A Bíblia Desenterrada

É impressão minha ou o interesse por assuntos bíblicos tem aumentado bastante ultimamente? Pra todo lugar que eu olho vejo revistas e livros sobre a Bíblia, sobre o Jesus histórico, sobre Evangelhos apócrifos… A matéria de capa Superinteressante deste mês, por exemplo, confronta as histórias contadas na Bíblia com descobertas arqueológicas recentes. O resultado é arrasador: Abraão e Moisés não existiram, o Êxodo não aconteceu, os reis Davi e Salomão não passavam de chefes tribais, Jesus Cristo foi um agitador político e chicoteador em praça pública (é verdade, porra, leiam como ele expulsou os mercadores do Templo, no subtítulo “A purificação do Templo”).
A matéria toda é baseada no livro The Bible Unearthed, dos professores Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman. Os autores partem do princípio de que quase todo o Velho Testamento foi escrito durante o reinado de Josias em Judá (xi, vai demorar pra eu contar essa história…), quando o povo judeu precisava reafirmar suas crenças e identidade.
Vocês acham que eu ia resistir? Claro que não: Comprei o livro (aproveitando para ver se é verdade aquela história que a Livraria Cultura entrega no mesmo dia para a cidade de São Paulo — e é verdade!) e quero começá-lo o mais cedo possível. Quero ver quem é que me agüenta agora…

3 comments

  1. Não acredite em tudo que lê!
    Se você busca a “Luz” posso te ajudar!
    Se você quer apenas disseminar as Tevras, cuidado!
    Apenas para começar, já que você acredita em tudo que lê. O homem já foi`à Lua ??? Mesmo ??? comece lendo http://www.moonmovie.com/moonmovie/default.asp?ID=7, Se quiser mais me procura, se identifique com clareza no título do e-mail caso contrário poderá ser deletado.
    Pense melhor na sua vida e na sua alma. Amém!

  2. Israel Finkelstein é considerado um arqueólogo minimalista ou reducionista. Sua luta é contra as datações que tangenciam a Bíblia. É tão apaixonada pelo ceticismo como alguns arqueólogos denominados maximalistas.
    Seria prudente investigar toda informaçõa proveniente da boca do homem, que aliás, a própria Bíblia recomenda.
    Boa sorte na sua leitura.

  3. Deus não existe, mas o ser humano sim…
    Enquanto eu escrevo esse texto milhares de vidas foram perdidas pela fome…
    E vocês desesperados lendo a bíblia procurando uma “salvação”. E os analfabetos? Esses não entrarão no “céu”?
    E regiões sem acesso a igreja, lugares “amaldiçoados”?
    Para mim tudo é simples, basta enxergar a seu redor e acharás a verdade…

Deixe uma resposta