Até agora tem sido relativamente fácil. Eu abro minhas quatro bíblias, o Asimov’s Guide To The Bible, o Conciso Dicionário Bíblico, faço algumas pesquisas na Internet e escrevo. Mas isso vai mudar. Porque a Bíblia não é ordenada cronologicamente, mas em blocos de acordo com o assunto. No Novo Testamento isso não será problema, porque a parte histórica está mais ou menos em ordem, e o resto são cartas dos apóstolos e o Apocalipse no final. Mas no Velho Testamento temos:
– O Pentateuco, formado por Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Essa primeira parte começa com a criação do mundo (porque toda religião deve ter uma base assim, para mostrar como é que seu deus estava lá quando tudo começou, de preferência sendo o causador de tudo), depois conta como deus escolheu uma família que depois se tornou uma nação escravizada no Egito e mais tarde libertada por Moisés. O resto é uma mistura de regras de conduta com código penal. Grosso modo, claro.
– Os Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Contam a conquista da Terra Prometida, sua manutenção, a monarquia, a divisão do reino, o exílio.
– Os Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e o Cântico de Salomão. O livro de Jó vai ser um prato cheio para mim, não vejo a hora de chegar lá, mas os outros serão um pouco mais complicados. Porque não há história, só uma coleção de poemas, provérbios e conselhos. Mas quando chegar a hora eu me preocupo com isso.
– Os Profetas Maiores: Isaías, Jeremias (e suas Lamentações), Ezequiel e Daniel (outro que vai ser muito legal de contar)
– Os Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas (muito bom!), Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Pois então, meu problema — além do enorme volume que tenho pela frente, hahaha — é que essa porra toda está numa desordem. Os profetas, tanto maiores quanto menores, estão inseridos ali no meio da história da monarquia e do exílio. Os livros das Crônicas meio que repetem os dos Reis. Levítico, Números e Deuteronômio são quase que insuportavelmente repetitivos. Vai ser foda juntar tudo pra continuar contando uma história com um pouco de interesse.