(I Samuel 29)
Enquanto Saul enfrentava o caminho de volta ao monte Gilboa sob o peso dos agouros lançados pelo espírito de Samuel, os filisteus preparavam sua primeira movimentação estratégica, saindo de Suném e indo para Afeque, pouco mais ao sul. Quando o rei chegou, seus comandantes sugeriram que os batalhões israelitas marchassem para o vale de Jezreel, bloqueando assim o avanço inimigo. Apático, Saul apenas fez um aceno vago com a mão, aprovando o deslocamento, e foi para sua tenda. Sabia que nenhuma estratégia mirabolante seria suficiente para salvá-lo e a seus filhos.
Assim que souberam que os israelitas estavam acampados em Jezreel, os cinco governadores filisteus reuniram-se e decidiram que era o momento ideal para um ataque rápido e letal. Tomada a decisão, começaram logo a marchar. Na retaguarda, junto a Aquis, rei de Gate, iam Davi e seus soldados, dissidentes de Israel. Os outros reis filisteus não gostavam daquela situação, e foram falar com Aquis assim que fizeram a primeira parada:
— Que diabo esses hebreus estão fazendo aqui?
— Ei, já se esqueceram? Esse é Davi, homem da minha maior confiança. É israelita, sim, mas desde que se rebelou contra Saul eu nunca soube de nada que o desabonasse.
— Não interessa, Aquis! Manda esse Davi de volta lá pra Ziclague. O cara é hebreu, e está mal lá com o rei dele. Existe jeito melhor dele se reconciliar com Saul do que entregando a ele algumas cabeças de filisteus? Além do mais, não era sobre ele aquela musiquinha lá das hebréias, falando que Davi matou dez mil filisteus e não sei mais o quê?
— Puta merda, vocês não esquecem mesmo a tal musiquinha… Tá bom, eu falo com ele.
Aquis esperou que os quatro saíssem de sua tenda, então mandou chamar Davi.
— Davi, juro por Javé, o seu deus, que confio muito mais em você do que em qualquer outra pessoa.
— Sei disso, majestade, e agradeço.
— Pois é. Você é um homem correto, honesto, trabalhador, corajoso, essa coisa toda. Mas isso não basta aos outros reis, sabe?
— É? Por que não?
— Ficam desconfiados, por você ser israelita, entende?
— Entendo… Mas e então?
— Bom, Davi, eu vou ter que pedir a você que reúna seus homens e volte para Ziclague. Você não vai poder ir à batalha com a gente. Volte, e não faça nada que desagrade aos outros governadores filisteus.
Davi, que estava há semanas comendo mal e dormindo pior tentando imaginar como escaparia de lutar contra seus compatriotas, fez o possível para disfarçar o imenso alívio que lhe trazia a ordem de última hora de Aquis. Controlou-se como pôde, e fez seu teatrinho:
— Mas o que foi que eu fiz? Diga! O que eu fiz de errado desde que vim morar na Filistia, para que o senhor me recusasse a honra de lutar contra seus inimigos? POR JAVÉ, O QUE FOI QUE EU FIZ? NÃO É JUSTO! OH, MEU DEUS, NÃO É JUSTO!
— Nada, Davi, calma! Você é tão leal como um anjo, mas acontece que os outros não gostam de você. Esse negócio de política é o diabo, Davi! Às vezes a gente tem que ceder para não ser engolido. Tente entender, filho! Junte seus homens e volte para Ziclague amanhã mesmo.
— Bom, se não há outro jeito, obedeço.
— Sabia que você compreenderia, Davi.
Quase saltitando de alegria, Davi saiu da tenda de Aquis e foi dar a boa notícia a seus homens. Na madrugada seguinte eles partiram de volta para Ziclague, enquanto os filisteus subiam a Jezreel.
Mas num é que o fiadaputa escapou…
Eta sujeitinho de sorte.
