Influenciado por três das pessoas que eu mais admiro por sua inteligência e cultura resolvi tirar 39 reais da carteira e conferir Código Da Vinci, livro de Dan Brown. Li apenas 25 páginas até agora, então é cedo para falar alguma coisa. Só espero que em algum momento o enredo supere as deficiências da prosa do autor.
Então depois me diga o que achou, por favor!
Essas coisas me interessam e muito!
Abs
Segundo a Veja, o livro tem os seus méritos. De qualquer forma, não confio na Veja, mas a tal frase “Todos adoram uma conspiração”, ou algo assim, não deixa de empolgar.
Você está lendo o original ou o traduzido? Não se esqueça que alguns tradutores, infelimente, detonam o estilo do autor.
O problema não é de tradução não. É de estilo mesmo. Mas deixa eu terminar de ler que eu comento melhor. Vamos dar uma chance o cara. Muita gente legal falou bem do livro, não é possível que só eu seja chato de não gostar.
Eu já li e gostei. Esta mistura de obra de arte com ficção deu certo, na minha opinião (vide Moça Com Brinco de Pérola).
Se tiver oportunidade, acompanhe a leitura com as reproduções das obras do Da Vinci ao lado.
Tirando todas as pessoas “pasmas” (porque ninguém mais fica “pasmado”, hein?) e Pepin, o “baixo” (sei que não foi traduzido como “o breve”), não achei grandes erros.
Mas esta é a minha opinião 🙂
Marco,
quanto ao estilo, o livro é mesmo uma merda. mas o enredo é incrível. o foda é que vc acabou de ler uma obra-prima do Gabo. daí fica difícil mesmo.
Tenho um marcador de páginas que veio de brinde da livraria que tem a propaganda desse. Os desenhos devem ser legais.
Marcurelio, tem que ter post do dias das mães. Senão minha mãe não entra mais no seu blog.
Paulo, pode até ter essa contaminação pelo Garcia Márquez. Mas já passei da 100ª página e a leitura ainda não engrenou. Já é demais. Só não largo o livro em respeito a vocês e aos meus 39 reais.
Oi menino, achei à esmo este blog e amei, até coloquei nos favoritos!
Um abraço.
Ah, Marco, se chegou até a 100 página e não engrenou, mande à merda. Vc realmente não tem que atravessar 400 páginas só porque eu gostei da história, vai. deixa de lado, dá o livro de presente pra alguém e começar a ler o Cem Anos de Solidão, vai.
Marco, só uma coisinha: dóa uma olhada no número deste post:
entry_id=6666.
que tal? será coincidência?
[]
Marco Aurélio, tudo bem cara? O Sérgio do Blog do Romance, fez uma análise bastante detalhada desse livro aqui.
Ah, e o blog dele não é meu, não tô querendo nada daquele “quer trocar links?”, fica frio. 🙂
Apesar de ele apresentar umas informações interessantes (mesmo se não comprovadamente verdadeiras) e falar um pouco do paganismo e religiões pré-cristãs (tema que me interessa bastante), eu não gostei. Não é um livro que eu leria mais de uma vez coisa que em mim é compulsiva.
A prosa e o estilo deixam muuuuuuuuuuito a desejar. Muito mesmo. Ainda mais se, como disse o Polzonoff, você está saindo de um García Marques.
bjs
Para o Marco e o Polzonoff:
O estilo desse livro parece com o do Noah Gordon?
Não sei se vcs já leram alguma coisa dele, mas pelo o que vcs falaram o estilo é parecido. Ou não?
Ele escreveu “O Físico” (triste tradução para The Physician) e também “O Último Judeu”, ambos bem famosos.
Puerra Marco !!!!
Acabei de comprar esse livro pela submarino por 29,12 entregue em casa…voce que tem até lista lá!!!Se liga negão…pelo menos vale a dica para quem não comprou mas pretende.
Abraços
Bom, o livro chegou ontem em casa. Isso mesmo, Submarino por R$ 29,12 tbm…
Estou gostando do enredo… Pelo menos isso prendeu a minha atenção!
T+
Oi!!
Prazer em conhecê-lo! Meu nome é Natalie.
Comecei a ler O Código da Vinci e parece que também não está engrenando. Todos falam bem do livro, porém me sinto igual a você (quando começou a ler).
Fiquei curiosa e pergunto-lhe: afinal, o que você achou do livro?
Até mais!
Natalie