Caloteiros do quê?

Não vou defender aqui o “apóstolo” Estevam Hernandes nem sua esposa, a “bispa” Sônia. Acho até que se ele estiver mesmo tão empenhado em imitar o apóstolo Estêvão original, o primeiro mártir do Cristianismo, eu estarei disposto a participar do apedrejamento. Mas sinto-me compelido a falar sobre o assunto, e meu ponto de vista é o de quem sabe que há um preconceito muito forte e agressivo contra os protestantes no Brasil.
Há pouco tempo, quando surgiu o caso dos padres pedófilos, revista nenhuma saiu com manchetes como “Os Pedófilos de Cristo” ou “Vinde a Mim as Criancinhas”. É claro que não: o que esses caras fazem é repugnante e merecedor de penas severas, mas isso nada tem a ver com a instituição que eles deveriam representar. Até onde eu sei ninguém sequer levantou a possibilidade de a Igreja Católica ser uma instituição pedófila. Óbvio: Seria um crime contra o bom senso.
Mas o bom senso é esquecido quando se trata de protestantes, evangélicos, crentes, ou como quiserem chamá-los. O Edir Macedo é um canalha? Ah, então todo crente é canalha. O Jimmy Swegart é adúltero, hipócrita e ladrão, logo isso se aplica aos seus seguidores. Sua tia crente é fanática e intolerante, portanto toda crente é fanática, intolerante, tem bigode e perna cabeluda. Não tem lógica nenhuma nisso, mas é fato: Nota-se em tudo um ódio pelos crentes que beira a perseguição cega. Aí me vem a revista Época, que alcançou o máximo da credibilidade quando espalhou pelo país outdoors com a apresentadora e mãe de família Soninha ao lado da frase “Eu fumo maconha”, e sapeca na capa a manchete que vocês vêem aí ao lado, “Os caloteiros da fé”. Fico até imaginando a reunião na redação da revista:
— E aí, a manchete?
— Que tal “Estelionatários de Deus”?
— Hum… Longo demais.
— “Pilantras de Cristo”?
— Melhorou.
— Já sei! “Os caloteiros da fé”
— Perfeito!
Lembro-me dos meus tempos de batista (sim, fui cristão e não me arrependo disso, no mínimo me rendeu este blog), quando a Renascer começou a se destacar por ser pioneira na introdução do rock, do samba e outros ritmos populares na igreja. Às segundas-feiras, a sede da Lins de Vasconcelos tornava-se ponto de encontro dos jovens evangélicos (e católicos carismáticos, é bom que se diga) que se sentiam tolhidos em suas igrejas, e iam para a Renascer. Eu fui uma vez só e não gostei muito. Como bom batista, achava aqueles arroubos emocionais muito teatrais para serem levados a sério. E passei a levar menos a sério ainda quando, na Segunda Marcha Para Jesus (participei da primeira, mea maxima culpa), vi o hoje apóstolo, então apenas Estevam Hernandes, convidando pela TV as pessoas a comparecerem: “Venham, vai ser uma tarde muito legal, vamos falar de paz, de amor, de harmonia, de ecologia” e por aí afora, sem citar em nenhum momento que tratava-se de uma manifestação religiosa. Para vocês terem uma idéia, a Renascer era sempre referida como “fundação” e só muito tempo depois assumiu sua postura de igreja. Decepção maior, no entanto, veio quando o casal resolveu rifar uma BMW e o “apóstolo” ganhou a rifa.
Bom, já perceberam que não tenho a mínima vontade de defender o casal e seus cupinchas. Mas não posso aceitar que os atos de alguns indivíduos possam macular milhares, milhões de pessoas. A tal Marcha para Jesus, que ocorre todos os anos, atraiu no mínimo um milhão de pessoas no sábado e a imprensa não deu o mínimo destaque. Por outro lado, vimos hoje no Fantástico o caso de um suposto milagre operado pela primeira santa brasileira, Madre Paulina, que não passou de uma cirurgia bem sucedida e de um pouco de sorte. As pilantragens de algumas pessoas ligadas a igrejas evangélicas são destacadas à exaustão, mas ninguém se lembra de mostrar o grande trabalho social das igrejas. Um pastor da Igreja Universal (um canalha, aliás) quis mostrar que uma imagem de Nossa Senhora era apenas gesso e mais nada. Em sua empolgação, bateu de leve na imagem com o lado do pé. Pronto! Chutou a santa! Foram meses com essa história. Em resposta, a Globo — que eu não sei quem elegeu como defensora da Igreja Católica, o Papa é que não foi, porque é um cara legal — levou ao ar uma cena em que uma calcinha era jogada sobre uma bíblia. Ridículo, sim. Mas com o claro intuito de profanar um símbolo que é importantíssimo para os protestantes. A propósito, qual editora publica a Época? Editora Globo? Ah…
Se todas as acusações que pesam sobre Estevam e Sônia Hernandes forem verdadeiras (tudo indica que sim), espero que a justiça os condene. Mas espero também que a justiça condene a revista por essa atitude leviana, de lançar o epíteto de caloteiros sem provas, apenas pelo gostinho especial de aumentar ainda mais o ódio contra os crentes.