Não perca, no Discovery Channel, “Mistérios Insolúveis”: por que quando o Marcurélio põe um post onde ele aparece pelado tocando violão chovem comments caudalosamente – mas quando ele posta uma pérola como este capítulo bíblico, digno de um Joseph Heller ou um Gore Vidal, ninguém aparece? Não perca, no Discovery, às 21:ooh.
Até agora, o David é genocida, mentiroso, sacrilego (usou o urim e o turim contra as regras da religião), falastrão e poligamo…
Do jeito que Jeová gosta! O Jeová deve estar adorando!
Quanto ao Saul, ele está pagando por um crime grave: onde já se viu deixar gado vivo?
Mas não se esqueça Garcia, q Davi não quis matar Saul em nenhuma oportunidade e nunca quis usurpar o trono do rei tb.
O pecado pecadão mesmo de Davi está por vir… pobre Urias!
Marcuaurélio, você tomou providências pra protejer os direitos autorais dos capítulos da Bíblia? Porque eventualmente você vai publicar esse livro,né? Hein?
Tenho de adimitir, o “xará” escrevi muitcho bem. Porém (tem sempre um porém), á um errinho que notei e vc bem que poderia corrigir para evitar veijames mais á frente: Quando se dis no texto que “Às vezes a gente tem que ceder para não ser engolido”, o certo é: Às vezes, a gente tem de seder para não ser engolido”. O seder é de sessão, meu amigo. Não precisa agradecer a aula grátis, valeu?
Meu estúpido xará! Não contente em ser imbecil, ainda vem aqui passar vergonha. Não vou discutir com você, vamos consultar o Houaiss, shall we?
ceder
n verbo
transitivo direto e bitransitivo
1 transferir (a alguém) posse ou direito sobre (algo)
Ex.: cedeu sua vaga (a outro candidato)
transitivo indireto
2 abrir mão de; desistir, renunciar
Ex.: c. de seus direitos
bitransitivo
3 dar vantagem ou precedência a; conceder, outorgar
Ex.: cedeu a vez à apressada senhora
transitivo direto e bitransitivo
4 colocar (algo) à disposição de (outrem) por tempo limitado; emprestar
Ex.: cedeu seu carro (ao amigo) para ajudar na busca
transitivo indireto e intransitivo
5 dar-se por vencido; não resistir; concordar, sucumbir, transigir
Ex.: [ele cede a qualquer pressão da chefia] [c. às tentações] [insistiram e ele cedeu]
intransitivo
6 tornar-se menos intenso; abrandar, diminuir
Ex.: a febre cedia pouco a pouco
intransitivo
7 chegar ao fim; acabar, cessar
Ex.: [quando a ira cedeu, ele acalmou-se] [a ventania custou a c.]
intransitivo
8 tornar-se mais largo, mais solto; afrouxar, relaxar
Ex.: embora apertado, o laço cedeu
transitivo indireto e intransitivo
9 sofrer abalo ou deslocamento; perder a resistência
Ex.: a ponte cedeu (ao peso) e partiu-se
seder
Não consta
Portanto, seu pedaço de asno, recolha-se à sua insignificância.
(Oh, it feels soooo good…)
A propósito, cavalgadura, o que são veijames?
Hum… A não ser que o xará seja portador de um tipo de ironia muito sutil e senso de humor um tanto obscuro. Se for o caso, tiro o chapelão para V. Sa.
Essa frase do Aqui sobre “ceder para não ser engolido” é ducaralho!!!!!! Sensacional! Grande capítulo!
O cara tá zoando com a tua cara Marco, e ainda vc caiu na dele, bobinho…
E vc ainda me escreve um texto com quase 50 linhas prá explicar pro cara… rs
Acho q vc tem que voltar pra Progress, é uma multinacional e vc terá muitas oportunidades
ô Marcu, você é inteligente o bastante pra ficar dando “trela” para um idiota como o sujeito acima…ele tá é com inveja.