Aulas de gramática

O Pelezinho está aqui me dando umas aulas muito proveitosas, mesmo porque eu nunca soube porra nenhuma de gramática, e se escrevo direito é só porque eu leio pra caralho. Mas surgiu uma dúvida aqui: Por que o substantivo é viagem e na conjugação do verbo escreve-se “Que eles viajem“?

11 comments

  1. Que viadagem!

    Aprendam com o Prof. Moreno (http://www.terra.com.br/sualingua/06/06_viagem.htm)

    Viajem ou viagem?

    Escreve uma misteriosa leitora, de nome “Tsiu”: “Saudaço˜es! Gostaria de saber quando empregamos as palavras viagem e viajem. Obrigada”.

    Minha cara Tsiu: em primeiro lugar, lembra sempre que todos os substantivos terminados em -agem (com exceça˜o de pajem e do obscuro lajem) sa˜o grafados com “G”. Viagem e´ o substantivo. Dele deriva o verbo viajar, que, naturalmente, e´ obrigado a trocar o “g” por “j”. Ora, como todas as formas flexionadas de um verbo devem seguir a grafia de seu infinitivo, o presente do subjuntivo fica “viaje, viajes, viaje, viajemos, viajeis, viajem”. Pronto: ai´ tens as duas formas. “Esta viagem na˜o termina”, “Vamos começar a viagem”; “Espero que eles viajem cedo”; “Viajem bem – viajem Varig”. Ha´ um interessante livro com dicas para viajantes, escrito por um publicita´rio, que leva o ti´tulo “Viaje na Viagem”. Que tal? Abraço. Prof. Moreno

    Viajei?

  2. Qdo eu estava no gina´sio (la´ pela 5ª ou 6ª serie), eu me lembro que tive a mesma du´ida e perguntei para minha profa. E sabe o que ela me disse… qdo for verbo e´ com “G” e qdo for substantivo e´ com “J”. Nunca mais esqueci, pore´m nunca soube o porqueˆ.

Deixe uma resposta