Será?

E aí, tudo bem com vocês?
Seguinte: tô sem a menor vontade de continuar o Velho Testamento. Depois de II Reis vêm os dois livros de Crônicas, que são bem chatos e repetem boa parte das histórias que eu já contei aqui. E aí vêm os livros de Esdras, Neemias e Ester, que são legais, e o livro de Jó, o mais legal de todos. Aí tem os outros livros poéticos (Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão), que são muito bons mas não dão gancho para sátira (até dão, mas não estou a fim). Depois disso vêm os profetas todos, que me dão uma preguiça danada.
Então estou pensando em ir direto para os Evangelhos e contar a vida de Jesus Cristo. O que vocês acham?

74 comments

  1. Faz os legais primeiro, depois vai fazendo os chatos aos poucos pra ter a biblia completa.
    Lembro que no colégio usavamos uma tal de ‘Biblia fácil’ na linguagem dos jovens.
    Quem sabe essa sua não emplaca e vira material de sala de aula no futuro?? hahaha

  2. Bem, mesmo sabendo que é mais trabalho e vc vai fazer mesmo o que achar melhor, rs, eu ainda voto pelos poéticos.Me arrepio só de pensar na sua versão de Cantares…que tesão! kkkkkkk

  3. Na minha opinião, a ordem é o que menos importa. Faz o que você estiver a fim, certamente será muito mais agradável – para você e para a gente.
    Dito isso, Jó sacaneado deve ser demais. 😉

  4. Comecei lendo esse blog em 2002 por causa da sátira da Bíblia. Depois que você parou de escrever a bíblia continuei lendo só pq você é feio e fiquei com pena.
    Se o meu voto conta alguma coisa, diria para você continuar na ordem. Mas se quiser ir direto pro Novo Testamento, fique à vontade, prometo ler do mesmo jeito e não reclamar.

  5. Textos mais difíceis do que levítico e deuteronômio não pode ter e vc fez milagre! Salmos eu já imaginava que não daria pra rolar uma sátira legal.
    Acho que vc pode fazer aqueles que estão mais fáceis, até mesmo para que você possa se animar e pegar o embalo novamente. Mas não deixe de fazer todos os livros, nem que para alguns, seja simplesmente um resumão geral, apenas para constar e sabermos do que se trata o livro.
    Afinal vc não pode deixar as escrituras incompletas e correr o risco de sofrer a maldição de Javé. Com Deus não se brinca!
    Não vejo a hora de ler sua sátira de Jeremias, imagino só o cápitulo 6, aonde um querubim pega uma brasa do altar e toca em sua boca em meio ao fumaceiro… tipo ele provou o baseado do próprio Javé, rsrs.
    Abraços e vamos nessa!

  6. Hum; acho que pelo menos uma passada (ou um resumo da história) merece ser satirizada. A questão do exílio em Babilônia; a volta pra casa!
    Pular isso e ir direto pra Jesus vai perder um pouco o contexto messiânico dele!
    Moral da história: Sei não hein?!
    Abs

  7. Marco,
    Já disseram antes e concordo: O blog é seu e você deve fazer da forma que achar mais interessante. Pessoalmente acho que é uma boa idéia você trabalhar nas parte que te interessam independente da ordem “normal”. A sua inspiração deve ser o seu guia.
    Acho muito legal que você realmente tenha se dado ao trabalho de ouvir a nossa opinião e espero que as nossas respostas sirvam para lhe dar ânimo a continuar escrevendo.
    Fã que é fã te apoia e quer mais!
    Um grande abraço!

  8. Perfeita a ideia. Desde que você começou o velho testamento eu tenho a impressão de que o novo testamento vai ser o trabalho mais hilário que você já fez (so far)…

  9. Quando você ameaçou parar com o trabalho, fiquei inclinado a eu mesmo tentar continuar, de acordo com o teus padrões de sacanagem… Fico feliz com a tua disposição em continuar, seja em que molde for, embora ache que agora teu trabalho vá inevitavelmente ter um caráter um pouco diferente do que era – é a vida.
    Fica a proposta de inventares algo colaborativo, ou ainda um concurso do tipo “O Melhor Salmo Sacaneado”, etc.

  10. Meu camarada… estamos ansiosos pelos evangelhos! A história de Jesus vai ser o ápice do seu blog!
    Algumas idéias (tenho várias):
    Jesus estava transfigurando num efeito 3D e levitava… um dos discípulos fala: Pow Jê, que lance manêro! e Jesus responde: Esse eu aprendi com David! e o Discípulo pergunta: O Rei David??? e Jesus: Nããã… David Blane, o meu mágico das ruas de Jerusalém.
    Jesus andava sobre as águas… Pedro maravilhado grita: Jêêê… por que você está andando sobre as águas??? E Jesus responde: É que eu NÃO sei nadar!!!!!!

  11. Há tempos acompanho e invejo (no bom sentido!) tua verve em relação às estórias da bíblia.
    Embora não acredite na existência de Jesus como Deus, os seus pretensos ensinamentos às vezes valem como modelo de comportamento, principalmente o sermão da montanha, que julgo o mais belo dos discursos em favor da paz e da justiça, que deveria ser seguido mais do que nunca por tantos hipócritas que pregam seitas e governam países.
    Siga em frente!

