Vinte e três

Bati o olho na data no canto do monitor e me lembrei de alguma coisa. 7 de fevereiro? 7 de fevereiro. 7 de fevereiro! Hoje este blog macambúzio completa 23 anos de idade. Engraçado isso acontecer bem num período em que estou me afastando das redes sociais e considerando voltar a escrever no blog.

Em 2002, quando comecei com o JMC, pouca gente tinha a tal “presença online”. Aqui eu postava meus textos de sátira da Bíblia, mas também uns desabafos, uns relatos, coisas curtinhas, fotos… Era minha rede social antes das redes sociais.

Corta para este começo de 2025. Eu não sei bem o que aconteceu. Talvez tenha sido a imagem dos bilionários apoiando com entusiasmo o fascismo ultrabrega de Trump. Talvez os anúncios. Talvez a IA. Provavelmente tudo isso, junto com a idade pesando (em maio chego aos 50). Só sei que dia acordei já com preguiça de rede social, aí entrei no BlueSky e tomei duas patadas, entrei no Instagram e era só anúncio, fui olhar o Twitter e não entendi nada das conversas… e aí decidi dar um tempo.

Do Twitter eu já tinha me afastado, e só entrava mesmo para assuntos de trabalho. Apaguei a conta no BlueSky, que estava se tornando outro vício (é só um Twitter sem anúncios nem golpes — por enquanto). Instalei um aplicativo que deixa o telefone sem ícones e limita o uso de redes sociais. Ontem, desinstalei o app do Instagram do celular. Não tenho mais nenhum aplicativo de rede social.

Ontem entrei no Twitter pra dar uma olhada e não entendi os assuntos. Entrei no Bluesky com uma conta secundária e pior ainda: aparentemente o assunto era boné. Não entendi, não quis entender.

Talvez eu poste minhas coisas por aqui. Pelo menos é a minha casa, não tô trabalhando de graça para algum bilionário vagabundo dono de plataforma.

Eu acho.

2 comments

Deixe uma resposta