Livros

“Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.”

(Caetano Veloso – Livros)

Eis os únicos objetos em todo o mundo pelos quais nutro algum sentimento que se aproxime do amor:

Clique para ampliar

Todos os livros são sagrados. Tá, talvez não todos. Deus me livre de beatificar algo escrito por Marcelo Mirisola ou Dan Brown. Enfim, todos os MEUS livros são sagrados. Trato-os com carinho, manuseio os danados com reverência, admiro o desenho formado pelos parágrafos, aprecio tanto o cheiro dos livros recém saídos da gráfica quanto o daqueles com mais de meio século de existência, com seu papel amarelado tornando-os ainda mais veneráveis.
Bom, isso tudo é para dizer que resolvi organizar minha biblioteca. Ou seja, pode ser que eu suma por uns tempos. Vivam suas vidas, amem seus familiares e amigos, conheçam pessoas legais. E, mais ainda, procurem ler bons livros e largar um pouco dos blogs. Nos vemos quando eu terminar este 12º Trabalho de Marcurércules.

26 comments

  1. Já vi que não veremos mais posts por aqui por um bom tempo. Um dia tive a idéia maluca de organizar os meus livros – depois de alguns dias trancado no quarto é que lembrei-me da existência da luz do sol.
    Agora, Marcelo Mirisola é o verdadeiro exemplo de escrever um livro por odiá-los. Até algum dia.

  2. Também amo livros… Também tenho dúzias de Stephen King… de Gabriel Garcia Marquez, e mais umas coisinhas… Quando morrer quero minhas cinzas esquecidas numa vasilha, numa biblioteca. Adoro ficar com livros… Boa Viagem!

  3. Uns gostam de livros, outros, de bucetas. E, claro, há os que veneram livros com bucetas;bucetas que, de tanta história pra contar, mais parecem livros. E existem os preguiçosos, que só lêem blogs.

  4. Compartilho o sentimento… eu também preciso arrumar minha biblioteca, que a essa altura não cabe mais em meu minúsculo dormitório… comprar mais uma estante, colocar tudo em caixas (mas isso seria um sacrilégio), sei lá…

  5. “Bom, isso tudo é para dizer que resolvi organizar minha biblioteca. Ou seja, pode ser que eu suma por uns tempos.”
    Acho que li trecho semelhante no blog do José Mindlin, antes de seu sumiço da vista de todos por cerca de quarenta anos corridos.

  6. Ontem eu também arrumei minha biblioteca,
    Coloquei o Luis Fernando Veríssimo embaixo, o 1984 no meio e o Aurélião em cima…

  7. Amo Stephen King! Também tenho vários… Meu autor da vez é o Bernard Cornwell, ele é fantástico! Parabéns pela biblioteca. Meus livros também são o meu tesouro. É muito raro ver alguém que goste de ler nos dias de hoje.

  8. É “Estorvo” ali em cima? No alto da pilha, ali no fundo? É?
    Eu tenho. E já li cinco vezes. E tenho “Benjamim” e tenho “Budapeste” e “Fazenda Modelo” e, sim, sou. Sou fã do senhor de olhos cor-de-ardósia.
    E, não, não tenho todos os CDs, mas um dia chego lá.
    Quero ser que nem você quando eu virar bobo, Marco.
    :^)

  9. “Ainda pode se chorar sobre as páginas de um livro, mas é impossível derramar lágrimas sobre um disco rígido” (José Saramago)… ame os livros mesmo, pois com eles, temos sensações que com certeza a tela do micro não pode proporcionar… cada vez mais viro sua maior fã!!!!!!!!!
    PS: Se a frase não for bem assim, desculpem… estou sem minha agenda agora!

  10. Ei marcos, alem de tu ser xara do meu irmao mais novo, tu tambem gosta muito de ler, just like me. Acho que devo ter so um pouco menos de livros que tu, pq pego na biblioteca da faculdade, leio e devolvo.
    abracao manow

Deixe uma resposta