Desafio aceito

Um rapazote com o simpático nome de Dayvid (Dayvid!) me mandou a seguinte mensagem:

Cara, vc tem um talento indiscutível, mas vc tá equivocado. Você não acredita né? então eu te desafio a ler Romanos 1:18 a 23. Enquanto isso eu vou orar por vc, e vc vai conhecer o que é o sobrenatural de Deus, aí eu vou te pedir um favor: leia Jo 3:16. Se nada acontecernos próximos 10 dias vc não precisa me falar nada, vc tá certo e eu me calo. Mas se vc notar algumas coisas estranhas acontecendo, por favor seja atencioso e honesto pra reconhecer, e aí eu vou ter a honra de conversar com vc e compartilhar os gigantes que eu mesmo vi, dos seres espirituais que eu vi, de outras coisas que Deus me falou e mostrou. Um abraço cara, e não tenha medo de experimentar, pois mais cedo ou mais tarde vc terá reconhecer que Jesus é o Senhor, estou te oferecendo o jeito mais fácil. Filipenses 2:9 a 11. Até breve!

Gostei da boa educação do Dayvid. Muito diferente dos crentes que aparecem por aqui querendo me exorcizar na base da bibliada na idéia, ele é um rapaz gentil e bem intencionado. O que não quer dizer que ele esteja certo, claro. Mas aceitei o desafio.
A primeira recomendação dele é que eu leia os versículos de 18 a 23 do primeiro capítulo da epístola aos Romanos. Oba. Gosto muito desse texto de Paulo. É uma carta que ele escreveu para a igreja de Roma (dã), onde um grupo de judeus aceitara Jesus de Nazaré como Messias, mas mantinha o rito judaico. Só que também havia gentios por lá, não-judeus, e os dois grupos viviam brigando: os judeus, povo escolhido a dedo por Javé, achavam que eram os pica-grossa. Os gentios queriam ter o mesmo status dentro da igreja, mas os judeus só aceitariam se eles se  circuncidassem. Paulo mandou uma carta mandando os dois grupos criarem vergonha, explicando que o Cristianismo era uma nova religião e que, portanto, judeus e gentios eram iguais. No começo, ele saúda a todos, diz que está ansioso para visitá-los em Roma e diz que não se envergonha do Evangelho. Depois, ele começa a falar da ira de Deus — provavelmente porque alguns dos gentios da igreja deviam praticar atos que matavam os judeus de ódio, como idolatria. Os versículos que o Dayvid (Dayvid!) falou para eu ler são:

18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Eu sei que ele decidiu que eu deveria começar pelo versículo 18: é só a partir daí que o bicho começa a pegar; antes disso, Paulo faz suas saudações. Mas por que parar no versículo 23? Resolvi ler o resto do capítulo e entendi por que esse limite:

24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Ah, o velho costume protestante de tirar trechos da Bíblia de seu devido contexto. Vejam que Paulo fala muito especificamente para um grupo de Romanos que tinha caído na putaria e na veadagem, queda que ele atribui à idolatria. Será que o Dayvid quer dizer que eu vou virar veado nos próximos dez dias? Minha marida é que vai achar estranho, tadinha.
Mas vamos adiante, que ele também me mandou ler João 3:16, o versículo que é como um resumo do que vem a ser o Cristianismo. Melhor ler o capítulo inteiro, que vale muito a pena. A primeira parte conta a história de Nicodemos, um fariseu de alto garbo e elegância, que um dia saiu escondidinho à noite pra ver qual era a daquele barbudão de quem tanto falavam. A segunda parte mostra João Baptista dizendo que sua missão está cumprida, porque o primo Jesus é muito mais foda do que ele. Vamos lá:

1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
22 Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava.
23 Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.
24 Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão.
25 Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação.
26 E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
27 João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
28 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
29 Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
31 Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.
32 E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho.
33 Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro.
34 Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.
35 O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Pouco tempo depois, João Batista seria preso e decapitado. Nicodemos acabou convencido pela lábia de Jesus. Tempos depois, ele defendeu o cara diante de seus colegas fariseus. Quando Jesus morreu, Nicodemos ajudou José de Arimatéia a preparar o corpo para o sepultamento. Ponta firme, o Nicodemos.
Mas então, Dayvid (Dayvid!): estão lidos os trechos que você me mandou ler. Eu li ontem, na verdade, mas não consegui postar nada porque fiquei sem internet, como expliquei no post anterior. Mas tudo bem, te dou um dia de vantagem. Dez dias pro bicho pegar pro meu lado, né? Então tá. Dia 31 de julho a gente volta a se falar.

