A direita se coça

Sábado à tarde, depois de um almoço de ogros com os amigos, fui à Paulista passear e dei de cara com isso:

manifestacao_direita.jpg

Uma manifestação. Nada incomum: a Paulista é o lugar predileto para tudo o que é manifestação em São Paulo, desde a parada gay até comemorações de títulos do São Paulo (há diferença?). Mas essa passeata em particular tinha algo de diferente. Não era só a classe média cansadinha reclamando da violência, ou cidadãos justamente emputecidos clamando por ética na política: tratava-se, na verdade, de uma manifestação da direita contra o governo Lula.
A passeata me fez lembrar o quanto a direita pode ser assustadora. Das imensas caixas de som saía a defunta voz da dupla Don e Ravel, entoando “Eu te amo meu Brasil, eu te amo”, hino máximo dos tempos da linha dura e do “Ame-ou ou Deixe-o”. Entre os manifestantes (muitos deles inocentes úteis, me parece), sujeitos com cara de malvados distribuíam panfletos alertando para os perigos do Foro de São Paulo e dos planos de Lula para levar o Brasil ao comunismo.
A direita é muito safada; chega a sê-lo mais do que a esquerda. Disfarça suas reais intenções por trás de manifestação pela ética. O ranço de Olavo de Carvalho se deixava entrever nos dizeres de uma das faixas exibidas pelos manifestantes: entre “Mensalão”, “Renan Calheiros” e “Caso Lulinha”, despontava a faixa “Suposta Ligação do PT com as FARC”. Porra, SUPOSTA?! Você está numa manifestação, xingando a mãe do presidente da República, e sapeca um “suposta” numa faixa de protesto? Oras, por favor!
Voltei para casa com medo. Aquilo me parecia a Marcha da Família com Deus, aquelas presepadas todas que antecederam (e desencadearam) o golpe de 64. Lembrei de uma crônica recente do Verissimo, na qual ele alertava para o perigo de se vaiar o governo ao lado das pessoas erradas. Eu pretendo continuar a vaiar os safados, mas aqui do meu canto, sozinho.

17 comments

  1. Seria algo como um “suposto” filho da puta. Caso não seja provado, fica o dito pelo não dito.
    Também continuo vaiando do meu canto.
    Beijim

  2. Não está sozinho. Esses manifestos viraram show de praça pública. O perigo é fazermos parte da palhaçada só em parar um pouco e olhar.
    “ame-o ou deixe-o”… Dê-me opção. Se houvesse uma terceira… “ou mate-os!” hehe…
    Beijo!

  3. Nossa, agora todo mundo é ético, né?
    Engraçado que ninguém chiou quando o PT saia na rua com seus inocentes úteis xingando e gritando “Fora FHC” e distribuindo panfletos denunciando a doação do Brasil (veja a diferença: o panfleto que vc fala, ao menos, é mais honesto. Deixa claro que é uma suposição. Os que eram distribuídos nas passeatas do PT AFIRMAVAM esse tipo de mentira).
    Ah, sim, e bonito é fazer como o próprio Veríssimo. Xingar antes, se abster depois. Ah, é a nova filosofia petista (vide Mercadante)…

  4. Poxa, Marco Aurélio,
    porque a raiva da manifestacao dos direitecas? Só sem-terra, sem-casa, sem-vergonha é que pode?
    E nao pode marchar com Deus pela família?
    Família é tao legal!
    Abracos,
    Dietrich

  5. Olavo de Carvalho eh bom pra rir. Mas quando aquilo vira base ideologica, realmente dah medo do que pode acontecer. Todo cuidado eh pouco e gato escaldado tem medo de agua fria…

  6. Eu ia falar ‘tudo farinha do mesmo saco’, mas ia adiantar?
    Então eu digo: “Os que estão lá e alguns que estão cá, tudo a mesma corja”!

  7. “Eu te amo meu Brasil” é a melô do patriotismo bucetal.
    (…)Mulher que nasce aqui tem muito mais amor. – lalalala
    (…)Mulatas brotam cheias de calor. – lalalala
    (…)No carnaval, os gringos querem vê-las – lalalala
    (…)Adoro meu Brasil de madrugada/
    Nas horas que estou com meu amor – lalalala
    Toda essa exibição de nossa commodity favorita ainda é permeada por uma tal de “Mão de Deus” abençoando tudo. Eu, hein?

  8. Há uns 20 anos, ou pouco mais, eu ouvia os comunistas e esquerdistas de plantão afirmarem que “a direita é burra”. Ao longo do tempo, só confirmei que de burra a direita não tem nada, pois quando precisa, consegue manipular a população direitinho. Burra tem se mostrado a esquerda, incapaz de repetir no poder os mesmos feitos dos outros e se manter como santos.
    Pelo sim, pelo não, atualmente eu fico pé atrás com as duas posições. E sou mais anarquista que nunca.

  9. Não diga que era o “Cansei”?
    Aquele “movimento” que recebe contribuição de
    João Doria Júnior, também organizador do concurso do ‘Cão mais Bonito de Campos do Jordão’ e da Hebe?
    kkk

  10. Também vi essa manifestação na semana retrasada. Olhei de cima, da janela da minha redação.
    Mas o que me chamou a atenção foi uma faixa logo atrás do caminhão. Em letras garrafais, continha um pedido:
    IMPITIMAM
    Uma jóia rara.

  11. Legal, muito bacana, ao invés de ficarem aqui, reclamando, dando risada, estilo humorista, deveriam estar juntos com a gente, ao menos estamos fazendo algo por este país, enquanto vocês ficam com a bunda pregada na cadeira, passou do tempo de derrubar toda a canalhada, seja ela direita ou esquerda, se preciso vamos repetir 64, porque desta Matrix democrática estamos desde 85, de lá pra cá rumo ao abismo.
    Peço que nos ajudem, afinal lutar por um país melhor é obrigação de todo brasileiro!!!
    Abraços 🙂

Deixe uma resposta