Bom começo

Segunda-feira, primeiro dia de minha última semana antes das férias. Sabendo que essa semana vai se arrastar como se fosse um mês, resolvi começar bem a segunda-feira e, por conseguinte, a semana: Liguei o micro e fui logo tratando de dar uma olhada no Leite de Pato. Porque Adailton Persegonha é o cara. Pois bem, lá chegando dei de cara com o link para o Imprensa Marrom que, vergonha!, ainda não conhecia. Excelente jornal em forma de blog, ou blog em forma de jornal, feito por uma equipe dez vezes mais competente do que os pelegos que andam espalhados pelas redações. No Imprensa Marrom, tomei conhecimento do editorial da revista Carta Capital desta semana declarando abertamente apoio a Lula. (Precisa ser cadastrado pra ler mas, pombas, é de graça!)
Não é tão pioneiro como alguns hão de pensar. No segundo turno das últimas eleições para prefeito, Matinas Suzuki escreveu um editorial no Último Segundo apoiando a candidatura de Marta Suplicy. Na semana seguinte, pouco antes da votação, vários outros órgãos de imprensa de São Paulo declararam seu apoio à candidatura petista, entre eles, quem diria, o sisudo Estadão. Tratava-se, no entanto, de situação bem diferente: Era mais uma manifestação de repúdio a Paulo Maluf do que apoio propriamente dito a Marta.
O apoio de Mino Carta é diferente, por convicção, e com excelentes argumentos para a escolha do candidato. Com isso, ele ataca toda a imprensa nacional, que não toma partido explicitamente, mas demonstraria seu apoio a José Serra até na página de quadrinhos, se pudesse (no artigo, Carta só poupa o Estadão, único até agora a deixar claro seu apoio a Serra).
Ótimo começo de semana para mim. E talvez um ótimo recomeço das relações entre imprensa e poder nesse país.

3 comments

  1. Como vc disse Marco, os vei´culos so´ assumem opinia˜o quando a opça˜o e´ absolutamente indiscuti´vel (vide anti-malufismo…)… Na maioria das vezes o que vale mesmo e´ o jogo do “me engana que vc e´ isento que eu te engano que acredito”…

Deixe uma resposta