Estou literário ultimamente. E se vocês ainda não tiveram a curiosidade de ler Nicolai Gogol, terão agora com esse trecho do “Diário de um Louco“:
Amanhã, às sete horas, se dará um estranho fenômeno: a Terra sentará sobre a Lua. O célebre químico inglês, Wellington, fala a respeito. Confesso que senti uma viva inquietação quando imaginei a delicadeza e a fragilidade extraordinária da Lua. Sabemos que a Lua é feita habitualmente em Hamburgo e de um modo abominável. Fico estarrecido que a Inglaterra não preste atenção nisso. É um tanoeiro manco que a fabrica e é claro que este imbecil não tem a menor noção da Lua. Ele coloca um cordão asfaltado e uma medida de óleo de oliva; espalha-se então sobre a Terra uma tal fedentina que é preciso tapar o nariz. Daí resulta que a própria Lua é uma esfera tão delicada que os homens não podem viver nela. No momento ela é habitada tão-somente por narizes. Eis a razão pela qual não podemos ver nossos narizes: eles estão todos na Lua.
Pergunta: Gogol era narigudo? Porque pra fazer tanta piada com nariz, só mesmo sendo portador de uma respeitável napa.
Ia perguntar isso agora… Que obcecado por narizes!
Será que ele não tinha nariz, e nasceu com cara de panqueca como ficou o cara no outro conto?
E que napa!!!
Para conferir é só dar uma espiadinha no retrato exibido no site abaixo.
http://www.palcoinsanio.hpg.ig.com.br/gogol.htm
O Nicolai Gogol foi aquele russo que emigrou pros EUA e ficou pelo Silicon Valley e depois americanizou o nome e criou o Google?
Oi Marco Aurélio, tudo bom?
Não se se pode te ajudar este endereço, mas pelo jeio o Gogol não tinha muiuto nariz não, veja aqui:
http://www.violetbooks.com/images-weird/gogol.jpg
Espero ter te ajudado
Fellipy
pense_bem.blig.com.br
deadpoets.blogger.com.br
feefe.blogger.com.br
http://www.smartville.kit.net
Que nariz feio desse cara heim!!!!
Puta merda!!!!
Mas pior mesmo é o nariz do michael jackson, fala sério!!!
O tamanho do nariz, na tradição medieval, era considerado o mesmo do “falo”. O que acabou rendendo várias paródias de textos canônicos que eram difundidas durante a festa dos loucos.
Gógol retoma essa tradição, já que o grotesco é a base de sua narrativa.
(uma pequena contribuição desse povo que destrinhca obras…)