Um palácio vazio

Voltando para casa hoje, fui surpreendido por um pronunciamento do vice-prefeito Gilberto Kassab no rádio.
(No rádio da lotação, obviamente, já que não tenho carro nem carteira de habilitação e sou incapaz de aprender a dirigir, como vocês podem ler aqui e aqui. Voltemos).
No pronunciamento, Kassab dizia que o Brasil tem crescido menos do que poderia, que as rodovias continuam esburacadas, que o presidente Lula ainda está devendo os 10 milhões de empregos que prometeu etc.
Pois muito bem. Votei em Lula várias vezes, inclusive nessa última aí em que ele ganhou por falta de opção. Vou defender o presidente? Não, não vou. Perdi totalmente o meu interesse por política depois de sua eleição. Uns dizem que o país está crescendo por conta da administração petista, outros dizem que é só porque o mundo anda muito chato mesmo: não há mais nenhuma crise daquelas brabas como foram as da Rússia e da Argentina não muito tempo atrás. Enfim, não discuto: é? Não é? Estou me lixando.
No entanto, me irrita vir o senhor vice-prefeito, cuja reputação não é das melhores, encher meus ouvidos com sua conversinha oposicionista. Oras, o PFL (partido de Kassab) esteve no governo por quanto tempo? Quinhentos anos? E o que ganhamos com isso? Eu digo o que ganhamos com isso: nabo, como sói.
Mas o pior mesmo é o sujeito sentar no rabo e vir criticar a cauda alheia. Os leitores que não moram em São Paulo talvez não saibam, mas esta cidade só não está totalmente às moscas porque vemos aqui e ali sinais da presença do governo estadual ou federal. Prefeitura? Que prefeitura? José Serra foi eleito, tomou posse e puf! virou morcego. Melhor seria o Maluf. Até o Pitta. Ora, Jânio Quadros embalsamado no Palácio Anhangabaú teria mais presença; ao menos seria uma oportunidade de ver o Jânio sóbrio. José Serra destaca-se pela sua total ausência.
(Sinal bem claro disso é a seção “Governo” do site da Prefeitura de São Paulo: a notícia em destaque na página, de 1 de janeiro de 2005, anuncia a posse do prefeito. Podemos concluir daí que nada de importante aconteceu depois da posse).
Ou José Serra está preparando algo de muito grandioso para anunciar dia desses (e tomara que seja logo: o final do primeiro semestre de gestão está próximo), ou então devemos congratular-nos todo dia por uma coisa: pelo menos foi para o Anhangabaú que mandamos o vampirão. No Planalto provavelmente seria pior.

32 comments

  1. pra mim, ‘quem sabe, sabe/ vota no kassab’ tá entre as dez melhores rimas de eleição da história.
    tem tb a variante ‘quem sabe, sabe/ vota comigo/ federal é kassab/ estadual é rodrigo’.
    eleição em são paulo é sempre uma diversão só.

  2. Cara você já pensou e sem o proximo prefeito de SP??? Mentaliza isso…
    A coisa seria muito divertida!!! Você nem precisaria correr mais atraz de emprego!
    =P
    Pensa e escreve sobre isso!!!

  3. Ops! Antes que eu me esqueça, a musikinha dele (Kassab)… Essa era muito boa…
    Apesar de que: qdo eu era pequeno morria de medo dela, assim como de todo o horário político… axo que era instinto natural!

  4. Este segundo mandato do César Maia aqui no Rio de Janeiro não está muito diferente disso, não.
    Ele só aparece muito por conta das suas maluquices habituais, mas pra fazer alguma coisa de útil mesmo tá difícil…

  5. é uma pena que você perdeu seu interesse por política porque daqui de longe todas as notícias e comentários políticos parecem muito, mas muito menos sensatos que esse post, excetuando o blog do meu querido amigo recifense Dado (http://horóscopo.blogspot.com) que quando se dana a falar da política pernambucana é ótimo.

  6. Outro dia mandei um email pro Serra, onde reclamei muito, é eu não tinha o que fazer.Pelo menos ele deixou o bilhete único da Martuxa.
    Beijim.

