Serra, serra, serrador.

Finalmente assisti ao grande clássico do cinema de horror setentista, The Texas Chain Saw Massacre (conhecido por aqui como O Massacre da Serra Elétrica. A serra não era elétrica, é claro: o fio da tomada limitaria muito os movimentos de Leatherface). E agora sei porque é um clássico: trata-se do filme de horror perfeito.

ATENÇÃO: Se você ainda não assistiu ao filme, mas pretende assisti-lo, pare de ler agora. Vou contar o final. Está avisado.

Em Danse Macabre, seu extenso ensaio sobre o gênero, Stephen King diz que os protagonistas de histórias de terror podem ser classificados segundo três principais arquétipos: o Vampiro, o Lobisomem (considerando lobisomem todo aquele que se transforma, não necessariamente em lobo) e o Monstro. Para ilustrar isso, cita como exemplos de cada um, respectivamente, Drácula, de Bram Stoker, O Médico E O Monstro, de Robert Louis Stevenson, e Frankenstein, de Mary Shelley. Em qualquer personagem de história de horror, você encontrará um desses arquétipos, ou uma mistura deles. Pois bem, no Massacre, temos os três: o avô é um vampiro, o pai é um lobisomem e Leatherface e seu amável irmãozinho são monstrengos desajustados. Perfeito, perfeito!
E não é só isso, outros ingredientes dão mais sabor ainda à história: duas gostosas, um paraplégico que é retalhado sem dó, uma mulher ainda viva dentro do freezer, a demorada cena em que vovô tenta, com suas mãos trêmulas e frágeis, matar a mocinha a marretadas.
E há a maravilhosa cena final, que mostra a extrema frustração de Leatherface por deixar a mocinha escapar. Não sei quanto a vocês, mas eu fiquei com uma peninha dele…

13 comments

  1. Acho que vi esse filme lá pelo final dos 80, mas confesso que essa questão nunca havia me ocorrido. A serra não era elétrica… A não ser que fosse “wireless”.
    Porque os tradutores não pensaram em algo como “O massacre da motosserra com um reservatório enorme de combustível”. Tradutores… Idiotas.

  2. Ô! Esse eh um dos clássicos do horror!Acoselho vc a assitir os outros dois. Muito Bons! É bom ver uma família unida e feliz………
    Dá uma assistida no Pânico na floresta e saca a tentativa de plágio na estrutura.

  3. Clássico dos clássicos! Pra mim, a morte mais terrível foi a do primeiro rapaz que entrou na casa. Ele leva uma martelada, cai e se tremelica todo. E a menina pendurada no gancho?Esse filme é clássico porque as mortes parecem acontecer no momento certo, enquanto o resto do tempo é puro suspense.Mas o ponto mais aterrorizante, a meu ver, é que os monstros são completamente débil mentais…assim vc pode esperar qualquer coisa deles.Vilões inteligentes não assustam tanto!O exorcista assusta porque o demônio só sabia xingar e partir pra violência…ele só conversa civilizadamente com o padre uma única cena.E FReddy Krueger era um devasso hardcore!

  4. Tem também os filmes de zumbis, como “Ataque dos mortos vivos” e outras besteiras do tipo.
    Geralmente são tão mal feitos que me pergunto se os diretores não fazem isso de propósito.

  5. marco, tenho as duas versões, a clássica e a nova, no pior estilo ” eu sei o que vcs fizeram no verão passado”. adolescentes estúpidos numa van. fico com a versão clássica, pelo menos eu não fiquei com ódio no final do filme!

Deixe uma resposta