Nova coisa

Depois de tudo, resolvi que era hora de abandonar meu antigo blog. Não é que meu pai se importasse com minha sátira da Bíblia: ele até recomendava a leitura aos irmãos da igreja. Mas eu passei a vida inteira vendo meu pai lendo a Bíblia — não foi por outra razão que me tornei, a meu modo, um estudioso das Escrituras — e não quero ser lembrado agora como o cara-que-tira-sarro-da-bíblia.
Comecei outro blog, então. Aos poucos, vou importando coisas do blog antigo. A sátira da Bíblia ficou no passado.

22 comments

  1. Engraçado Marco. Eu acompanho seu blog desde 2005. É claro que seu texto é um texto de humor. Mas nunca entendi sua sátira como desrespeito. Sou cristão católico e nunca me ofendi com sua sátira. Sei lá , sempre me pareceu uma visão apenas diferente.
    Perdi meu pai quando tinha 3 anos de idade , ele tinha 26 anos. A falta que você vai sentir agora me acompanhou durante os 31 anos que se seguiram à morte dele. A diferença é que você esteve com seu pai nos momentos importantes de sua vida. Acredite, isso tem um valor inestimável.
    Meus respeitos e solidariedade a você e a sua família. Um abraço

  2. Engraçado como são as coisas: eu leio seu blog a tantos anos, acompanhei o delicioso “Balde de Gelo”, lí o JMC quase inteiro, que já me sinto amiga e próxima a família – sou leitora da sua marida também.
    Chorei com o seu post, como chorei quando lí sobre o falecimento da sua sogra, por sentir que amigos estavam tristes, por me sentir tão impotente como nos sentimos quando alguém muito próximo passa por uma situação semelhante.
    Enfim, não sou muito de comentar aqui, sou leitora que fica de canto, só observando. Mas hoje eu tinha que me manifestar e te transmitir coisas boas, desejar força e luz.
    Fiquem bem!

  3. Acompanho o JMC a muitos anos, assim como o pessoal que vem postando comentários aqui. Acredito que ter mudado de blog foi uma ótima idéia. A muito tempo vc não se interessava mais pela sátira da bíblia e meio que se via obrigado a fazer isso de vez enquando “porque o site era pra ser sobre isso, não é mesmo”?
    Parabéns pela coragem de mudar. Continuarei acompanhando aqui também.

  4. Meus mais sinceros (verdade mesmo, pode acreditar apesar da caretice destes votos) sentimentos por seu Amado pai. Que voces encontrem conforto, e as boas lembranças o mantenham vivo nos seus coraçoes e mentes. Agora, sou lua leitora e confesso que aprendi muito mais das estorias dea biblia atraves de seus textos do que os anos de estudos religiosos que me eram empurrados garganta afora. Entao como uma pessoa agnotica e sem religiao, afirmo que seus escritos eram de uma genialidade impar. Jmc e coisa finissima mesmo, e eu ate ja imprimi alguns textos para presentar algum colega que ainda teima em estudar teologia barta. Mas, fora isso, seu blog e de longe o melhor em conteudo inteligiente e comigo, e somente algum “doente” para achar suas graciosas satiras algo funesto ou desrepitoso. Tambem entendo a trabalheira que isto te deu ao longo dos anos, mas tenho fe sincera que aquando baixar a poeira desta dor, voce voltara sem duvida a reescrever suas escrituras. Ate porque eu pessoalmente (e isto e minha opiniao unica e exclusivamente pessoal, e nao quero de forma alguma te impor minha ideia) creio que voce voltara a escrever novamente a estoria da biblia ate por homenagem ao seu Pai. Pois ele certamente estaria muito contente de ver sua empreitada original se concretizar. Alem de que a biblia sacaneada e o melhor lance que ja conheci. Um grande abraço e um beijo no coraçao, seja forte.

  5. Como os outros comentaristas, eu também acompanho o JMC faz muito tempo. Me diverti muito com as sátiras, mas entendo que este tempo tenha acabado.
    Sinto muito pela sua perda. Ainda tenho meu pai e nem consigo imaginar a dor de não tê-lo mais. Mas sempre que penso nisso, que um dia ele não estará aqui, lembro que é mais justo assim… ele vai chegar lá (onde quer que lá seja) antes de você, e é assim que deve ser.
    Respire fundo, siga adiante e seja sempre o filho que seu pai se orgulhava.
    Abraços.

