Queimando a língua

Maldita a hora em que eu disse que a direita estava sem opções. Eis o que Luis Fernando Verissimo escreveu em sua última coluna:

… se está interrompendo a segunda tentativa de um governo popular, com todos os seus equívocos e concessões, no Brasil. E querem ter a certeza de que não haja uma terceira. Depois que o PT lhe fez o favor de se auto-imolar, a direita está cuidando de espalhar as cinzas e salgar o terreno para que nenhuma outra opção de esquerda viceje em seu lugar, num futuro previsível.

Vixe! O homem comprou (disfarçadamente) a idéia do Delúbio Soares, da conspiração da direita e não sei mais o quê. Exultai, companheiros, exultai! Não é só a direita que tem seu profeta maluco: agora temos nosso próprio Olavo de Carvalho.

28 comments

  1. Eu já afirmei lá no kasbah que sou apartidário, embora não apolítico. Agora, acho engraçado que logo um sujeito inteligente como o LFV fale uma bobagem dessas. É a velha história: em caso de estupro, a culpada é a vítima – quem mandou ter boceta ?

  2. Vamos dar uma colher de chá pra ele. Tem gente defendendo de forma muito mais contundente essa tese maluca…
    LFV tem “limite de cheque especial intelectual” para gastar… pode ficar no negativo um pouquinho que eu não me importo…

  3. Sei não, Marco. Acho que você se equivocou na interpretação do texto (êia, olha eu ensinando um escritor!). Ele bem disse que o PT se queimou sozinho. Na sequência diz que a direita se aproveita dos “deslizes” pra garantir o próprio futuro, como não poderia ser diferente. Talvez as expressões “espalhar as cinzas” e “salgar o terreno” tenham sido um pouco fortes demais, o que teria te soado à extrema esquerda com sangue nos zóio. Mas seria divertido ter nosso próprio olavinho. Inté.

  4. Isso é triste… eu respeito demais o Verissimo, e é constrangedor vê-lo embraçando a idéia de que há uma vasta conspiração da direita para tomar o poder do povo (isto é: da esquerda). Mas não é totalmente surpreendente; a inclinação política do Verissimo todo mundo já conhecia, e apelar para teorias vagas e a emoção das pessoas é compreensivel, agora com a casa pegando fogo.

  5. Celinho,
    O PFL e o PSDB querem tirar vantagem dessa situação, assim como o PT quis tirar vantagens de outras situações no governo FHC. E, cáspita, cadê a esquerda? O governo Lula é de esquerda? Sob que aspecto?

  6. meus caros, sim o pt se queimou sozinho, claro.
    sim, a direita vai aproveitar tudo isso da melhor maneira possível.
    o que me deixa impressionada é que todos só querem ver um desses dois aspectos. Se bem entendo, se a esquerda não presta a direita presta e vice-versa, o que é realmente muito ingênuo, vamos combinar.
    O que existem são pessoas. quase três pessoas honestas na política do país. Uma de direita, uma de esquerda e uma pessoa que devia ser trancada no manicômio, mas que é honesta isso é.
    E pronto.

  7. A questão não é de golpe. Um golpe do tipo “tirar o Lula do poder com uma CPI” não existe e não interessa ao PFL e PSDB porque o empresariado tá enchendo o rabo de dinheiro com o bom momento econômico. Eles não têm nenhum interesse de fazer o país parecer inseguro para investimentos internacionais e por isto separaram bem as coisas. O que eles querem é arrastar este papo de financiamento de campanha, cuecas e compra de deputados até a eleição e evitar uma possível, e antes certa, reeleição. Sabe que oposição é esta? São putas velhas horrorizadas porque a novata do puteiro deu um beijinho na boca. Deputados foram comprados na época da privatização, nas teles, na reeleição de FFHHCC e não deu em nada. Todos os partidos têm caixa dois em todas as campanhas, como bem disse o próprio Lula. O motivo? Não se discute a maldita reforma política, que entre outras coisas quer acabar com o nepotismo, o troca-troca de partidos e as coligações, entre outras coisas.

  8. Não querendo decepcionar os “comentaristas”, mas de direita o PSDB não tem nada… Além do que, quem disse que a direita seria assim tão ruim? É claro que nesse país-das-maravilhas nada é o que é, porque tudo é o que não é, então ser direita, esquerda, preto, branco, analfabeto ou doutor, dá tudo na mesma… Infeliz conclusão!

