Felicidade

Eu sou mesmo uma toupeira: só hoje fui me dar conta de que existe uma comunidade no orkut dedicada à minha divindade máxima, João Gilberto. Dando uma olhada por lá, encontrei uma resenha escrita por Daniella Thompson para um disco — jamais lançado — com o registro do show que João, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Os Cariocas fizeram em 1962 para, entre outras coisas, apresentar a música Garota de Ipanema.
Pois bem: além da natural raiva de ter nascido numa época sem graça, eu também me sentia frustrado por nunca ter ouvido a introdução que os três fizeram para a música, sobre a qual li pela primeira vez no livro Chega de Saudade, de Ruy Castro. Lendo a resenha de Daniella, esbarrei na famosa introdução em formato mp3, e pude enfim ouvir essa preciosidade:

João Gilberto:
Tom e se você fizesse agora uma canção
Que possa nos dizer
Contar o que é o amor?

Tom Jobim:
Olha Joãozinho
Eu não saberia
Sem Vinicius pra fazer a poesia

Vinicius de Moraes:
Para essa canção
Se realizar
Quem dera o João
Para cantar

João:
Ah, mas quem sou eu?
Eu sou mais vocês.
Melhor se nós cantássemos os três.

Todos:
Olha que coisa mais linda
mais cheia de graça […]

Sou um homem feliz, puta que pariu. Para sempre seja louvada Daniella Thompson.
Fica a dica para outros fãs por aí.

18 comments

  1. É, pra quem tem um coração de pedra vc é bem sensível.
    Xiii, Marco, será que vc só está sensível a voz de João Gilberto? Estranho…
    PS: Estava vendo uma foto que vc postou ano passado. Acho que é no seu antigo trabalho, vc fazendo bolhinhas de sabão. Tá bem bicha naquela foto. Mas isso prova que vc é sensível pra outras coisas.
    Acho que seu problema é só com as mulheres. Xiii…

  2. Mas olha… cê sabe que eu num consigo gostar do João Gilberto? Eu amo o Vinícius, o Chico, Tom… Mas o João Gilberto… ai, sei lá… acho ele mó chatão sabe? Tipo o Caetano! Argh! Aquela coisa dele de ficar falando “A salamandra da Indonésia é linda… Ou não!” me irrita, me irrita, me irritaaaaaaaaaaa!!! Bjos!

  3. Tão desapontada com nossa geração quanto você, mas não tão desafortunada assim. Não só ouvi essa gravação, como tenho-na gravada em cd, eheh… Engraçado como não vivo nesta época de agora. Li “Chega de Saudade” aos 15 anos e já passados 8 anos ainda é meu livro favorito.
    Parabéns pelo site.

  4. ai ai!!!! primeira vez q venho aq e essa expressão meio “sado” me fez sentir-me uma verdadeira domadora -he he he-. Ôhhh… rapaz, cê tá se chicoteando demais e não tá percebendo q o presente é a referencia do passado. Tem gente boa sim, hj em dia. Só não tem tanta bossa, mas ainda tem musica nossa. Brasileiríssima e Boníssimas!!!!!…valeu a chicotada. Hj fiz da lingua meu chicote!!!!..BEIJOCAlene

  5. Fala Toupeira sem-pelos!
    Pelo que meu roseo amigo aparenta estar bem melhor, deixo de recomendar uma punhetinha bem batida como cura da depressão.
    Mesmo assim acho que teria efeito nulo visto que sua tristeza se foi com a chegada de uma voz máscula.
    Pões umas bossas e compra umas biritas pra relaxar.
    Beijundas!

  6. Eu vi isso num programa de TV. Não tenho certeza qual, mas faz pouco tempo, uma dessas homenagens e tal. Os três cantavam e na parte do Tom ele fazia aquela cara de menino que vai aprontar.

  7. Oi!!
    Entre aqui pela primeira vez e fiquei idiota com essa introdução,nem vou perguntar se você já ouviu a introdução de insensatez de Vinícius e Toquinho paara o Tom,acho que não sou a única louca que gosta de ouvir eles conversando antes de cantar,Vinícius então,minha paixão…
    Como funciona esse troço Orkut??
    Gostei e voltearei

Deixe uma resposta