O amor nos tempos do cólera

Numa mesa da praça de alimentação do Shopping Penha, terminei hoje de ler O amor nos tempos do cólera, do véio Gabo. Fechei o livro com aquela tristeza que sempre me acomete quando uma boa leitura chega ao final. E nesse caso era mais que uma boa leitura: excelente, excepcional, coisa de doido. Como pode um filho-da-puta daquele escrever uma história tão bonita? Hein? Como pode?
Imagino que Gabriel Garcia Márquez se sinta muito triste e sozinho no mundo. Com tanta gente por aí querendo mostrar a crueza da vida real em cores vivas, Gabo deve sentir-se como o último dos estegossauros, com sua prosa lírica e toda permeada de beleza. Eu leio o que ele escreve e sinto o alívio de não sentir a porrada, o soco no estômago que parece ser o que os leitores modernos procuram nas obras de seus queridos escritores. Garcia Márquez não agride o leitor: é um senhor muito respeitoso para isso. Cada palavra sua é um afago no espírito. Suas histórias são simples e bonitas, e me fazem lembrar de Dona Donata, minha avó que me fez um apreciador de histórias.
Se você não leu nada do Gabo ainda, leia. Jogue esse Mirisola aí no lixo, ou use-o como calço para aquela mesa bamba. Afague seu espírito e diga adeus aos hematomas da má literatura.

20 comments

  1. Tenho uns textos dele muito bons, eu o admiro muito! Ainda não lí um livro do Gabo, mas se você recomenda deve ser realmente muito bom. Vou providenciar essa leitura..rs ;D
    Bjos Marco ;*

  2. Que merda.
    Fui ler isso justo agora, quando a biblioteca daqui já fechou.
    Preciso ler mesmo um livro legal.
    Vou ficar tendo ataques na reduto da Carabina até segunda-feira.
    Merda. Humpf. ¬¬

  3. Eu li um livro do Gabriel Garcia Marquez (relato de um naufrago) muito bom… Otimo… Comecei a ler achando q isso ser aqueles livros ridiculos (pq fui “obrigada” a ler pra fazer um trab da facul) mas qd vc começa não quer mais parar.. Descobri no Gabriel um otimo autor!

  4. Pois é…sou um tanto mais velho que vc., e li esse belíssimo livro anos atrás quando o ganhei de minha então namorada, hoje mulher.
    De vez em quando volto ao encontro dele, como quem visita um bom amigo.
    Quando der saudade, volte.
    Volte a ele

  5. Coincidência, terminei de ler esse livro por esses dias também. Demorei um pouco, porque leituras “por diversão” têm sido raras na minha vida e ainda me aventurei a ler no original. Mas valeu para “descobrir”, finalmente, Garcia Márquez. Só que não tem jeito, ainda não consigo achá-lo genial como tantos, mesmo dizendo que moro em “Macondo” e entrando para o time dos que têm “O amor nos tempos do cólera” como um romance de amor favorito. (Um problema para as relações amorosas, segundo Rubem Alves, pq a gente fica achando que tem que ser assim… “bonito”… sempre, e quase nunca é).

  6. O Amor nos Tempos do Cólera é um livro que todo ano vc tem q reler, sempre há novas interpretações e descobertas. Um dos trechos mais interessantes que já encontrei sobre as relações humanas foi aquela parte da briga do casal Urbino por causa de um sabonete.

  7. Eu estou com esse livro aqui, em espanhol, para dar de presente.
    Mas livro dele que vira e mexe eu me lembro e volto a achar fantástico é o “A Incrível e Triste Estória de Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada”, é de contos, sensacional, confira Marco!
    Abs.

  8. “O amor nos tempos do cólera” é perfeito! Aliás, preciso relê-lo. Agora, “Cem anos de solidão” não consegui terminar de ler. Terei que começar novamente, fazendo uma árvore genealógica para não me perder no meio da história…

  9. Também terminei esse livro recentemente. Desde a começo esperava um final mega trágico para o amor de Florentino, talvez isso fosse influência de tanta tragédia em Cem Anos de Solidão, mas fiquei surpreso. Sigamos toda a vida.

  10. Marco:
    Li esse post ouvindo Pixinguinha. Incrível como se parecem, GGM e o mestre Pixinguinha. Incrível. Acho que Pixinguinha foi o GGM da música, ouça e veja se não é verdade.

  11. Oi Marco!
    Você já leu o conto “Olhos de cão azul” do Gabo? É o conto mais lindo, lindo, lindo…. que já li na minha vida!!!
    E “Do amor e outros demônios”? E “Notícias de um sequestro” (fenomenal!!!!!!)?
    Deu prá ver que eu sou fã, né?
    Já comprei o de memórias…
    Beijos!

  12. Estou lendo “Cem anos de solidão” lenta e deliciosamente. É meu primeiro contato com o Sr. Márquez, e ele é realmente sublime. Estou amando, e não poderia ser de outra forma. “Amor nos tempos de cólera” é o próximo da lista.

  13. amo o gg marquez… o amor nos tempos do colera é, na minha humilde opiniao, a maior aula de “como fazer um romance” q alguem já deu nesse mundo… já li duas vezes, cem anos de solidao eu li 4… pretendo reler e reler e reler… maravilhoso!!!!
    adorei seu blog… vc é engraçado e eu adoro pessoas engraçadas… visite o meu, please!!!

Deixe uma resposta