  6. Marco Aurélio, parabéns pelo novo Blog e sucessos ainda mais pela coragem de mudar.
    Qto aos artigos que vc disse que iria aos poucos transportando, gosaria de poder reler sobre o que vc escreveu com o título “Saul começa a infernizar a vida de David”, isto em março de 2009.
    Continue sempre a pessoa que é, pois a água desta fonte, sempre sacia nossa sede de cultura, apenas com o direito de sorrir com suas excelentes sátiras sobre os vários temas.
    Abraços
    Wendel

  7. Só vim dizer que estou com vc pro que der e vier, apóio o que quer que vc decida e que estou há quase 3 dias infartando por tentar acessar o “Jesus me chicoteia” e só dar com aquela página em branco… Faz isso não, rápá que meu coração é fraco!!! rsrsrsrs.
    Que essa etapa que se inicia sirva como um caminho de conforto e novas inspirações.
    Abraço.

  8. Gostei da mudança. Comecei a ler JMC há pouco tempo e foi um espaço brilhante. Até porque a própria Bíblia é repleta de humor. Confio na frase do cabeçalho de seu novo blog. Querer é poder. Acredito que é possível estruturar raciocínio que evidencie o que você quer acreditar. Forças e abraço.

  9. Po marco, agora alem de não ser mais comunista, vai deixar de ser ateista tb?????
    ASuhsAHU Zuera, Segue o caminho que melhor te iluminar, mas sempre com o bom humor e a inteligencia que fez vc conquistar uma legião de fãs

  10. Salve Marco.
    RIP JMC. E já favoritei este.
    Acho que não há argumentos para ir contra sua decisão. Se isso te faz bem, damos todo apoio.
    Grande abraço.

  11. Cara, eu acompanho já há uns 7 anos o JMC. Fiquei triste por vc tirá-lo do ar, mas entendo muitíssimo bem sua decisão.
    Meus sinceros pêsames pelo seu pai, e desejo que, se realmente existir vida após a morte, ele sempre se orgulhe de você. Caso não exista vida após a morte, acho que o orgulho que ele deve ter sentido em vida pelo filho não foi pequeno, e que lhe sirva de guia em sua vida.
    Abraços,

  12. Faz muito tempo que eu, do meio da Amazônia, acompanho o seu blog. Fui criado em meio evangélico (escola, amigos), mas nunca me converti. Também conheço bastante da Bíblia mas acredito nela como um romance e não um conjunto de regras que algum deus escreveu. Está tudo lá, como também está no Vedas, no Alcorão, etc. Contamos a mesma história trocando os personagens e ainda nos matamos dizendo que aquele ou esse elenco é o correto.
    Enfim, sinto pelo seu pai. Também sinto pela sua decisão de abandonar as transcrições dos livros bíblicos. Você tem um dom especial de fazer aquilo ficar engraçado e às vezes é até mais instrutivo que a própria Bíblia.
    Abraços

  13. Meus pesames pelo seu pai. Redescobri o JMC poucos dias atras, fiquei feliz que o conteúdo de sua bíblia havia sido recolocado no ar, ainda em pdf, já que nunca consegui ler inteiramente (alguns anos atrás tentei começar a ler). Espero ter acesso a esse material novamente algum dia.

  14. Ola, Marco!
    Em primeiro lugar, gostaria de deixar meus pesames pelas suas perdas, ha pouco tempo perdi alguem muito proximo e de vez em quando me vejo chorando quando lembro dela… Discorrer sobre a dor, dizer que vai passar, ou que e normal, ou blablabla, nao vale a pena, entao vou dizer o que eu queria dizer quando iniciei esse comentario.
    Espero nao te chatear, talvez ate nao fara diferenca nenhuma, mas quero dizer mesmo assim o que penso. Comecei a ler seu blog ha muito tempo, nem lembro como cai aqui, mas li todos os arquivos ate “empatar” e desde entao abro diariamente o site em busca de um novo texto. Aprendi muito com suas satiras, coisas que dois anos de catequese so me deixaram mais confusa! Dei muita risada com seus textos, e parece que o conheci como um amigo. E depois desse tenmpo todo, o que eu acredito e que seu blog nunca ofendeu seu pai, pelo contrario, devia ser motivo de orgulho para ele que seu filho estivesse lendo a biblia e transmitindo as parabolas a tanta gente. Devia ser motivo de orgulho saber que atraves desse instrumento que comecou como uma brincadeira, vc progrediu como escritor e fez disso uma carreira. Tenho certeza que de onde seu pai estiver, ele lamenta que vc desista do que cultivou com tanto carinho. Nao espero e nem pretendo com este comentario fazer com que vc mude de ideia quando ao encerramento do JMC somente com o intuito de dar uma risada a mais de vez em quando, mas nao podia deixar de lamentar sua decisao como um engano…
    Com carinho e meus sinceros sentimentos.