  7. Perdizes, 18.Mai.2005
    Bom dia:
    A despeito de divergências musicais com o autor deste blog (Belle & Sebastian e João Gilberto), sou fã da inteligência e sensatez do Sr. Marco Aurélio na condução deste BLOG. Já tomei umas “xuxadas” e nem assim desisto de lê-lo.
    É inegável minha admiração pelos seus textos. Porém este POST superou-se na fina adaga irônica que levantou a casquinha da ferida chamada prefeitura de São Paulo.
    Meus 40 anos se lembram daquele candidato à prefeitura de São Paulo em 1985, Rivailde Ovídio, que bradava “Onde está você, Franco Montoro?”.
    Eis que chega a hora de o povo dizer: “Onde está você, José Serra?”
    Uma vez mais, parabéns Marco Aurélio.
    PAZ!
    AMOR!
    ALEGRIA!
    João Carlos

  8. Ter qualquer esperança na política brasileira de hoje é se enganar. Eu vivo por minha própria conta, sem esperar absolutamente nada do governo. E por mim não pagaria impostos também. Eles não se tornam benefícions nem para mim nem para os mais necessitados. É triste, mas o melhor que fazemos é esquecer que existe governo. Por mim privatizaria o governo e tudo seria na base do “pagou recebeu”.

  9. Como assim, o Serra não fez nada??? Ele fez sim. diminui o tempo do Passe Livre… grande feito!
    Ele também deixou de pagar os motoristas, estagiario, pedreiros, etc…

  10. Visito seu blog esporadicamente e li sobre a Lana Casoy, a mesma está neste momento no canal 11 falando sobre seu livro.
    Bom, quem quiser pode mandar emails pra ela através do site da TVE para o programa Sem Censura.
    Fuiiiii
    Mariana

  11. Marco, acompanho desde há muito seu blg, mas acho que dessa vez você mandou muito, muito mal. Coincidentemente, depois de ler o seu blog fui ler o do Inagaki (um dos seus Profetas), e eis o que achei por lá: “sempre tendo em vista as palavras de Arnold Toynbee (“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam”) e Bertold Brecht (“O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política”). ”
    Por favor, não ache um erro de português no meu comentário e me exponha à vexação pública, ainda sou seu fã.

  12. Eu também votei no Lula,não se votaria de novo…também perdi o interesse por política. Aqui em Porto Alegre, o povo queria porque queria tirar o PT da prefeitura,fizeram um frentâo e conseguiram, mas até agora o compositor-prefeito não mostro a que veio, se era para continuar o que os outros fizeram nem seria preciso eleição.Abraço

  13. Marco, Marco…
    Você e melhor do que isso, eu sei que é (não que o assunto não seja interessante e importante, nÃo é isso) mas sei que você pode e deve fazer muito mais… cadê o resto? Cadê a genialidade dos bons tempos? Vamos o nome do blogg de “Jesus” para “José Serra, me chicoteia!”? Adoraria ouvir as contestações emblemáticas, “sagradas” e bíblicas… cansou é? Que pena… Azar o meu (snif, snif!)
    Abração Marco!

  14. Eu não gosto de politica mas sou obrigada a saber não só pq eu leio o jornal diariamente mas pq eu assisto e gosto de estar bem informada…eis que venho na net pra tentar saber de alguma inutilidade publica e vc Marcão justo vc vem falar desses politicos que nós já estamos cansados de saber que não valem o chão que pisam…tudo bem…tudo bem eu li mesmo agora já era né? Mas é isso aí o importante é o que importa!!!!!!!!!!!!

  15. Não desistiu de tirar carteira não né? Faça-me o favor, se até eu tirei. Isso pq eu disse que ia deixar o carro bem encostadinho na frente pq a minha irmã era a próxima e saí do balão de terceira!!! Tá bom que não esqueci do freio de mão e parei em tudo qto era placa de parar que tava no meu caminho, mas mesmo assim… Tenta mais, uma hora eles cansam de te ver finaciando o Detran e te passam!

