Bah, mas que merda

Kurt Vonnegut morreu.
A Fer me deu a triste notícia. Poucos segundos depois, Daniel Lima confirmou. Daniel me apresentou Vonnegut num Natal desses, dando-me de presente o Timequake, e livrando-me para sempre de pensar que literatura americana contemporânea era Bukowski. Comi o livro, comi outros, comi todos os livros de Vonnegut. Comprei o estoque de Vonnegut da Livraria Cultura. Li Um homem sem pátria duas vezes num vôo entre São Paulo e Foz do Iguaçu.
Por aqui, como observou Daniel, nenhuma linha na imprensa. O velho escritor de livros malucos, com suas obsessões que geravam temas recorrentes e sua falta de pudor em misturar ciência e arte não faz sucesso no país em que os poucos que lêem investem seu tempo em espiritismo, auto-ajuda e platitudes de Dan Brown.
Leiam Vonnegut, seus putos. Vocês precisam ler Vonnegut.

20 comments

  1. Vonnegut é um escritor sensacional, pena ser pouquíssimo conhecido em terras de Pindorama. “Slaughterhouse-Five” é um livro MUITO BOM. “Um homem sem pátria” também é ótimo. Ainda não li “Timequake”, mas acredito que seja do mesmo naipe dos outros.
    Ah, e eu sou espírita… E adoro o seu blog. ;D
    Um grande abraço, Marco Aurélio. Deus lhe abençoe.

  2. Fica falando de espiritismo sem saber, você vai criar um exército de obcessores contra você, você vai vagar pelo umbral até se redimir dos seus atos, reencarnará como um meio baiano, meio paulista que tenta ser escritor e será feio como uma buxa.
    Você acha que os espiritas são bonzinhos? Podemos ser tão fanáticos quanto os crentes!!! Abraços

  3. Boomer…
    Engraçado, terminei de ler Galápagos na segunda-feira. Acho que ele sentiu isso através do inconsciente coletivo e pensou: “Bom, minha missão está completa agora.”
    Uma pena, mais um bom que se vai.

  4. Marco, meu amigo, isso é tão subjetivo…
    Eu poderia dizer “Leia Schopenhauer, não invista seu tempo em Vonnegut”. Não digo! Digo: leia Vonnegut, se te agrada. Se me perguntar, sugiro Schopenhauer. Há espaço para todos.
    Live and let live, live and let die.
    Esqueça o mundo, meu amigo. Leia o que te agrada. Deixe os espiritualistas e necessitados da auto-ajuda com seus livros. Pelo menos lêem alguma coisa…
    Um abraço!

  5. Vonnegut me pegou com ‘Pastelão’ e eu nunca mais larguei dele. Divisor de águas nas minhas leituras. Até agora, vi poucas menções sobre a morte dele (só você e o Polzonoff). É pena.
    E pra você ter certeza de que Bukowski não é mesmo o único, sugiro outro nome (se bem que não tão contemporâneo assim): Raymond Carver. Vale procurar.

  6. Coisas da vida…
    Assino embaixo! Vonnegut era gênio!
    Mas devo dizer que achei seus comentários injustos… Acho que Vonnegut não fez sucesso por essas bandas, simplesmente porque só agora foram surgir traduções decentes dos livros dele. Afinal, espiritismo, dan brown e auto-ajuda fazem tanto sucesso por aqui quanto lá!

  7. só em terras de Machado de Assis e Campos de Carvalho existe uma infinidade de boas sugestões para leitura mas ainda penso que é melhor ler Paulo Coelho que ser analfabeto

  8. O cara realmente é muito bom.
    Por favor cara, leia mais sobre o espiritismo, tenho certeza que vai gostar muito e compreender muitas coisas. Leia Kardec Cara. Faz bem.

  9. Alguém me disse outro dia que qualquer coisa no meu blog lembrava os livros desse sujeito (que eu nunca li).
    Pensei: “Deve ser uma porcaria” e me mantive distante.
    Daí o cara morreu, o que não tem mesmo nada a ver com a história.

  10. Me diz uma coisa, Paulo: o Dan Brown tem defesa? E acho que o que o Marco classificou de Espiritismo foi coisa do naipe de Zíbia Gasparetto, o que me deixa tranqüilo, já que os livros dela não são espíritas (apesar de falarem sobre reencarnação). São meros romances comerciais, com um tema que ela já viu que é lucrativo. E realmente, Marcelo, existem extremistas em todo lugar, até entre nós, os espíritas. Mas é como o Marco sempre disse aqui, com relação aos evangélicos: não generalize. Abraços a todos.

  11. Karaka! Essa parada de espiritismo deu mesmo oq falar hein?
    Vai troxa, mexe c/ quem é centrado, ñ se deixa enganar por pastores charlatões e ñ segue a religião imposta por seus pais, vai.
    Da proxima vez vc faz alguma brincadeira c/ muçulmanos xiitas, filipinos, ugandenses, qualquer coisa assim.
    Isso me faz lembrar aqueles ‘malucos’ do oriente q queria matar o jornalista q fez as charges de ‘maomé’.
    Beijundas

Deixe uma resposta