(I Reis 5)
Vimos no último capítulo a organização do reino de Israel sob o comando de Salomão. Tal organização era tão eficiente que chamou a atenção até de estrangeiros, entre eles Hirão, rei de Tiro. O rei fenício fora muito amigo de Davi, e assistira de longe à subida de seu filho ao trono. Agora, porém, tendo tomado conhecimento da enorme sabedoria do novo rei, enviou a Israel uma missão diplomática. E Salomão, mostrando mais uma vez sua sabedoria, aproveitou a visita dos emissários de Hirão para dar início a um projeto grandioso. Para começar, mandou uma carta ao monarca fenício:
Saúdo-vos em nome de Deus.
Estais vós ligado que meu
Sendo assim, ó Hirão, pretendo eu agora
Hirão ficou muito feliz ao receber essa mensagem, pois estava mesmo ansioso para colaborar com Israel, uma nação que começava a prosperar. Então enviou sua resposta a Salomão:
Bendita seja a Deus de Israel, que deu a Davi uma filho tón sábia.
Gostei muito de seu mensagem, e já estou tomando os providências. Minhas servos vão começar a cortar os cedras para levá-los da Líbano até onde a senhor quiser, de jangadas pelo mar.
Negócia fechada, entón? Certinha, certinha.
Só um coisinha: o ticket-refeiçón das minhas trabalhadores fica por seu conta. Tudo bem?
Abraço,
Hirão, rei de Tiro.
Negócio fechado, os dois reis começaram os preparativos para a construção do templo. Hirão enviava a Israel todo o cedro e pinho que Salomão solicitava. Em troca, o rei de Israel fornecia anualmente duas mil toneladas de trigo e quatrocentos mil litros de azeite para os trabalhadores fenícios. Além desses, o rei convocou trinta mil israelitas para os trabalhos forçados, com Adonirão por chefe. O contingente foi dividido em três grupos de dez mil homens, e cada grupo passava um mês no Líbano e dois em casa. Além desses, Salomão mandou oitenta mil homens para cortarem pedras nas montanhas, e outros setenta mil para carregá-las. Esse grupo de pedreiros e carregadores, responsáveis pelas pedras para os alicerces do templo, tinha três mil e trezentos chefes.
Quatrocentos e oitenta anos depois de chegar a Canaã, o povo de Israel finalmente começava a construir um Templo para Javé. Tendo uma casa de verdade para morar em vez de uma barraca, talvez ele deixasse de ser tão estressado.
E ai !
Eu sou teu vizinho, tenho uma banca de jornais que prefiro chamar de Local de Entreterimento aqui na Imperador, e uma escola de desenho na Ponte Rasa http://www.grafite02.com.br
Visitenos quando possivel!
e gostei muito do teu blog é beemmm…..interessante!
Você deveria colocar mais vezes trechos bíblicos. Hoje em dia são cada vez mais raros! Grande abraço e sucesso.
Vai ser bom assim lá na ponte que partiu!
Nunca termine esse blog, cara.
sensacional como sempre!
Estupendo!!!
e Salomão tá deixando de ser mano é?
mas que coisa, eu gostava tanto…
Olá primeiro lugar parabens pela matéria na folha eu acabei de ler ela…
A idéia de reescrever a biblía é bem interessante…
Bem já vou indo tenho que organizar umas coisas por aqui… amanhã é dia de trabalho e estudo..
um abraço!!!!
apavora! me matei de rir com o texto da criancinhas se xingando. e o salomão é genial.
Estes dois como amigos está muito bom. Mas acho que como inimigos seria mais legal. Coisas da Bíblia…
Que matéria na Folha?
Manda o link.
Vai ficar bom mesmo qdo chegar no novo testamento. Vc podia pular direto né!! rs***