Manual de Formação de Condutores Veicular

Parece estranho o título? Que houve, Marcurélio virou analfabeto? Não! Marcurélio está fazendo o curso do CFC (Centro de Formação de Condutores) para filnalmente tirar sua carteira de motorista. Pois é, agora tem isso. Antigamente era só decorar um folhetinho com as placas de trânsito e tal. Agora não: Tem um curso de 30 horas envolvendo Sinalização, Legislação, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Cidadania e Mecânica Básica. A apostila que abrange todo este rico conteúdo tem o título desde post. E com um título assim torto, vocês já podem imaginar a qualidade do conteúdo. Eu poderia dar centenas de exemplos de coisas bisonhas aqui. Mas vou transcrever um trecho da aula de Direção Defensiva que eu acho que resume bem o tom do material didático:

“Nenhuma forma de transporte rodoviário exige mais atenção do condutor do que o veículo automotor. Um maquinista de trem conta com seus auxiliares. O avião comercial tem controles duplos, sendo um para o copiloto (!!!). O comandante do navio, por sua vez, é auxiliado pela tripulação”

Peraí, peraí! Não era de transporte rodoviário que falávamos? Como é que o cara me vem com maquinista, piloto, comandante de navio???
É isso aí, crianças. E pensar que eu podia ter tirado minha carta há dez anos, quando não existia nada disso…

12 comments

  1. É uma trsiteza essas aulinhas mesmo, o meu “instrutor” ou Professor sei la, até que se esforçava e era gente boa pra caramba, mas nem ele aguentava a chatisse que era aquilo lá…

  2. Já terminei meu curso, não fica muito feliz não, terminei na segunda e levei o certificado na sexta pra auto escola, agora eles só vão mandar pro detran dia 10 e lá eles tem 15 dias úteis para mandar pra auto escola a data em que eu vou realizar a prova teorica. Bando de putos! Ahhh e tem que fazer esse curso a cada cinco anos Marcão.

  3. Tem não que fazer provas a cada 5 anos…é só uma avaliaçãozinha básica com o psicólogo e renova-se a carteira…o chato é tirar a carteira, depois das aulas teóricas temos que fazer uma baliza(estacionar numa vaga de 5.30m) e uma garagem de ré (3,10cm de largura )em 6 minutos, mais 15 minutos de “passeio”com o avaliador do detran que te ferra tirando 3 pontos se o carro apagar, 2 se encostar na buzina,2 se encostar na baliza, 3 se derrubar,…em tempo: voce só pode perder 3 pontos….estou tirando carteira e acho que em uns 2 anos eu consigo, já “rodei” 2 vezes.

  4. Eu rodei 1 vez e nunca mais voltei lá pra tentar a segunda! Trauma é foda! Não tenho carro mesmo… Porque o dia que eu tiver dinheiro pra comprar carro eu vou ter dinheiro pra comprar a carta e foda-se.

  5. po desse jeito eu nao vou nem tenta porque eu detesto curso….acho que vou cair fora antes que eu cometa um desastre/???? sou pesima ……..rsrsrsrsrsrrsrsrrs

Deixe uma resposta