23 comments

  1. Eu ia falar algo, mas não houve “ranger de dentes nem gritos” então vou me limitar a esperar também!
    como acabei lendo os textos por intermédio do Marcurélio será que o Dayvid vai rezar por mim também?

  2. Eu fiquei na dúvida se o desafio vai envolver algo sobrenatural, pq ele falou de uns gigantes e a coisa ficou parecendo aquelas correntes que, se vc pensar na “pessoa amada e fizer uma reza em duas horas o telefone vai tocar e vai ser ele” ou algo do tipo.
    O Dayvid parece ser bom menino, mas podia ter sido mais simples, esse tipo de desafio é perigoso, igual dos mórmons que pedem pra gente orar e pedir revelação, se o livro de Mórmon é veridico e se aquelas pessoas existiram mesmo ou não.
    E olha q eu sou crente.

  3. Porea, Marco, só eu tive uma viagem absurda lendo a mensagem do Dayvid? Fiquei imaginando Manitu, pensei em Kafka… Mas assim, na primeira vez que li mesmo.
    Cruz em credo, eu sou uma descrente ignorante mesmo. Ou então tou alucinando por conta dos remédios anti-gripe.
    PS: O seu conhecimento e a capacidade de argumentação sempre me surpreendem, mesmo estando meio louca =)

  4. Interessante…
    Mas se não rolar nada, ele só vai se calar e pronto?
    Não vai rolar um pedido básico de desculpas em público e o reconhecimento de que ele na verdade tá surtado?
    Se bem que eu acho que o cara tá certo, hein?
    Tua internet já miou, Marco. Vai saber o que vem por aí, não é? Melhor se precaver e “aceitar Jesus”.
    Eu aceitaria na boa, se viesse como contrapartida uma parcela da arrecadação monetária das igrejas.
    Aleluia!

  5. Olha só,
    Pode até ser que isso dê em alguma coisa, porque eu acredito em Jesus e tudo o mais, mas mesmo assim estou certo que Deus não é um show-man (não mais) e isso pode ficar no 0 x 0, no final das contas.
    Dia 31 veremos.

  6. Legal o desafio.
    Depois que os dez dias se cumprirem, faça o Dayvid se lembrar de um trechinho dos evangelhos: “Não vim ab-rogar, mas cumprir [o valho testamento e etc].” E qual é o trecho mais legal do velho testamento? “Olho por olho, dente por dente, pé por pé, mão por mão, ferida por ferida, vida por vida.”
    Se cuida, Dayvid!

  7. Tava bisbilhotando seu site, percebi q podem sair mts coisas escrotas qnd ñ se tem nda pra fazer! Mas defintivamente vc foi um estimulo pra mim, como pode alguem q ñ acredita no meu Pai, saber tanto mais sobre o livro mais precioso dele do q eu, q digo q acredito. Realmente é uma vergonha, mas obrigada por existir, e ter me feito perceber issu.
    e assim, alguém q definitivamente ñ consigo entender, como alguém pode crer, q um espermatozóide microscopico vai virar um ser um dia, q existe milhões e milhões de bactérias invisiveis a olho nu, e não acredita no Deus q as fez.
    Mas eu sei q nda é impossivel pra Deus, só pra vc. Ah e espero mt q esse desafio seja o momento q DEUS vai usar pra mudar sua vida.
    ^^

  8. Acho que as pessoas que falam mal dos blogs (não só do seu) nos comentários escrevem os textos em outra língua e usam tradutor on-line. Não é possível errar tanto em 4 linhas.

  9. Caraca Marcurélio…
    O Dr. Thompson tinha uma frase que diza “Call on God, but row away from the rocks!” que traduzindo poderia ficar assim “Chame (desafie) Deus, mas sai da frente das pedras”…
    Mas o desafio é diretamente relacionado com sua busca; Deus olha a intenção da gente, não apenas os atos e o que eles parecem ser…
    De qualquer maneira boa sorte; vou estar orando por você também nesses próximos dias!

  10. Queridíssimo,
    bacana a educação do moço que te deixou o recado.Mais bacana ainda você aceitar o desafio.E concordo com você que essa história de ficar cortando a história só pra falar “o que interessa” não é nada legal…Por incrível que pareça eu me considero cristã..Apesar de muita gente me mandar p o inferno de cabeça p/ baixo p/afogar no caldeirão do kpeta…
    Acho que é porque o Deus q eu acredito…e o Cristo q eu acredito é o q está num dos trechos q você postou que todo mundo ignora.
    João 3:17.
    Mas nesse pseudo-cristianismo que adora julgar todo mundo, um Jesus q não veio p/ julgar,p/ condenar…não interessa…

