30 comments

  1. Oswald, Mario e Carlos Drummond … nocivos !? Não pode ser sério, deve ser uma brincadeira de mal gosto daqueles que não admiram boas palavras e não percebem a grande contribuição destes para o desenvolvimento da literatura brasileira do século XX, levando-se em conta que os dois primeiros foram fundamentais para a ” Semana de Arte Moderna ” e o terceiro aquele que foi considerado ( por larga folga ) o maior poeta e escritor brasileiro do Século XX !
    Piada … eu heim …

  2. é…. considerando o branco dos olhos e a cor da careca vcs são bem parecidas…
    hahahahahaha
    Ae velho, nao é possível, vc tem algum parentesco com esse cara???
    hahahahahahaahaha

  3. Depois ainda dizem que não é bom voltar e ver os comments…
    Hope, A semana de arte moderna foi o acontecimento mais nocivo para a arte de nosso país desde a chegada de Cabral. O modernismo brasileiro, além de ser uma grande piada (de mau gosto), é o precursor da hipocultura que assola todas as nossas artes. Todo movimento artístico, por excelência, vem negar o anterior e construir, em seu projeto estético, um projeto ideológico novo. Stop. Foi aí justamente que o modernismo pecou, veio apenas para destruir tudo, e não propôs nada de novo. Uma meia dúzia de pseudointelectuais, apoiada e financiada por uma elite-que-se-sentia-ressentida-em-ser-elite, gerou o embrião da permissividade cultural e bradou, aos quatro ventos, o nihilismo improdutivo (sim, porque mesmo o nihilismo pode ser produtivo, sometimes). Venderam essa idéia, e a outra elite, que não conseguia se imaginar de fora da “vanguarda”, comprou-a e a incensa até hoje.
    Sinto muito se os livrinhos didáticos de Literatura no seu Científico-SegundoGrau-EnsinoMédio postularam para ti o que hoje você repete. E sinto muito por você repeti-la, sem postura crítica e sem visão do todo.
    E Carlos Drummond de Andrade pode até ser muito bonitinho para estetas. Mas a arte não é só para estetas.

  4. O que voce sugere então meu caro Bardo ?! Uma volta ao Parnasianismo ?!
    Concordo com muito do que disseste, apenas esqueceu de mencionar que a literatura brasileira sempre foi uma piada comparada com o ” produto importado “.
    O modernismo deu fim a Olavo Bilac, Monteiro Lobato e outros … vitória … e fim !

Deixe uma resposta