A morte de Arão (Números 20:22-29)

Como vimos no último capítulo, o rei de Edom proibiu os israelitas de passarem pelo seu país, o que os obrigou a tomarem outro caminho. Então sairam de Cades e foram para o monte Hor, que ficava na fronteira de Edom. Mal assentaram acampamento, deus chamou Arão e Moisés para o Tabernáculo.
— SEUS PUTOS!
— Q-que f-foi a-agora, Ja-Javé?
AQUELA PRESEPADA DE VOCÊS EM MERIBÁ AINDA ESTÁ ATRAVESSADA NA MINHA GARGANTA! IDIOTAS! PRECISAVAM BATER NA PEDRA? PRECISAVAM???
— Calma, Javé. Não é pra tanto.
— Não é pra tanto? NÃO É PRA TANTO, ARÃO??? Pois quer saber de uma coisa? Você não vai entrar em Canaã.
— Ué, disso eu já sei. Nem eu nem o Moisés.
— Ah. Então você sabe o porquê…
— Claro que sei! Porque você é um cara cheio de viadagens, que não admite ter sua vaidade ferida.
COMO É QUE É???
A-Arão, f-fica q-q-q-quieto…
— Não torra, Moisés. Já cansei dessa palhaçada. Estamos com mais de oitenta anos e temos que agüentar isso? Fazemos tudo o que o cara quer, até as coisas mais absurdas, e ele vai encanar justamente com um detalhezinho besta? Qualé a tua, Javé?
— Arão, melhor você não abusar da minha paciência.
— Abuso sim! Você já abusou demais da minha, agora é minha vez! Não agüento mais essas suas regrinhas, esses rituais todos, essas roupas ridículas que sou obrigado a vestir! EU NÃO AGÜENTO MAIS!
A-Arão, n-não f-faz i-i-isso…
— Deixa ele, Moisés. Então é isso, Arão? Você não quer mais rituais?
— Não.
— E não gosta das suas roupas?
— Não.
— Tá cansado de ser sumo-sacerdote, Arão? Quer pedir demissão?
— Quero.
— Tudo bem, então.
— Como assim, tudo bem???
— Tudo bem, oras. Você não é mais sumo-sacerdote.
— Mas assim, tão fácil? Que beleza!
— Pois é! Mas só tem uma coisinha…
— Diga.
— O seu contrato de sumo-sacerdote é vitalício. Então para rescindi-lo é necessário que você morra.
— Epa. Peraí.
— Pois é. Vai ser assim.
— Não, Javé. Calma lá! Vamos conversar!
— Já conversamos. Moisés?
S-s-sim…?
— FALA QUE NEM HOMEM, CARALHO!
— D-diga, Ja-Javé.
— Você vai subir ali no monte Hor com Arão e o filho dele, Eleazar. Lá em cima você vai tirar a roupa do seu irmão, já que ele não gosta mesmo, e vesti-la em Eleazar, que passará a ser o sumo-sacerdote. Então vocês vão descer e Arão vai morrer lá em cima.
— M-mas Ja-Javé! E-ele é m-meu i-irmão e m-meu m-melhor a-amigo!
— Tenho nada com isso. Faz o que eu mandei antes que eu fique puto com você também.
— M-mas…
— Deixa, Moisés. Se é assim que ele quer, que seja. Já estou velho, a morte é questão de pouco tempo mesmo. Pelo menos me livro do fardo que é guiar esse povo reclamão e cabeça-dura pelo deserto. Só desejo sorte a você, meu irmão. Você vai precisar.
De nada adiantaria mesmo Moisés reagir: teria que levar seu próprio irmão para a morte. E assim o fez, acompanhado de Eleazar. Vocês podem imaginar a tristeza de ambos sabendo que desceriam do monte Hor sem o irmão e o pai, respectivamente.
E foi assim a morte de Arão: sozinho e nu no alto de um monte no meio do deserto. É justo um velho que trabalhou a vida inteira para um deus ser morto por esse mesmo deus dessa maneira tão desonrosa? Responda quem puder.

31 comments

  1. Vou te falar a mesma coisa que falo pra mulherada que chora no final da novela.
    é tudo ficção, nada disso é verdade…
    não chora.
    é só pra embutir o medo da cólera divina no coração dos simplórios…

  2. Escolha, cara? ESCOLHA??? Lê o capítulo original. Você vai ver que na minha versão pelo menos há um MOTIVO. No original não tem NADA só uma divindade estúpida, vaidosa, despótica e cruel brincando com o destino dos homens.

  3. oProfeTa!
    Ok Marcurélio, concordo com você! Hoje em dia é díficil encontrar alguém com tantos conhecimentos bíblicos com tu!
    Mas existe um detalhe ae: Deus tinha um plano para o povo de Israel. O plano era (aliás ainda é) a redenção da raça humana. Só que o povo de Israel nunca entendeu plenamente esse plano. Por isso existe esses conflitos entre os interesses divinos e os interesse terrenos… E com certeza, muitas vezes Deus teve que por o pau na mesa!! Afinal quem manda é Ele!!! Enquanto não entendermos isso sempre haverá distorções de interpretações!!!
    Pense! Se Deus não tivesse conduzido esse povo durante o Velho Testamento o mundo seria outro; não haveria judeus nem Israel, nem tão pouco Cristo e o cristianismo. Igreja Católica, Protestante ha ha ha!!!
    Ah, não teria as profecias também!!! Mas o fato é que estamos aqui, hoje, em pleno século XXI conversando sobre isso!! Caralho, ficou grande!!! Mal ae!