  12. Os evangélios são mais populares. Vai bombar! Depende da sua intenção e do que ta inspirado a fazer. Como fã posso dizer que o que vier é lucro! Vai na fé que ta bom demais!

  13. Sim. Continue a fazer a versão “Jesus me chicoteia” dos livros, independente da ordem original.
    O teu trabalho nos anteriores foi ótimo. Já estou ansioso pelos próximos.

  14. Eu aco que tu tem que largar a mão de ser preguiçoso e fazer a coisa a íntegra, afinal se desde o inicio a intençao era avacalh… quer dizer re-contar as lorot… digo as histórias biblicas que faça isso direito ser cortes, pulos ou censuras!

  15. Escreve o livro de Jó, cara. Senão vai acontecer uma desgraceira tão grande que nem caco de telha você vai ter pra se rapar. Huaheuaheuahuehauehauheauheauheauhaeuh
    Hehehe, sério mesmo… faz o que voc? gosta do antigo e depois vai pro novo! Jó é imprescindível. Oséias dá pano pra manga, Jonas também…

  16. Caraca, que felicidade, biblia by jmc denovo na área!!!
    Só Deus sabe (ops!) como esperei ansiosamente por essa notícia, e a certeza de que elas iam continuar, pelas mãos do marcãorélio! God bless you marcu!!!!

  17. Ah eu queria mesmo ler tudo, quando tem algo muito chato é só contar beeeeem resumidamente e pronto. Mas como já disseram aí, não paguei nada por isso então vc é quem manda.

    1. Olha, eu não conhecia o blog, muito menos a versão da bíblia. Baixei o primeiro livro e não parei mais.
      Muito bom!!! E, como os demais, também acho que você faz o que quiser. Mas que o VT é ótimo é, então se continuar por lá mesmo acho bom. Como você pediu a opinião dos leitores, a minha é que siga com o VT, pulando ou resumindo beeem as partes chatas pra caceta, e depois entra com tudo no NT. Parabéns pelo trabalho!

  18. Desde que possamos continuar com a história… oque vier é lucro. Acompanho jesus me chicoteia a muito tempo, fiquei triste quando acabou, claro que compreendi os motivos, e acredito que não só eu, mas muitas outras pessoas ficaram muito felizes quando voltou.
    Abraço!

  19. Você tem tantos fãs e nenhum deles te dá uma ajudinha pra terminar essa bíblia neh??? depois ainda te chamam de preguiçoso. a galera ta achando que é assim fácil escrever 66 livros em 7 dias. (eles nao sabem que 1 dia é como mil anos e blá blá blá?) kkkkk.

  20. Caro Marco Aurélio Gois dos Santos,
    Olá. Prazer em conhecê-lo, acho.
    Meu “nome” é £.?., e sou um cristão — e venho acompanhando as suas “releituras” da Bíblia, com certo interesse.
    Antes de continuar, permita-me dizer que não sou um crente chato [bom, pelo menos eu não acho que sou], e não vim aqui “descer a marreta” em cima de você. Acredito que optar por uma religião, ou por nenhuma, é uma opção inteiramente pessoal que deve ser respeitada; no final das contas, se Deus realmente existir, você vai ter que se entender com Ele — não comigo, mero mortal cuja opinião vale tanto quanto a sua e/ou a de qualquer outra pessoa.
    Ok, sobre a sua “versão” da Bíblia: embora não seja fã de palavrões, e não goste da imagem que você faz do Deus judaico-cristão bíblico [na minha opinião, outras leituras do texto permitem que se veja um Deus bom, e não um tirano sedento por sangue]… no geral, acho no mínimo impressionantes, pra não dizer incríveis [no bom sentido], muitos dos retratos que você dos personagens e das situações bíblicas, particularmente quando os retrata como meros personagens humanos. [Num certo sentido, acho que este é o seu “erro” com relação a Deus: interpretá-lo como se Ele também fosse humano.] O seu bom-humor escrito, apesar de ateu, dá um bom contraponto a uma leitura viciada da Bíblia. Particularmente, achei muito legal o texto de Davi e Jônatas: acho que dá aos xiitas da “diversidade sexual” uma resposta muito melhor do que muitos evangélicos jamais conseguiram escrever!
    É isso.
    Sobre os livros, sou a favor de que você CONTINUE.
    Peço dois pequenos favores:
    1. Se conseguir, tenha um respeito extra com Jesus. Ele merece. ;¬)
    2. Crie um PDF do 2Reis — que, eu sei, ainda está *incompleto*, mas é melhor do que nada — e libere-o para download [digamos, “2Reis_incompleto.pdf”], por favor!
    3. Ok, são três. Sobre quais livros fazer primeiro, decida como achar melhor. Talvez Jó devesse sair antes, mas é um livro graaaande; e talvez os outros livros históricos também merecessem sair logo. Mas enfim, acho que o mais importante é você continuar produzindo.
    Fico por aqui. Parabenizo-o pela parte que considero “boa” do seu “trabalho”, e espero que Deus tenha misericórdia e bom-humor para com você!
    Abração e bom final de semana!
    ~ £.?.
    [Obs.: Se quiser, por gentileza, responda-me por email: http://goo.gl/f4Jht < meu endereço de email, mas escondido pelo reCAPTCHA, para evitar spammers.]

Deixe uma resposta