  15. Minhas condolências.
    É uma pena que tenha parado com as sátiras da bíblia, satirize outro livro sagrado, você é muito bom no que faz e não vai queimar no inferno ou coisa parecida por causa disso, a não ser que acredite no inferno.

  16. Estou um pouco atrasado nos pêsames, mas tbm não quero me repetir como os demais dizendo o quanto sinto por sua perda, e que acompanho o JMC a anos e blá, blá, blá… Mas tenho que dizer que eu como os demais fãs dos seus textos, tanto os da Bíblia e os outros de assuntos diversos que você já fez, fazem parte da nossa vida, até mesmo os acontecimentos da sua vida particular, quando você as conta aqui, parece a nós leitores como se fosse sobre um amigo próximo, apesar de você nem sequer saber quem somos nós leitores, o que é normal a pessoas que se tornam conhecidas públicamente, ou seja, é muito mais conhecido do que conhece, o que é normal, mas protocolos sociais a parte, o sentimento que brota em mim em relação aos acontecimentos da sua vida são reais certamente, e do fundo do coração espero que você continue os seus textos, como já comentaram, até mesmo pelo seu pai, pois não são simples textos, mas algo que tocou e ensinou muita gente, que fascinados pelo seu modo de escrever se tornaram esses seus fãs e amigos desconhecidos.
    Abraço e Saudações de um amigo desconhecido.

  17. oi, te pedi os pdfs do jmc e infos sobre o fim do blog hj por twitter. qd entendi o motivo, achei q precisava escrever. fui leitora assidua do jmc por um certo tempo, mas logo no comeco do jmc. vc ainda tava no gênesis, s enao me falha a memória. voltei, anos mais tarde, pra ter a grata surpresa q vc havia compilado td em pdfs. baixei o primeiro e comecei a reler. li os dois primeiros, mas a vida é uma caixinha de surpresas, nao é msm? acho q de 2008 pra cá minha vida passou tao rápido q eu nem sei como me lembrei de respirar nesse meio tempo.
    eu tento compreender o q vc tá passando, mas a vdd é q, por ora, nao conseguirei, pq isso nunca aconteceu cmg, de perder um parente próximo e querido. mas, apesar disso, entendo sua vontade de romper com o passado. só nao entendo o fato de vc querer apagá-lo, nao disponibilizando mais um post sequer sobre a sua sátira bíblica. mas cada um com seu cada qual, já dizia meu prof de entomologia.
    e sendo td mt mais recente do q eu havia imaginado, achei q deveria deixar alguma palavra de apoio. sou atéia e nunca vi suas transcricoes como sátira, mas isso poderia ser visto como duvidoso. de qlqr forma, gracas a vc eu sou uma pessoa menos ignorante.. é irrelevante o conteúdo da bíblia para as discussoes q eu tenho sobre a existência ou nao de deus, até pq creio q o antigo testamento seja uma fonte sobre histórias reais, por mais permeada de fantasia q ela esteja. eu sou paleontóloga [ou estou a caminho de] e como pessoa q tb investiga o passado indiretamente, sei como fontes sao importantes, por mais incompletas q estejam. logo, seja pelo conteúdo histórico do livro, pelo conteúdo literário, pela fonte argumentativa ou pela simples curiosidade, me sinto de todo jeito menos ignorante, gracas a vc. fora q era simplesmente delicioso ler os seus textos, msm q fosse só pela graca de lê-los. algumas expressoes [quem pariu risadinha q o embale] e imagens [como maomé gago e josé bichinha do egito] até hj me fazem rir e jamais serao esquecidas.
    enfim, só me resta respeitar a sua escolha. e desejar tb q vc volte atrás na ideia de ao menos deixar disponível o q foi escrito.. pq o passado a gente nao muda, ainda mais na era da internet. nao disponibilizar os pdfs nao vai mudar a alcuna do “cara-que-tirou-sarro-da-bíblia”.
    por último, te desejo tb forca pra enfrentar o momento e o caminho q ainda está por vir. infelizmente creio q será longo. e penoso. mas inevitável, para qlqr um de nós.
    gabi

Deixe uma resposta