12 comments

  1. igreja Renascer venceu e ninguém deu
    No ano de 2002, mais especificamente no mês de maio, a revista Época publicou em duas edições consecutivas matérias com tom denuncista e despejou acusações sobre a igreja Renascer em Cristo. As acusações foram tão infundadas que houve ganho de causa em todas as instâncias na ação contra essa revista global. O mais incrível é que na mídia ninguém notou, ou melhor, ninguém comentou. O ano acabou e o que aconteceu não será mencionado em nenhuma retrospectiva, mesmo que o fato ocorrido nos faça lembrar a Escola Base. O próprio juiz que deu ganho de causa à igreja usou o termo “inquisição”. Como caracterizar a capa com a foto dos líderes da igreja, Estevam Hernandes e Sônia Hernandes – inclusive pessoas conhecidas da mídia – sendo chamados de caloteiros? Nenhum ladrão desse país teve uma capa de revista como essa. Parecia matéria preparada em boteco de esquina baseada em fatos narrados por vizinhança maldizente. Como deixaram de observar isso?
    Outra coisa, a repórter foi demitida da revista por causa disso, e o fotógrafo que fez a matéria morreu.

  2. estou vendo este post com quase um ano de atraso, em relacao aos lideres da igreja, nao sei se eles sao culpados ou inocentes, quem vai jugar é Deus, mas nao sou muito “fã” da igreja Renascer… e pergunto ao Ricardo, onde voce viu a informacao de que o fotografo morreu? detalhe, nao acredito que Deus seja vingativo ao ponto de matar os “meus inimigos…”

  3. Olha, a empresa eclesiastica que vc se refere nao somente tem problemas legais mas morais. Enqto todo mundo rala a fe dessas pessoas sao usadas para beneficio proprio, fazendo aqueles autodenominados bispos e apostolos tudo com “” vivem uma vida de nababos.
    agora, falar de perseguicao a crentes e uma piada. E o contrario. Quem promove a “perseguicao” sao essas franquias da fe.

  4. Cara, que coisa louca! Eu tbem fui batista, hoje não tenho religião, mas vltando à vaca fria, acho que os Hernandes estão muito certos. Como um cara louco disse, “a cada minuto nasce um otário”, eles estão certos em aproveitar. Se tem otário que dá grana pra eles, blz! Aproveita, bispinha, vai pra galera, cata a grana dos trouxas!!!

  5. Acho uma palhaçada as pessoas perderem tempo pra ficarem julgando servos de Deus enquanto todos nós seremos julgados um dia e por alguém que tem razões e direitos de julgar.
    Faço parte sim da igreja Renascer e para mim a vida dos dois é muito valiosa. Saber que estão sendo vítimas de comentários desagradáveis pode me ferir mas não vai me abater ou me fazer duvidar da fé que tenho em Jesus Cristo e do amor que tenho pelo Apóstolo Estevam e pela Bispa Sônia que são meus pais na fé… Pessoas constituídas por Deus para realizar esta obra aqui na terra.
    Agora… como seria possível uma igreja tão grande e com tantos testemunhos de milagres viver embasada somente em “calotes e mentiras”???
    Não percam o seu tempo com eles e nem falando mal de nenhum dos servos de Deus… utilize este tempo falando de Jesus pra alguém porq eu tenho certeza de q Ele vai se agradar muito mais de vc!