  9. Bom, entre concordo e discordo, só acho uma coisa aqui cá comigo: é uma absoluta hipocrisia esses políticos todos que não são do PT, fazendo cara de santo e de indignado como se o escândalo atual fosse “coisa do PT” e exigindo que o partido deva ser dizimado, como se não houvesse pessoas decentes no tal. Até parece que nenhum deles participou de tal esquema (tanto o mesmo qto qualquer similar)!! Agora não se pode deixar de notar que finalmente, pessoas envolvidas em CPIs e tais, estão assumindo culpas e falando abertamente sobre o caso ao invés de “não sei”, “nunca vi”, “não, essa assinatura não é minha”, “não sei como essa quantia foi parar em minha conta” ou “não sei do se trata”. Dá pra notar a diferença? Aparentemente, dessa vez, não vai acabar em pizza….não é pra comemorar?
    E, convenhamos: que tá rolando um clima de “vamos derrubar tudo pra sabotar a imagem do Lula pra próxima eleição” ah, isso tá…só não vê quem não quer….ou vcs acham que político dá ponto sem nó?
    rs..no way…
    e olha que eu nem votei nele heim….

  10. Se querem derrubar ou não, isso eu não sei. Só acho que com esses “escandalos”, uma coisa se torna clara, até demais: infelizmente, nenhum partido governa pelo país.

  11. Uia, mudou a letra do JMC, agora é manuscrita…
    Conspiração…Só faltam dizer agora que houve implantação de chip.
    Que falta faz o Brizola para fazer uma leitura desta realidade política.
    A grande verdade é que o PT está fazendo um governo medíocre e os
    políticos profissionais e (os fisiologistas) que enxergam lá na frente,já estão cansados desta imagem de futebolzinho, viagens e buchada de
    bode e deram corda para os caras se enforcarem, já que eles precisam
    pagar para aprovar seus projetos.
    O PT que não se acerte, senão vai ter que chamar o Serginho e a Lacraia
    para finalizar seu governo. Vai lacraia, vai lacraia. Solta o som aí cumpadi.

  12. Pois é. Se os nossos ilustres políticos governassem para a população seria outra coisa né. Mas, só tem falcatruas. E não importa se é de esquerda ou direita. E hoje a gente já nem se sabe de que lado estão certos cabeludos. Se é da direita ou da traseira, não se sabe lá mais de que lado.

  13. Hmmm… Eu gostava mais do outro logotipo…
    Como?! O logotipo não está em discussão? Tudo bem. O site é seu.
    Mas que o outro era melhor, era…

  14. Acho que o Veríssimo – que entende de política – não quis dizer isto não, Marquaurélio… Li o artigo todo, publicado no Globo de domingo, e, na minha interpretação, Veríssimo quis dizer que a direita, os conservadores, as elites (ou seja lá o nome que se queira dar aos que sempre mamaram nas tetas do país desde 1500) estão aproveitando a cagada que o PT-SP, a CÚ-pula do partido,promoveu no governo para desmoralizar qualquer tentativa futura de chegar ao poder dos grupos políticos que contestam o status quo. Depois de exorcizar o PT, passado e esconjurado o susto inicial do governo Lula (que foi rapidamente cooptado pelo “sistema”), os conservadores querem retornar ao poder e nele permanecer por mais 500 anos. Agora, comparar o Veríssimo com um delirante como o Olavo de Carvalho é sacanagem… Exagerou, Marcão!

  15. Não é por nada não, mas noto uma forte semelhança entre vossa senhoria e o publicitário dos infernos Marcos Valério. Chego mesmo a crer que sois a mesma pessoa. Pois aquele nome nada mais é que uma corruptela de “Marco Aurélio”. Notai as carecas e o tamanho das proeminentes cabeças.
    Explique-se, “pharisaeus”!

  16. Rodrigo , você inicia seu comentário com a elegância de um Rui Barbosa, quando diz :
    “Não é por nada não, mas noto uma forte semelhança entre vossa senhoria” para a a seguir descambar para o escárnio.
    O Marco mostrou uma proeminência em publicar seu comentário, por questão de democracia,porém é melhor não provocá-lo, porque ninguém é de ferro. Esta é uma página para pessoas livres, que não irão entrar em sua igreja para qualquer tipo de catequese.
    E eu te digo, lembrando um famoso ditado popular : Dize-me com quem andas e te direi quem és.

  17. Concordo totalmente com a Mari Ruiva e pergunto, antes do PT onde andava este M.Valério, surgiu do nada? era pobre ?
    ora gente,francamente…

  18. Marco
    Prá quem entende prá caralho de linguagem, foi crasso teu erro: LFV não falou em conspiração de direita e sim que o PT se auto-imolou e a direita, no seu direito, se aproveita desse fato. Agora, o terrível é que dos 27 comentários, apenas 3 dos escribas leram o que LFV escreveu. Ou seja, Marco, podes te tornar um líder das massas,pois teus leitores crêem cegamente no que escreves, mesmo quando te equivocas.
    Um abraço
    Acioli de Olivo

Deixe uma resposta