Blogs no mundo corporativo

A revista B2B Magazine de junho traz uma matéria sobre executivos blogueiros. Como eu sei? Oras, eu trabalho na revista e escrevi a versão para internet da matéria, usando o material que o Giba conseguiu para escrever a versão impressa. Parece que esse negócio de blog já está dentro das corporações há muito tempo, e só os executivos brasileiros ainda não perceberam. Diz Jonathan Schwartz, presidente COO da Sun:

Comecei meu blog por um motivo simples: eu queria estabelecer um diálogo direto com qualquer um que estivesse interessado na Sun, no que nós fazemos, e no que nós significamos como empresa. E eu o escrevo pessoalmente, não há ghostwriters, porque autenticidade deve estar acima de tudo numa conversa. Até onde eu sei, quanto mais nossos funcionários, investidores e clientes conhecerem a nosso respeito, melhor.
Há um imediatismo de interação que se pode obter com a audiência através dos blogs que é difícil de se alcançar de outra forma, exceto através de comunicação face-a-face. E não há maneira de qualquer indivíduo, tanto mais alguém que dirige uma companhia grande como a Sun, ter como falar face-a-face com uma audiência tão grande regularmente.
Nós sabemos que o “senso comum” nas corporações vê os blogs como uma ameaça. Mas nós também sabemos que o termo “senso comum” é um oxímoro. Para mim, companhias que vêem os blogs como uma ameaça são as mesmas que vêem o e-mail e os telefones celulares como ameaças. Nós acreditamos que esse tipo de comunicação permite que as pessoas participem e criem comunidades, e que uma comunidade sólida ao redor de uma companhia não é uma ameaça – é um ideal.

A matéria completa, com mais depoimentos e alguns links para blogs corporativos, está aqui.

11 comments

  1. Desculpe se sou pentelho te corrigindo… mas não seria:
    “companhias que vêem os blogs”
    ao invés de
    “companhias que vêm os blogs”
    ??
    Abração! 🙂

  2. concordo com o texto , mas dizer que”os blogs como uma ameaça são as memas que vêm o e-mail e os telefones celulares como ameaças’se vc soubesse como as empresas de celular faturam vc mudaria de opnião

  3. Olha Marco, bem legal a matéria. Tudibom e boa sorte no trabalho. Mas avisa lá pro pessoal que a matéria não abre bem no Firefox. Nem no mozilla. Nem no Koqueror. Acho que só no IE… Bagunça as letras, sabes?
    Abraço!

  4. Oi Marco Aurélio. No Firefox o site da B2B aparece ilegivel. Tem como vc pedir pro pessoal da B2B seguir os padrões do W3C?
    Papo de tecnologia tem tanto acrônimo, não? Abraços.

Deixe uma resposta