Josué começa seu trabalho

(Josué 1)
Muito bem, começamos mais uma etapa da saga bíblica: o livro de Josué, que conta como o povo de Israel conquistou Canaã ajudado por deus e liderado por — bã! — Josué.
Pois muito bem. Depois de enterrar o corpo de Moisés — em lugar desconhecido, lembrem-se — e lamentar bastante sua morte, Javé foi falar com Josué:
— Muito bem, Josué. O negócio agora é com você. Moisés está morto e eu… Eu… [soluço] Espera um pouquinho…
— Tudo bem, Javé. Eu entendo. Vocês trabalharam juntos por tanto tempo e foram tão bons amigos, é compreensível que você se emocione ao falar de alguém que foi tão especial em sua vida, a ponto de…
— Er… Josué?
— Hum?
— Cala a boca, vai. Você fala demais e me irrita.
— Ok. Desculpe, Javé.
— Bah. Seguinte: fala pro povo se preparar, porque a invasão de Canaã começa daqui a poucos dias. Estejam preparados para atravessar o Jordão e iniciar a conquista. Como eu disse ao… ao… ao Moi… [soluço]
— Javé, se você achar melhor a gente conversar depois…
— Não me enche, estou bem. Eu dizia: como eu disse ao Moisés, entregarei a vocês toda a terra que vai desde o deserto, no sul, até os montes Líbanos, no norte, e desde o Eufrates, ao leste, até o Mar Mediterrâneo, ao oeste. Você será um grande general e nunca sofrerá nenhuma derrota, apesar de ser um songo-mongo incompetente. Isso só será possível graças à minha ajuda, é claro. Portanto, Josué, seja forte e corajoso.
— Pode deixar, Javé. Aliás, você e o Moisés — que você o tenha em sua santíssima glória — me deram o mesmo conselho pouco antes dele morrer.
— É? Foda-se. Você tem que ser forte, Josué. Forte e muito, muito corajoso.
— …
— É isso. Ah, e viva sempre segundo as minhas leis. Estude os mandamentos de dia e de noite, e tome cuidado para não me desobedecer jamais. Assim sendo, estarei com você sempre. E guarde minhas palavras no coração: nunca desanime nem tenha medo, porque eu estarei com você onde quer que você esteja. Portanto seja forte. Forte e…
— … Corajoso. Já sei.
— Bom pra você.
Javé foi embora e Josué tratou logo de começar os preparativos: chamou os líderes israelitas e ordenou a eles que avisassem ao povo para se preparar para a travessia do Jordão. Enquanto os líderes espalhavam essa ordem, Josué foi falar com os chefes das tribos de Rúben, Gade e Manassés do Leste, as quais — espero que vocês se lembrem — habitariam o leste do Jordão.
— Seguinte, negada: eu sei que a terra de vocês é aqui mesmo, e que portanto vocês não teriam necessidade alguma de nos ajudar do outro lado do rio. Mas lembrem-se do acordo que fizeram com Moisés, de atravessarem o Jordão, guerrearem conosco e só depois voltarem para suas terras.
— Que é isso, Josué? É claro que a gente se lembra, e cumpriremos o combinado. E assim como obedecemos Moisés durante toda sua vida, obedeceremos a você, e faremos tudo o que você nos ordenar. Quem o desobedecer será morto.
— Puxa. Obrigado.
— Só tem uma coisa.
— O quê?
— Acima de tudo, você precisa ser forte e coraj…
— Ó CARALHO! SERÁ QUE TÁ TÃO NA CARA ASSIM QUE EU SOU FRACO E COVARDE???
— …
— Porra! Moisés me falou isso, Javé já me falou isso umas cinco vezes, agora vocês! Até minha mãe, quando vou sair de casa, vem com esse papo: “Josué, seja forte e corajoso, meu filho. Ah, e leva o casaco que vai esfriar”. QUE INFERNO!
— Calma, Josué…
— Humpf! Vou mostrar a vocês o quanto eu sou forte e corajoso.
E saiu bufando da tenda dos chefes tribais.

13 comments

  1. Boa, Marco, legal como vc consegue achar uma característica bem peculiar em cada personagem pra ficar pegando no pé dele… pri-pri-meiro Mo-Mo-Mois-sés, agora o corajoso e forte Josué… saludos

  2. Tá demorando pra fazer a história da puta, hein?
    Ô Marcurélio, que tal botar uma foto da puta junto com a história? ia ficar mais legal.
    Ela pelada, no meio das ruinas de jérico… deve ter na internt uma foto de uma puta no meio de alguma ruina no Oriente Médio. Tem foto de puta de tudo quanto é jeito.

Deixe uma resposta