança que nem era no meu nome) e consegui 10x o valor que eu tinha pago. Acho até que cabia mais, mas foi tudo resolvido rápido no juizado especial, então beleza. Meu conselho é que tente o mesmo, e boa sorte!

  5. Vai esperando pra esses paspalhos resolverem seu problema… vc vai perder a paciencia e nada vai ser resolver… acredito q o melhor é logo ir procurando o PROCON… se bem q nao eh uma grande ideia… mas é um lugar a mais pra se reclamar desse tipo de cobrança indevida… tive problema assim com o terra… mas resolveram legal meu problema… ah… foi tudo online… cuidado heim… logo vao mandar o mensageiro….
    KILL THE MESSENGER!!!

  6. porra, eu sou assinante da IG, e estou no segundo mês, no PRIMEIRO já me deram dor de cabeça.
    eu assinei um serviço no qual os 3 primeiros meses saem por 9,90 e os seguintes por 14,90, mas logo na primeira cobrança veio 15,82 discriminado nos lançamentos futuros.
    é uma conspiração.

  7. que merda,os serviços em geral andam uma bosta,atendimento péssimo…e não eh só do IG em questão…é o fim do mundo mesmo…ninguém preza pelo cliente,pelo bom atendimento e rápida solução dos problemas,burocracia do caralho….

  8. É fiotes, e a Telecaca, então? Aquele Ispídi é de morte… Em seis meses fiz 9 chamados de atendimento e 3 reclamações na Anatel.
    Mas resolveu…

    (Mudei de endereço e de serviço – agora estou com o Vírtua -> porcaria, também…)

    Pelo menos é mais rápido…

  9. Tá achando ruim???? o Banco Real me cobrou uma fatura de cartão de crédito de conta de um restaurante que eu não conheço. Detalhe: eu não tenho cartão de crédito. O advogado aqui da firma morreu de rir. Só que eu vacilei: fui na agência e avisei do erro, onde meu gerente suou para de cancelar um cartão que não exista. Como n chegaram a retirar dinheiro da minha conta, n compensou entrar na justiça.
    Procure um bom advogado.
    Allan

  10. Marco,
    Não sei se já resolveu o problema ou não, mas é fato que vc pode cancelar o débito automático no próprio banco, e como não há registro seu no IG eles não tem como, nem podem te cobrar. Sei que pelo Itaú, vc mesmo pode cancelar os débitos automáticos pelo próprio site.
    De qualquer forma tem sempre aquele seu amigo, o Alexandre Abreu que é o recordista de reclamações no IDEC.
    Abraços,
    Rafael

  11. Marco,
    O problema é maior do que você pensa. A Globo.com agora passou a cobrar pelo serviço de blog. Até aí, sem problemas. É burrice e contra-mão da web, mas é de direito deles. O que não é de direito deles é: Quem tinha blogger.com.br, teve dinheiro retirado da sua conta sem dar prévia autorização de nada. Surpresos? TODO MUNDO tá sendo sacado, os bancos fazem acordões com estas empresas e foda-se seu dinheiro. Eu ontem tomei providências e, sob ameaça de processar o Bradesco, tive meu dinheiro extornado. Ainda tive tempo de cancelar um débito automático para este mês de 20 e poucos reais. É isto mesmo: eles tiram dinheiro da sua conta, agendam pagamentos, tudo sem a sua aurtorização. Todos os blogueiros blogger brasil estão perdendo 2, 3 reais por mês sem assinar e autorizar nada. Podem olhar o extrato. Temos que repercutir este assunto ou mesmo entrar com uma ação conjunta…

  12. Eu concordo completa e absolutamente, mas minha tolerância a esse dinossauro é maior que a tua porque eu sou escrava, digo estagiária numa empresa e preciso passar milhões de fax todos os dias. É o fim. E quando vem um mané e diz: “Eu acho fax uma coisa tão interessante!” Nem se fosse num museu.

  13. Ah, mas esqueci de contar uma coisa interessante. No começo deste ano resolvi cancelar minha assinatura da revista Newsweek. Liguei no atendimento ao cliente, falei com a atendente, etc e tal, e ela me pediu que eu enviasse por fax o comprovante da primeira parcela, que já havia sido paga, para que eles me mandassem o numero de revistas correspondentes ao valor que eu paguei ou me devolvessem a grana. Não mandei o fax porque nem tive a pachorra de procurar onde tinha um. Até hoje eu recebo Newsweek de graça, religiosamente toda semana, nunca atrasa o/

  14. Bom… se você tiver um scanner e não tiver um fax, pode usar um destes serviços de fax da internet. Digitaliza tudo e manda por fax… Hahaha! Eles recebem em um fax normal; e se ele te mandarem qualquer outro fax, vc recebe o documento digitalizado. Hmmm… Coisa moderninha para não humilhar os atrasadinhos… 😉

  15. eu pensei melhor nisso, e cheguei à conclusão de que estas confirmações através de documentos enviados por fax não passam de balela. não serve pra outra coisa senão ganharem tempo e enrolarem o cliente enquanto eles dão um jeito de alegar que desconhecem o assunto, e que é impossível, e que são perfeitos, e mimimimi.

