A divisão da terra começa

(Josué 13)
Pode não parecer quando se fala de tantas guerras e massacres, mas Josué já estava bem velho e ainda havia terras a conquistar. Por isso Javé resolveu adiantar as coisas:
— Josué, você já está velho e ainda há muito o que fazer. Eu ainda queria que vocês conquistassem a região dos filisteus e dos gesuritas no norte, a terra de Avim, no sul, Meara, Afeca, todo o Líbano, os sidônios… Olha, falta muita, muita coisa.
— Beleza, Javé, beleza! É só cê me falar qual é o plano que eu saio agora mesmo pra acabar com essa raça toda. Vai ser bom. Muito bom. Excelente. UHU!
— Caaaaaaaaalma, Josué… Já falei, você está velho, precisa descansar um pouco.
— Descansar? DESCANSAR??? Eu quero é sangue! SAAAAAAAAAAANGUEEEEEEEEEE!
Uma lágrima apareceu no canto do olho de Deus:
— Ah, meu garoto… Tenho muito orgulho de você, viu? Mas chega de guerra por enquanto. Esses poucos povos que sobraram serão expulsos com o tempo, conforme vocês avançarem; por enquanto o que vocês conquistaram dá e sobra pra acomodar o povo. E eu quero que você faça a divisão da terra antes de morrer.
— Humpf. Depois de morrer é que eu não vou…
— NÃO VEM DAR UMA DE MOISÉS PRA CIMA DE MIM NÃO, SEU MEQUETREFE!
— …
— Oras… Bom, pra começar você já pode anunciar às tribos de Rúben, Gade e Manassés do Leste onde eles vão ficar do outro lado do Jordão.
— Hum… E onde eles vão ficar?
— Ó caralho! O Moisés não te deu o mapa antes de morrer???
— Er… Não.
— Puta que pariu, despreparo… Tá aqui o mapa:


(Clique para ampliar)

— Obrigado, Javé.
— Humpf. Entendeu o mapa?
— Claro, ué.
— Então tá. Agora vamos à divisão das terras a oeste do Jordão…

2 comments

  1. Acho estranho que o território de Israel, que é menor que Sergipe, tenha contido 33 reis de 33 povos diferentes e que isso fosse, pelo que vejo agora, apenas numa parte do território…
    Tenho a impressão que 33 reis não quer dizer 33 povos diferentes. Acho que muitos desses reis sucediam seus pais ou irmãos, e recomeçava a guerra com os Judeus. O que seria mais uma prova do que falo: Essa história de que os judeus massacravam todo mundo e não sobrava ninguém é mesmo conversa de pescador.
    Não venha dizer que estou antecipando (já que reclamou eu não faço mais isso), esta conclusão é com base no que apareceu aqui até agora. Se isso vai ser confirmado nos próximos capítulos, é outro problema. Eu me baseio exclusivamente no que apareceu até agora.

Deixe uma resposta