(Deuteronômio 34)
Bom, vamos acabar logo com isso.
Depois de abençoar as tribos, Moisés atravessou sozinho e calado a planície de Moabe na direção do monte Nebo. Subiu até o alto do monte com muita dificuldade, a carga de seus 120 anos consideravelmente aumentada pelo peso da proximidade da morte. Não demonstrou surpresa nenhuma ao perceber que não estava sozinho ali.
— Olá, Moisés.
— Oi, Ja-Javé.
— É chegada sua hora, meu velho.
— Eu s-sei…
— Mas antes quero mostrar a você a terra que Israel habitará, a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó. Venha comigo, o helicóptero está esperando.
Então Javé e Moisés sobrevoaram toda Canaã. Moisés conheceu tudo: a grande terra de Gileade, a costa do Mar Mediterrâneo, as planícies e montanhas, os bosques e desertos, as grandes cidades Cananitas inclusive a mais esplendorosa de todas: Jericó, a Cidade das Palmeiras. O velho profeta se emocionava: ali estava o fruto de quarenta anos de trabalho. Não fôra em vão, e ele lamentava um pouco menos sua própria morte.
Depois de verem tudo, os dois voltaram para o alto do monte Nebo, um pobre deus com grandes projetos e seu fiel amigo. Javé ordenou ao piloto que voltasse para o hangar e ficou sozinho com Moisés. Queria falar alguma coisa, fazer um grande discurso de agradecimento talvez, mas não conseguia: nunca se sentira tão triste desde a morte de seu primeiro amigo, Abraão. Então apenas disse:
— Obrigado, Moisés.
— Você é um deus cruel, Javé.
— VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS GAGUEJANDO, MOISÉS! O QUE ACONTEC… Moisés…?
Mas Moisés acabara de morrer. Tomado de tristeza, Javé pegou seu corpo e o sepultou num vale perto da cidade de Bete-Peor, em lugar para sempre incógnito.
E foi assim a morte do maior herói da história de Israel: inglória, estúpida, sem sentido. Como são todas as mortes, aliás. Moisés tinha 120 anos quando morreu, e ainda enxergava bem e tinha boa saúde. O povo ficou de luto e chorou a morte de seu líder por 30 dias. A partir de então Josué seria efetivamente o novo líder.
O Deuteronômio termina dizendo que nunca mais apareceu em Israel um profeta como Moisés, que falava cara a cara com Javé e fazia os milagres mais espantosos. Embora a tradição atribua a Moisés a autoria do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), não se sabe quem narrou sua morte e fez essa curta elegia final.