  16. Marcos, sou bancário e se fosse eu faria isso:
    1. Faça uma carta ao seu banco, solicitando o cancelamento da autorização de débito e pedido estorno dos valores indevidamente debitados.
    2. Mencione na carta que caso não haja solução em, digamos, 5 dias úteis que você terá que protocolar reclamação junto ao Banco Central referente a débito indevido.
    3. Leve a carta na sua agencia, em 2 vias, peça protocolo em 1 delas e vá para a casa.
    Provavelmente eles devolveram o seu $$$ e irão cobrar do IG depois. Se não devolverem, faça a reclamação no site do Banco Central. É rapidinho e resolve.
    Espero ter ajudado…

  17. eu sei que a pergunta foi retorica mas: os correios passam fax. e nao se espante, geral usa esse treco ainda. ano passado tive um problema com a varig e tambem falaram pra eu mandar todas essas porras por fax… e la fui eu pro correio.

  18. Minino, cê tá nervoso, hem… Não é à toa que não lhe restam mais fios de cabelo. Sou solidário às suas desgraças, mas para encarar essa m. que está aí prefiro apelar para a abordagem religiosa, e pensar que tudo isso é uma dádiva, e não uma praga de Deus. Ou cê pensa que isso vai mudar nos próximos anos? Aproveite, “zoe” as atendentes, tire algum proveito da situação, ou prepare-se para encarar a Deus (ou quem sabe quem?) face-a-face mais cedo do que imagina (mas, por favor, termine antes a sua obra…).

  19. Isso aconteceu comigo com o provedor Terra. Percebi quando já tinham debitado dois meses. Liguei para lá e tinham meu CPF e dados bancários, mas a conta nunca tinha sido usada.
    Segundo o provedor, quem provavelmente fez a conta foi a loja onde comprei um computador, que estava participando de uma promoção que dava uma conta no Terra com gratuidade de 6 meses e depois passava a cobrar R$19,90, mas consegui inclusive a devolução dos valores em minha conta.

  20. Marco.. caso você precise.. posso te arrumar o telefone de algum supervisor do atendimento ig… Trabalhei na empresa de contact center na qual o ig funciona… Se for útil para você xingar algúem de escalão mais alto….

  21. Pois eu pedi umas coisas para a saraiva, paguei certinho e não recebi. Tenho tudo aqui confirmado, número de pedido, número do pagamento e a mocinha da Saraiva pediu-me a mesmíssima coisa: um fax!!! UM FAX!!

  22. Ué, e tá faltando o q pra juntar tudo q é extrato e meter uma ação no JEC mais perto de tua casa vs. Banco e IG? O q te cobraram em dobro, mais o delicioso “dano moral”! Eu não tenho essas sortes na vida…

  23. Tive um problema parecido com a AOL. Os putos também tinham os meus dados todos, nem imagino como isso foi acontecer. Pelo menos foi fácil de cancelar o negócio, mas o meu dinheiro de volta nunca que vi na vida.

  24. Comigo aconteceu na conta da TIM. eles me venderam um Nokia 6101 no qual eu cheguei a acessar algumas vezes a internet. Só que há dois meses troquei com o meu filho pelo nokia 1110, e a TIM continua cobrando trocentos kbs pelo uso do serviço Wap Fast, que o aparelho sequer dispõe.

  25. Cara, você precisa ver o que eu passei com o Bradesco…
    Essa minha agenesia de anjo da guarda, somada ao teu exemplo, me fez criar um blog pra contar essas merdas. Aparece lá.
    Abraço.

  26. Hã…Tá, pode falar que eu peguei o bonde andando e fui sentar na janelinha, sei que ja faz um tempo que você postou esse texto…Mas…
    O fax não é coisa pré-histórica não!
    Apenas e tão somente porque, além de nem todas as pessoas possuírem computador, das que tem apenas algumas possuem scaner… Tá, mas o IG é um provedor, logo fica subentendido que seus clientes devem ter computador…
    Mesmo assim, acredite, eu ja trabalhei como “atendente” e tem pessoas que jamais ouviram falar em e-mail. Acredite, tem sim. Juro!
    Aliás, algumas não ouviram falar em fax também.
    E digo mais, imagine, dá um puta trabalho sair “escaneando” as coisas… eu morro de preguiça. Prefiro mil vezes usar o fax… Mas deve ser porque tenho um. Entendo seu ponto de vista, mas pra quem trabalha com isso muitas vezes o fax é muito mais prático!
    Entendeu né?

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