  11. Cara, vou te dar uma sugestão, e se vc não aceitar foda-se.
    Quando estiver cagando, trocando incessantemente de canal, pensando na vida, enfim, quando a inspiração bater, sacaneie um trecho da biblia aleatoriamente. Pegue aquela parte que você gosta, sem obrigação cronológica ou sequencial, aquele trecho que você acha que dará uma boa história, só pra malhar o seu cérebro.
    Quanto ao seu problema com a internet, sugiro copiar o que esse cara fez:
    http://www.youtube.com/watch?v=s8Ik7PjMXnM

  12. hahaha, agora apareceu a versão crente do filme O chamado. Tá ae uma boa ideia prum filme gospel.hehe. Mas vem cá esse deus nao está meio lerdo não, a guria do filme te levava em no maximo uma semana.

  13. @Gargula
    Não não!
    Ele tem que terminar ao menos o livro de II Reis da “Bíblia sacaneada”!. Como a gente vai ficar com um livro pela metade?
    Bem que ele podia sacanear até Jó, PQ do Salmos em diante é uma viagem que só os adeptos aos lisérgicos entendem…

  14. Olá Marco!
    Interessante esse desafio.
    Sou crente tb e muito me impressionou seu conhecimento bíblico. Mostra q vc sabe no q vc não crê, enquanto muitos não sabem no que crêem ( me incluo nessa, pq não sei tanto).E concordo tb q é importantíssimo avaliar o contexto das escrituras.
    Frequentei a igreja protestante desde pequena. Mas, na minha adolescência passei por um longo período em que também não acreditava na existência de Deus. Mas, não era idólotra, GLS, prostituta… curtia a balada somente sem tais desvios de conduta.
    Um dia , reconheci a existencia de Deus. Foi através de um crente que não me conhecia. Essa pessoa orou por mim e me disse muitas coisas q nunca havia dito a ninguém.Coisas q nem se quer abri a boca pra falar. Algumas coisas q aconteceram, algumas preocupações q eu tinha, coisas q só Deus conhece, como descreve o Salmista no salmo 139 etc.
    E hj eu creio muito em Deus.
    Acredito, q Deus tem uma maneira diferente para cada um de se mostrar Deus e mostrar q ele existe. Sendo assim acho q vc não vera bicho nenhum. Pq Deus sabe o q se passa no seu intimo.E outra, não sou eu q vou te convencer, mas com certaza é Deus q te convencerá …
    Comigo foi como mais ou menos te disse, com o apostolo Paulo por exemplo , foi enquanto ele perseguia aos cristãos…
    E espero q vc tb possa ter um encontro tb e não só comprovar q Deus existe, mas viver com Ele. Pq é de verdade!!! Não é mentira não!!!
    Mas, se eu estiver errada e vc realmente ver algum “bicho”, verifique primeiro se não se trata de algum epsódio dos Power Rangers e depois nos conte!
    Bjs pra vc!!!!
    Obs: Desce o chicote fariseu!!! rsrsrsrs ( ri muito)

  15. Alguém já deve ter dito algo do tipo, mas vamos lá. Acho curioso o seguinte trecho do menino Dayvid:
    “Se nada acontecernos próximos 10 dias vc não precisa me falar nada, vc tá certo e eu me calo. Mas se vc notar algumas coisas estranhas acontecendo, por favor seja atencioso e honesto pra reconhecer”
    Pô, é bem cara de horóscopo isso aí. De repente, acontece de você ler, sair de casa sem guarda-chuva e pegar uma tempestade pelo caminho. Isso aí é castigo? Não, acontece.
    Com todo o respeito ao Dayvid (afinal, eu também tenho minha religião), mas não dá pra acreditar em um negócio tão genérico desses.

  16. Ah!!!
    Outra pergunta: Tô perigando a ver gigantes tb ou é só o Marco??? Tb li tds os trechos citados. Posso contar 10 dias ou fico sossegada???
    Antes de falar em nome de Deus é importante perguntar pra Deus o q Ele tem realmente a dizer pro Marco. Certo????

  17. Marco,
    Você continua impagável. Eu, como evangélico e ex-seminarista revolucionário (lembra de mim? faz uns seis anos), aceito sua liberdade de escolha. E continuo dizendo que usaria sua versão da Bíblia para pregar na igreja – se ela não fosse escandalizar alguns irmãos mais pudicos.
    Posso ser redundante? Você mostrou mais uma vez que conhece a Bíblia – e exegese – melhor que muitos crentes! Provavelmente melhor que o Dayvid!
    Lamento você não crer. Adoraria ter você na comunidade na qual me congrego. Ah, mais para isso você teria de largar o CQC e vir morar em Natal.

Deixe uma resposta