  4. oProfeTa!
    Divindade estúpida, vaidosa, despótica e cruel brincando com o destino dos homens! Ou Humanidade limitadamente estúpida, desafiando o plano de Deus?!?!?
    Tudo depende do que você quer ver!!! Eu vejo os seres humanos cheios de vaidades querendo ser deuses!!!

  5. oProfeTa!
    Matrix Reloaded é nome do filme!! A escolha velho!! Existem literaturas que dizem “é branco”, outras dizem “é negro”!!
    Qual a cor que você mais gosta?!?!
    O que você quer ver? O que voce quer acreditar? O que voce quer fazer? Tudo isso passa pelo livre arbítrio!
    De qq maneira, está anotado o nome do livro, vai entrar na fila!! rs… Abraços!

  6. Eu não sou cristão, entaum naum tenho envergadura moral pra discutir perfil de divindades e nem a vontade do todo poderoso, porem, não acho justo um homem que somente fez a ajudar a religião, ser morto pela propria. Enfim, não falei nada a mais do que estava escrito no post.

  7. Cara… Vc tem uma visãozinha meio medíodre da bíblia, c não acha não? E se o próprio Deus foi resgatar a alma de Arão? Eu sei que é triste pra vc, um pobre ateu revoltado com seu ex-deus, acreditar nesse tipo de argumento, mas vc devia pelo menos sacar que as coisas de Deus não são óbvias como as razões humanas.
    Outra coisa é o lance da roupa, ele não ficou nu à toa, esse é um gesto judaico que simboliza toda a autoridade passada ao filho, como se o próprio Arão estivesse ainda vivo na pessoa do seu filho. O triste é que um monte de mané vai no embalo das bobagens bíblicas que vc escreve como se tudo fosse assim mesmo como vc diz.

  8. Não está “mais do que provado” que o Êxodo não existiu, existe uma corrente com bons argumentos dizendo que não, assim como há outra corrente com bons argumentos que diz sim. Se a história de 1.000 anos atrás já não é muito clara, o que dizer de uma com quase 10.000? Não seja tendencioso para embasar seus argumentos.

  9. Cada um acredita no que lhe convem, eu sempre achei: Gererê, gererê e lds, a história da maçã é pura brincadeira, Adão comeu a Eva e a maçã de sobremesa.
    Um dia perguntei prá minha mãe e minha tia, se elas acreditavam mesmo na Bíblia e elas me responderam que sim, só tive uma resposta em pergunta: Então a putaria começou faz um tempão, nénão?
    Beijim.

  10. Estudando história, digo, gostando realmente disso, a gente percebe todas as predepadas que a humanidade já sofreu teve que passar em nome de deus. Uma das maiores filhadaputagens feitas: usar a fé do povo (que infelizmente é muita e cega) pra manipulá-los.
    Realmente, a religião, deuses e afins foram as melhores invenções do ser humano, tendo utilidade até hoje. E,pior, cada a modela da forma que lhe convém. Chega a ser triste. As vezes dá raiva…
    Bah, comentário grando, inútil e não muito a ver com o post…
    BUÁÁÁÁ´, BUAÁÁÁÁÁ!!!! ARÃO MORREU!!!! Nãããão, meu deus, não meu deus!!! Por que ele?
    – Porque eu quis, porra!!! Eu que mando aqui!!!
    -…
    além de carpideira de webcams, de ex-sacerdotes mortos por causa do egocentrismo (ou teocentrismo?) de Javé.
    Véi fiodaputa!!

  11. Fui ver o link que o profeta postou e a parte final mostra claramente que o tal professor não provou que tal coisa existiu, mas simplesmente mostrou uma hipótese que tornaria a questão científicamente possível.
    Não me surpreenderia se fosse um desses tantos “cientistas” criacionistas que tem tanto por lá.

  12. Marco,
    Esse post ficou com um tom bem claro, expressando a sua interpretação. Li o original, e até concordo que não soe justo. Mas é assim que a história é contada.
    De qualquer maneira, a intervenção do narrador, expresando sua opinião pessoal, é bem interessante, e apesar de ter criado polêmica, voce deveria tentar mais vezes.

  13. Olha, comentário de um ateu que leu a bíblia 2 vezes e que raramente ataca a religião dos outros:
    – o Deus retratado na Bíblia, especialmente no velho testamento, é um gradissíssimo filho da puta. Além de um puta calhorda, que muda regras e castiga por vaidade o Cara ainda mata colocando a culpa na vítima.
    E ainda tem gente quie insiste que o tal Deus seria perfeito e bondoso e justo. Ahhhhhh acreditar em Deus tudo bem, cada um faz sua escolha, mas burrice e falta de visão crítica é foda.
    See Ya

  14. naum..jah decidi sou pagã…um deus q se reprodus assexuadamente naum merece minha fé caralhu…mew um deus q age como0 o marily manson!!!q bosta…o karinha q ta lah em cima deve se mais gente fina e principalmente tte uma deusa do lado dele porra…isso num eh justo

  15. ei, por acaso vc jpa leu Joseph Heler??? A história de Moisés e do Rei Davi sâo de um tom muuuuuuuuito parecido com o seu, vale a pena, viu???
    Abraços,

Deixe uma resposta