  6. É muito simples estar à frente da tela de um computador, seja para escrever matérias idiotas como a da revista época, seja para deixar tópicos em um site que zomba daquilo é sagrado!!! Não posso deixar de manifestar a minha opinião, uma vez que conheço o trabalho desenvolvido pelo Apóstolo Estevam e pela Bispa Sônia. Acredito eu que essas pessoas que falam mal dos dois morrem de inveja da Unção que Deus colocou sobre eles. São Realizadores Apostólicos, enquanto vcs não são capazes de fazer nada para edificar o Reino de Deus…
    Seu bando de fariseu, procurem uma Igreja urgentemente, vão Renascer em Cristo!!!!! Chega de perder o tempo de vcs… já fui batista, já fui ñ sei o q….. e hoje??? Não passam de lixo!!!! Vão se converter e deixem que o Jesus arranque de vcs essa rebeldia para que possam produzir muitos frutos para o Senhor!!!!

  7. sou agnostico mas pude observar alguma coisa interessante aqui: nestes posts todos os que são dessa renascer são convictos e todos os que sao batistas são “ex-batistas”… eh… se nao conseguiram continuar na igreja que nasceram que dirá gostas de outra que surgiu há pouco… ô cambada de crente mané

  8. muito racional tudo o que você disse, querido. é bom ver que, mesmo você não conhecendo a bispa e o apóstolo pessoalmente, você se esforçou em os não julgar. é difícil mesmo achar alguém que pense dessa maneira. Claro que o meu amor pela vida deles dois é muitíssimo grande e eu tenho aqui a minha opinião sobre eles, mas isso não quer dizer que eu ache que você tenha que achar o mesmo. E mesmo você não achando o mesmo que eu, você não se deixou levar por isso e foi coerente, pesou as coisas. Muito legal. Valeu pela racionalidade nesse momento. Quisera todos fossem assim, pelo menos em situações comoventes como essa. Fica com Deus, querido.

  9. Bem caraé um pouco cómico seu espaço mas,é triste alguns posicionamento seu, vc deve ser uma pessoa que se decepcionou muito em uma igreja, é ou não é? mas isso invalida o evangelho de Jesus Cristo em relação a sua salvação?
    Quando vc fala das pessoas ou alguns líderes vc tem atingido pela sua totalidade o corpo de Cristo, por mais que as pessoas erram, adulteram, furnicam, roubam, tem desvios de carater em relação a sua vida financeira, mesmo assim a igreja ela continue sendo santa, porque esta ligada a cabeça ( Cristo ). Nenhum escandalo invalida a palavra da salvação em relação a humanidade, então amado irmão vc precisa rever os seus conceitos e começar a pensar de novo sobre a sua salvação.

  10. só sei de uma coisa… o engraçadinho do Constantino criou o sistema político do papado(que substituiu o triunvirato, que por sua vez substituiu o parlamentalismo, que por sua vez substituiu a monarquia etc, etc) no império romano(só pra tirar o seu da reta) e Napoleão acabou com o barato desse sistema político imperial lançando o papa na prisão(ele morreu lá). Só que no concílio de Latrão ressuscitaram o império já morto e usaram o argumento de que seria instituída a cidade do vaticano como um país soberano não por causa dos bens, imóveis e etc que ele(o império) tinha, mais pela influência sobre pessoas que exercia em várias partes do mundo. Quando a ONU foi formada os caras deram trela para essa babaquice do concílio e acabaram dando DUPLA SOBERANIA(civil e eclesiástica) para esse refugo do imperialismo romano assassino… resultado? a “Santa Sé” é a única pessoa jurídica do direito internacional público(instituição internacional ora bolas!) que apoiada pela ONU não é laica!!! Vai tomar no ..!!! Depois os aproveitadores são os crentes??? e essa porra de guerra que acontece lá no Irã, Palestina e tals sabe porque? porque os mulçumanos não podem ter seu estado islâmico tbm, que merda é essa, cadê a imparcialidade da ONU??? a da Globo nem se fala…

  11. de fato podemos ver que aqui no brasil ainda existe um certo preconceito com os evangelicos há que o diga que emissoras como a rede globo defende tanto o espiritismo e macunbaria e se esquece de analisar fatos como o rombo no bnds ocorrido no governo fhc,e a pedofilia dentro da igreja catolica, eis aqui a minha indignação contra esta emissora.

Deixe uma resposta