Fui honrado com um convite da Tatiana Dias para participar da série Autopublicação na prática do projeto Trama Universitário. Minha participação está aqui. Trecho:
Você acha que o ambiente universitário ajuda a formar o espírito crítico? Como foi com você?
Eu acho que atrapalha muito. Faculdade é um encolhedor de cérebros, um nivelador por baixo. Nas duas faculdades que tentei fazer me senti emburrecer. Vou para uma terceira agora, mas com o firme propósito de ficar calado até o final, pagando em dia para pegar meu diploma logo. Pelo menos garanto o direito a cela especial.
Muito bom! 🙂
Sempre tive pra mim que faculdade só serve mesmo pra dar diploma, já que só se ganha algo “dentro dela” se você se matar de estudar “fora dela”, que é onde você acaba aprendendo MESMO.
Estudei em um momento histórico: 73-78, a retomada dos diretórios acadêmicos, o início da mobilização pr um partido operário. No meu caso, importante foi o grupo de amigos que fiz, a militância política, algumas cadeiras cujos professores eram competentes. É importante saber ficar caladinho, sim. E assinar o ponto como um bom marido o faz.
hahahahauhauhaa.. e so vc ir + ao buteco q a faculdade…
Eu acreditava que nela estudaria de verdade pois utilizaria este conhecimento em minha vida e profissão. Quanto mais próximo do fim dela tenho a impressão de que menos sei… Ah, a tal cela especial se chama no popular de “seguro”, onde ficam os estupradores, os “marcados pra morrer”, os vacilões e os graduados; ou seja, os indesejados. Nas rebeliões são os primeiros a morrer (antes mesmo dos policiais). É essa galera que compõe aquela comissão de frente que assistimos pela Tv serem arremessados do telhado ou degolados. Viu, estudar vale a pena 🙂
Lamento informar, Marco Aurélio: diploma de nível superior só garante “cela especial” até o julgamento. Se você for condenado, vai para uma cela normal de presídio (onde existe o risco de ser currado furiosamente pelos “pés-de-mesa” que esperam por carne nova)…
Então, reavalie o custo-benefício do seu curso superior…
Pô!! Tú é fogo mesmo, assim vc me frusta. Agora que comecei Ciências Biológicas, mas é sempre assim quem faz a Faculdade somos nós, se não estudarmos, tamo tudo ferrado.
Mas nem tudo é desperdício na Educação Superior brasileira.
Não podemos esquecer das matérias que enrriquecem qualquer cv: Dominó I & II; Fundamentos do Truco; Alterocopismo (Intensivo prático) e outras que nos fazem melhores no que fazemos!
(^_^)
Por essas e outras que optei pela faculdade on-line. Tem suas desvantagens, mas me livra de cada uma…
endosso. autentique e mande carimbar.
Fariseu do Ceu: ou muda o nome do blog ou volta a sacanear Javé…..to sentindo falta. Ta certo que a sua vida deu uma guinada mas abandonar os seguidores? hehehehe Abrs.
Bom, estou no segundo ano da faculdade e algumas coisas mudaram sim, mas é preciso ter uma bagagem boa já pq só a faculdade não irá ajudar tanto. Mas depende tbm o curso que faz e tal, como disse um professor, será que um aluno de odontologia consegue ser mais crítico aprende só a olhar pra boquinha de um coitado? Acho sim que depende o curos, mas depende muito mais da bagagem que temos.
Fala sério, esse blog é demais.
parabéns.
É realmente uma pena que as universidades brasileiras não se prestem a formação dos jovens. Formação de nenhum tipo, aliás. Nem acadêmica, nem profissional, nem pessoal. As instituições de ensino superior foram massacradas pelos governos militares, esquecidas pela era collor e depredadas pelo fh. Lula? Lula não deve nem saber como funciona uma instituição acadêmica. Todo o seu projeto de governo para essa área se baseia em colocar o maior número possível de pessoas nas faculdades, mesmo sem terem a formação básica adequada, para ganharem seus diplomas de e fazer o país ganhar uns pontos nestes índices internacionais de desenvolvimento humano. A questão que fica é de que adianta ter tanta gente com diploma, se não tem trabalho para toda essa gente? É por isso que está cheio de economista trabalhando de caixa de banco e analista de sistema trabalhando de programador.
Faculdade é essa coisa do diploma, aquela coisa de alguns amigos que faremos para sempre… E só.
Marco, o Malheiros já alertou, mas falo de novo, caso tu não tenhas lido com atenção: diploma só garante “cela especial” até o juiz dar a sentença. Depois disso, ou seja, o cumprimento da pena, é no presídio, em cela comum.
Cara, eu trabalho e estudo (Direito) num centro universitário privado e cada vez mais concordo contigo, se até hoje não descobri poruqe aprendi matrizes (matemática), não vou saber nunca porque estou aprendento a teoria finalisto no âmbito criminal.
obrigado por ter escrito isso.
Faculdade serve para montar sua rede de relacionamentos que te ajudará a arrumar emprego, abrir uma empresa ou ajudar seus camaradas. Estude para acompanhar a turma, senão voce não conseguirá montar sua “panelinha”.