Não bula comigo!

O Pedro Nunes disse que eu conseguiria destrinchar até uma bula de remédio de forma divertida. Obrigado pelo elogio Pedro, sei que não sou merecedor dele, mas fico agradecido da mesma forma. E resolvi testar meus talentos de destrinchador de bulas. Peraí, vou procurar uma… Pronto achei: Canesten® (Clotrimazol), um antimicótico em forma de pomada.
O primeiro tópico da bula é Formas Farmacêuticas e Apresentações. Pô, um bom nome para um grupo de teatro. Aqui ficamos sabendo que Canesten® pode ser encontrado na forma de creme dermatológico em bisnaga, em spray e em pó. Cara. Eu não passaria Canesten® na bisnaga nem que me pagassem. Canesten® é esverdeado, pegajoso e nojento. ECA!
Mais embaixo, em Composição, é informado que Canesten® traz em sua fórmula álcool benzílico, ésteres de ácidos e álcoois graxos, álcool cetoestearílico, água, polissorbato, octildodecanol e monoesterato de sorbitano. Ufa, ainda bem! Essa tal de água eu não entendi direito, mas os outros componentes são mais ou menos o que eu esperava de Canesten®. Ou seriam, sei lá, porque diz na bula que são componentes inertes. Porra, se são inertes o que estão fazendo dentro da minha pomada pra micose??? E pior ainda! Cada tubo de 20g traz apenas 0,20g de clotrimazol! O que é que eu vou fazer com essa merreca de clotrimazol? Pensei em reclamar no Procon, mas deu preguiça de recitar os componentes todos ao telefone.
Então chegamos às Informações ao Paciente: “Canesten® é um antimicótico de amplo espectro, indicado para o tratamento das infecções da pele causadas por fungos e bactérias sensíveis“. Agora me digam: Como é que eu vou saber se o fungo é sensível ou não? Boto ele pra assisitr Magnólia, se ele não chorar nem adianta passar Canesten®? Oras! E continua: “A tolerância local ao Canesten® é muito boa. Ocasionalmente, podem ocorrer reação alérgica, dor, prurido e erupção cutânea“. Percebem? Se você usar Canesten® e sua pele ficar toda fodida, nem adianta reclamar: Foi uma reação “ocasional”.
A bula continua falando os nomes de todos os bichinhos que o Canesten® mata (ou tenta). E depois vêm as indicações, entre as quais destaco “Dermatomicoses da pele e pregas cutâneas“. PREGAS CUTÂNEAS! Agora vale piada pronta, é?
.
.
.
É, acho que não deu.

Deixe uma resposta