A revista B2B Magazine de junho traz uma matéria sobre executivos blogueiros. Como eu sei? Oras, eu trabalho na revista e escrevi a versão para internet da matéria, usando o material que o Giba conseguiu para escrever a versão impressa. Parece que esse negócio de blog já está dentro das corporações há muito tempo, e só os executivos brasileiros ainda não perceberam. Diz Jonathan Schwartz, presidente COO da Sun:
Comecei meu blog por um motivo simples: eu queria estabelecer um diálogo direto com qualquer um que estivesse interessado na Sun, no que nós fazemos, e no que nós significamos como empresa. E eu o escrevo pessoalmente, não há ghostwriters, porque autenticidade deve estar acima de tudo numa conversa. Até onde eu sei, quanto mais nossos funcionários, investidores e clientes conhecerem a nosso respeito, melhor.
Há um imediatismo de interação que se pode obter com a audiência através dos blogs que é difícil de se alcançar de outra forma, exceto através de comunicação face-a-face. E não há maneira de qualquer indivíduo, tanto mais alguém que dirige uma companhia grande como a Sun, ter como falar face-a-face com uma audiência tão grande regularmente.
Nós sabemos que o “senso comum” nas corporações vê os blogs como uma ameaça. Mas nós também sabemos que o termo “senso comum” é um oxímoro. Para mim, companhias que vêem os blogs como uma ameaça são as mesmas que vêem o e-mail e os telefones celulares como ameaças. Nós acreditamos que esse tipo de comunicação permite que as pessoas participem e criem comunidades, e que uma comunidade sólida ao redor de uma companhia não é uma ameaça – é um ideal.
Há um imediatismo de interação que se pode obter com a audiência através dos blogs que é difícil de se alcançar de outra forma, exceto através de comunicação face-a-face. E não há maneira de qualquer indivíduo, tanto mais alguém que dirige uma companhia grande como a Sun, ter como falar face-a-face com uma audiência tão grande regularmente.
Nós sabemos que o “senso comum” nas corporações vê os blogs como uma ameaça. Mas nós também sabemos que o termo “senso comum” é um oxímoro. Para mim, companhias que vêem os blogs como uma ameaça são as mesmas que vêem o e-mail e os telefones celulares como ameaças. Nós acreditamos que esse tipo de comunicação permite que as pessoas participem e criem comunidades, e que uma comunidade sólida ao redor de uma companhia não é uma ameaça – é um ideal.
A matéria completa, com mais depoimentos e alguns links para blogs corporativos, está aqui.
O que seria do mundo sem os blogs???
Desculpe se sou pentelho te corrigindo… mas não seria:
“companhias que vêem os blogs”
ao invés de
“companhias que vêm os blogs”
??
Abração! 🙂
Hum… eu postei isso também ontem, cerca de uma hora depois de você e algumas depois do Techboogie (pelo que descobri mais tarde…) será que tem vaga pra mim na B2b, risos… bjs
ei… o Schwartz é COO da Sun… não presidente ô…
Ô Marco, nem precisa autorizar esse comentário, é só pra te dar o toque. No último parágrafo há duas correções a serem feitas:
“Para mim, companhias que vêm os blogs como uma ameaça são as memas que vêm o e-mail e os telefones celulares como ameaças”
O verbo aí é ver, e não vir, então o correto é “vêem” e não “vêm”.
É isso.
concordo com o texto , mas dizer que”os blogs como uma ameaça são as memas que vêm o e-mail e os telefones celulares como ameaças’se vc soubesse como as empresas de celular faturam vc mudaria de opnião
E se você soubesse ler saberia que a opinião não é minha.
Olha Marco, bem legal a matéria. Tudibom e boa sorte no trabalho. Mas avisa lá pro pessoal que a matéria não abre bem no Firefox. Nem no mozilla. Nem no Koqueror. Acho que só no IE… Bagunça as letras, sabes?
Abraço!
Sei que foi erro de digitação, mas há um “parcicipem” no último parágrafo.
Oi Marco Aurélio. No Firefox o site da B2B aparece ilegivel. Tem como vc pedir pro pessoal da B2B seguir os padrões do W3C?
Papo de tecnologia tem tanto acrônimo, não? Abraços.
– Roberto, Henrique: aguardem. Teremos site novo em breve, e obedecendo o W3C
– Davi, obrigado.