A morte de Moisés

(Deuteronômio 34)
Bom, vamos acabar logo com isso.
Depois de abençoar as tribos, Moisés atravessou sozinho e calado a planície de Moabe na direção do monte Nebo. Subiu até o alto do monte com muita dificuldade, a carga de seus 120 anos consideravelmente aumentada pelo peso da proximidade da morte. Não demonstrou surpresa nenhuma ao perceber que não estava sozinho ali.
— Olá, Moisés.
— Oi, Ja-Javé.
— É chegada sua hora, meu velho.
— Eu s-sei…
— Mas antes quero mostrar a você a terra que Israel habitará, a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó. Venha comigo, o helicóptero está esperando.
Então Javé e Moisés sobrevoaram toda Canaã. Moisés conheceu tudo: a grande terra de Gileade, a costa do Mar Mediterrâneo, as planícies e montanhas, os bosques e desertos, as grandes cidades Cananitas inclusive a mais esplendorosa de todas: Jericó, a Cidade das Palmeiras. O velho profeta se emocionava: ali estava o fruto de quarenta anos de trabalho. Não fôra em vão, e ele lamentava um pouco menos sua própria morte.
Depois de verem tudo, os dois voltaram para o alto do monte Nebo, um pobre deus com grandes projetos e seu fiel amigo. Javé ordenou ao piloto que voltasse para o hangar e ficou sozinho com Moisés. Queria falar alguma coisa, fazer um grande discurso de agradecimento talvez, mas não conseguia: nunca se sentira tão triste desde a morte de seu primeiro amigo, Abraão. Então apenas disse:
— Obrigado, Moisés.
— Você é um deus cruel, Javé.
— VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS GAGUEJANDO, MOISÉS! O QUE ACONTEC… Moisés…?
Mas Moisés acabara de morrer. Tomado de tristeza, Javé pegou seu corpo e o sepultou num vale perto da cidade de Bete-Peor, em lugar para sempre incógnito.
E foi assim a morte do maior herói da história de Israel: inglória, estúpida, sem sentido. Como são todas as mortes, aliás. Moisés tinha 120 anos quando morreu, e ainda enxergava bem e tinha boa saúde. O povo ficou de luto e chorou a morte de seu líder por 30 dias. A partir de então Josué seria efetivamente o novo líder.
O Deuteronômio termina dizendo que nunca mais apareceu em Israel um profeta como Moisés, que falava cara a cara com Javé e fazia os milagres mais espantosos. Embora a tradição atribua a Moisés a autoria do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), não se sabe quem narrou sua morte e fez essa curta elegia final.

18 comments

  1. As desgraças que aconteceram na tua vida nesses últimos dias não foram casuais. Eu te disse !!!!! Medrou, viadinho ????? Ta fazendo feito o Manoel Carlos ??? Na menor pressão mata teus personagens ???? Vi as tuas fotos. Já noto a desfiguração que se aproxima. Tu pensa que está ruim ? Vai piorar muito. Não adianta chorar agora, devias ter pensado nisso antes. Ah, Jesus te perdoou, mas acho que mereces um castiguinho. Aguarde.

  2. As desgraças que aconteceram na tua vida nesses últimos dias não foram casuais. Eu te disse !!!!! Medrou, viadinho ????? Ta fazendo feito o Manoel Carlos ??? Na menor pressão mata teus personagens ???? Vi as tuas fotos. Já noto a desfiguração que se aproxima. Tu pensa que está ruim ? Vai piorar muito. Não adianta chorar agora, devias ter pensado nisso antes. Ah, Jesus te perdoou, mas acho que mereces um castiguinho. Aguarde.

  3. É como você falou, toda a morte é meio estpupida, mas até que ficou mais solene com a sua narrativa.
    Acho que o único que não teve uma morte estupida foi Elias, mas ai ja é outra história

  4. A morte não é inglória, estúpida e sem sentido. É apenas o processo final da nossa existência. Muitas vezes, mais estúpido, humilhante e indigno é postergar uma vida.
    Entretanto, isto vale para a morte “morrida”. As mortes “matadas”, como esta de Moisés, realmente são desnecessárias e só mostram a estupidez humana, digo, “divina”. Se bem que finalmente Moisés deixou de ser um fantoche. Talvez por isso que nunca mais apareceu profeta com tamanha intimidade com deus: os outros souberam manter uma distância relativamente segura.

  5. Caramba…
    Monte de gente já falou isso, mas realmente imaginar sua versao de Moisés já puto da vida, mandando uma última chibatada em Javé, tal qual Abraão – inclusive a menção à amizade dos dois – faria… Definitivamente ficou emocionante. Parabéns, Marco.
    Aliás, já que vai rolar esse luto de 30 dias, por que não bolar algo como o reencontro de Moisés e Abraão no pós-vida? Afinal de contas, eles poderiam chegar e discutir se o povo irá gostar do que vai ver qdo chegar e tal, etc etc etc…

  6. Olha, não é por nada não, mas uma alternativa melhor seria que Deus simplesmente levasse Moisés; afinal de contas o corpo não foi encontrado. Moisés não diria que Javé seria um Deus mau; mas que ficou bom, afinal de contas, ficou …

  7. Olha, não é por nada não, mas uma alternativa melhor seria que Deus simplesmente levasse Moisés; afinal de contas o corpo não foi encontrado. Moisés não diria que Javé seria um Deus mau; mas que ficou bom, afinal de contas, ficou …

  8. Mais um que está no panteão dos meus personagens queridos mortos, junto com Rorschach, Rê Bordosa e Calvin/Haroldo.
    Moisés e esse filhodaputa que autora esse blog foram os dois caras que conseguem fazer uma coisa dificílima, que é tornar a leitura da biblia agradável. Eu já a havia lido duas vezes e a versão goesiana é bilhares de vezes melhor. Um desenvolvimento mais divertido e que nós faz prestar atenção aos detalhes desse pseudo-sagrado livro que não se falam abertamente por ai.
    Obrigado, meu amigo gago, por me tornar mais flexivel. Que o porra do yaveh seja mais camarada com você ai em cima.
    Obrigado, Hommer clone, por se dedicar a essa sua obra que nós é tão cara e por ser um cara legal pra caralho.

  9. cuidado irmaozinho. a Biblia tb diz: “ai daquele que acrescentar ou tirar uma virgula da Palavra de Deus.”
    mas eu vou dar uma versao mais realista da sua estorinha: depois de morrer Moises chega diante de Deus, se ajoelha e pergunta: Javé, pq nao me deixou ver a terra prometida? isso nao foi justo. Deus entao responde: sinto muito moises, mas as coisas q faco nao sao para q o seu senso de justica seja saciado, mas sao para o louvor e honra do meu nome. Moises entao se cala mas dentro dele fica um sentimento de frustracao. Deus entao pede moises para se virar e ver o local onde ele passara toda eternidade. ao se virar moises ve um lugar tao lindo e esplendoroso q nao tem palavras para descreve-lo. ele so pensa: eu nao mereco tudo isso. so ai ele entende a Gloria de Deus e q sao planos sempre foram maiores q os dele.
    pronto. sua estorinha virou uma historia, de verdade. e eu nao sou fariseu (pelo menos nao quero ser). fique na paz.

Deixe uma resposta