Jefté e a tribo de Efraim

(Juízes 12)

No capítulo em que Gideão derrotou os midianitas, ficamos sabendo que os homens de Efraim eram os melhores guerreiros de Israel. Tudo muito bem, mas tinha um detalhezinho chato: eles gostavam de ver sangue e não admitiam de forma alguma serem deixados de fora de qualquer batalha. Jefté os convocou para a guerra quando os amonitas já estavam praticamente derrotados, o que os emputeceu deveras. O exército efraimita atravessou o Jordão e os líderes foram falar com Jefté:
— Porra, Jefté! Agora cê vem chamar a gente pra guerra? Tá doido? Isso não vai ficar assim! Vamos queimar sua casa com você dentro, filho da puta!
— Ei, peraí! Primeiro: sou filho da puta mesmo, e tenho muito orgulho da profissão de mamãe. Segundo: eu mandei um e-mail convocando vocês para a guerra. Não receberam não? Mandei o e-mail e fiquei esperando. Como vocês não vieram me ajudar, vim com os soldados que tinha e derrotei os amonitas, com ajuda de Javé. Sinto muito.
— MENTIROSO! NÓS VAMOS ACABAR COM A TUA RAÇA!
— Ei, não fiz nada contra vocês! Que negócio é esse?
— Vocês, gileaditas, vivem nas terras de Efraim e Manassés, e no entanto são uns traidores! Você é um desertor de Efraim!
Jefté não tinha metade do jogo de cintura de Gideão, então nem tentou uma solução diplomática:
— EU QUERO MAIS É QUE EFRAIM SE FODA! E AÍ? VÃO ENCARAR?
O clima ficou bem pesado, e a guerra foi declarada, Gileade contra Efraim. Como estratégia, os gileaditas tomaram todos os pontos de travessia do Jordão, para evitar que os efraimitas passassem. Então, sempre que alguém chegava por ali, a sentinela perguntava:
— É efraimita?
Se o cara respondesse “sou”, era morto na mesma hora. Se negasse ser efraimita, a sentinela fazia um teste:
— Fala “Chibolete”.
— Como???
— FALA “CHIBOLETE”, CARALHO!
Parece absurdo, mas na verdade era um jeito simples e eficaz de saber se o sujeito era efraimita ou não: devido ao sotaque de Efraim, qualquer um nascido naquela terra pronunciaria “Sibolete”. Algo como pedir a um carioca para falar “sinistro” (“sinishtro, aê!”) ou a um paulistano para dizer “evento” (“evêinto, meu!”). E o que aconteceu ali às margens do Jordão foi mesmo um evêinto sinishtro: 42 mil efraimitas mortos por causa de seu sotaque. Diabólico, não?
A vitória sobre Efraim foi o último feito digno de nota na vida de Jefté. Depois disso, ele governou Israel por seis anos, após os quais morreu e foi enterrado em Gileade.

Jefté foi sucedido por um certo Ibsã, da cidade de Belém (aquela). Ibsã tinha trinta filhas e trinta filhos, para os quais arrumou noivos e noivas de outras tribos. Governou Israel por sete anos. Depois que Ibsã morreu e foi enterrado em Belém, foi a vez de Elom tornar-se juiz. Ele governou por dez anos, e foi enterrado em Aijalom, na tribo de Zebulom, sua terra natal. Abdom, filho de Hilel, sucedeu a Elom, e seu governo (se é que podia se chamar assim) durou oito anos. Foi enterrado em Piratom, sua cidade de origem, na tribo de Efraim.
Três juizezinhos muito dos sem-vergonhas, que nada fizeram de notável. Em compensação, depois de Abdom (o inventor dos abdominais, rá!), vem o cara que fez algumas das coisas mais impressionantes de toda a Bíblia, um verdadeiro herói. Começaremos a falar dele no próximo capítulo.

10 comments

  1. Ibsã tinha trinta filhos e trinta filhos, para os quais arrumou noivos e noivas de outras tribos.
    É que uma metade dos filhos eram frutas !
    aiuahiuahiauhaiuha !!!!!
    Arruma aê o careca !!!!!

  2. Aprovação nos comentários agora é ?
    Tá aprendendo com Javé, né safado !!
    Tá parei !
    Afinal esse site é seu e você faz dele o que bem entender, né ?
    Odeio caras chatos que ficam dando palpites; tipo: Olha vc escreveu uma palavra errada no último capitulo. Olha acho que a cor do site tá horrivel.
    Coisa mais chata esses caras !!!

  3. Putz… Eu pensei que nesse capítulo tu tinha abusado da licensa poética, mas fui ver e é assim mesmo. Primeiro os caras inventam uma guerra só porque gostam duma pancadaria e o tal Jefté deixou eles de fora. Depois, o mais incrível, é o lance do chibolete. Galera, isso não é invenção do Marco Aurélio não!! Eles mandavam os caras falarem chibolete mesmo!! Exatamente essa palavra absurda. Aliás, que diabo é chibolete????
    Pensei que esse blog fosse engraçado, mas o original é muito mais.

  4. Caralho! É sério esse lance do ‘chibolete’ ??
    Putz, que pena que eu não tenho a Bíblia aqui! Alguém devia fazer um livro sobre “As Pérolas da Bíblia”, ou as “Curiosidades da Biblia”, depois dessa…
    Vou procurar agora o que significa Chibolete, tá me parecendo um misto entre ‘Chacrete’ e ‘Bolete’.

  5. “Voyage, Voyage” total, esse capítulo.
    Não tô acreditando até agora nesse lance do Chibolete. Que isso, alguma mescla entre Chacrete e Bolete? Ou alguma marca de chiclete da época?
    Deviam fazer um livro com “Pérolas da Biblia”, para curiosos! Vou agora pesquisar isso do chibolete para ver o que é…

Deixe uma resposta