  16. e meu grupo estamos nos organizando pela volta do regime militar no Brazil e posteriormente pelo Nazismo. Hitler não morreu em vão.

  17. você e seu grupo podiam se organizar também pra contratar um professor primário e desenvolver vossa habilidade de usar a língua portuguesa sem violentá-la tão brutalmente…num segundo momento podiam contratar uma equipe médica que fizesse lobotomia por atacado.

  18. Todos possuem o direito constitucio-
    nal de opinião, e a nossa lei também
    é muito clara sobre dolo, injúria, difamação, incitação à violência, ameaças e discriminação racial.
    Portanto, sugiro que estas pessoas procurem outra àrea para expressarem suas opniões.
    E não custa nada, sendo caracterizado o delito, levantar o IP desses caras e levar ao Ministério Público, para o enquadramento devido.

  19. p/ Thiago Barbosa:
    Quem foi que disse pra voce que Inagaki/Arnold Toynbee e Bertold Brecht são os donos da verdade?
    E uma imbecilidade achar que o que diz, disseram intelectuais, filosofos, pensadores, messias, cristos, curiosos e afins “deve ser” (é) a verdade de todos os outros homens.

  20. Prezado DavideMogi,
    Ninguém me disse – não que eu me lembre, ao menos – que Inagaki/Arnold Toynbee e Bertold Brecht são os donos da verdade. Disseram para você foi? Cuidado, não acredite em tudo que dizem por aí (o mundo está cheio de imbecis).
    De fato, seria de todo imbecil achar que o que diz, disseram intelectuais, filósofos, pensadores, messias, cristos, curiosos e afins deva ser (ou seja) a verdade de todos os homens. Afinal, eles mesmos (os intelectuais, pensadores etc…) não raro defendem posições diametralmente opostas, não é certo?
    Eu concordei com o que o Inagaki disse ao mesmo tempo em que discordava do que o Marco disse, e, pasme, ambos pertencem à mesma categoria de ótimos blogueiros. Inquietante (para você) não?
    Por fim, concordo com você que é imbecil (sem ambigüidades) achar algo tão somente por que um ou outro intelectual, pensador, etc… achou, embora deva confessar que não acho totalmente desprovido de imbecilidade interpretar de forma livre, míope, tendenciosa e tacanha um comentário alheio, lendo nele uma miríade de generalizações estúpidas que simplesmente não estavam lá.
    Bem, isso é que eu acho. Advirto-lhe para que tome bastante cuidado antes de concordar comigo. Vai saber, já pensou se eu sou um intelectual, filósofo, blábláblá… Você não vai querer que pensem que você é um imbecil, não é?
    Cordialmente,
    Thiago Barbosa

  21. Uia!
    Eu que sou imbecil em achar voce deu uma (duas) indireta(s) pro Marcão, ao dizer que ele “… mandou muito mal …” neste post, e depois citou o que disse o Alexandre I., citando Toynbee e o Brecht.
    Sorry. Sorry!
    Alem do mais não havia visto que o Marcão, já havia dito gentilmente à voce, que ele pensa por si próprio.
    Não se irrite, não se irrite!

  22. Se encaixar, a replica acima foi “pro” Barbosa.
    Em tempo Thiago – por que não diz pra nós, porque na “sua opinião pessoal” o Marcos mandou mal no post?

  23. Meu, eu tava fazendu uma pesquisa muito entediante no google e como resultado (que não tem nada a ver com o que eu pesquisei) veio esse blog. no começu eu axei q fosse algum site tipo “vamos louvar a deus” ou até msm um site d putaria. Eu fikei tão revoltada cum o google por esse resultado nada a ver ter aparecido q eu resolvi entra nu site e francamente…….. axu q c salvo meu dia kra, tava precisandu msm dá umas risada antes de continuar a merda da minha dissertação.
    (axu q jah virei fã du blog e espero q ele apareça em mais pesquisas minhas)
    Laís

Deixe uma resposta