Hoje este pobre blog abandonado chega aos 20 anos de existência. Já que ninguém lê mais blogs, fiz uma thread no Twitter que vou reproduzir mais ou menos aqui:
No começo de 2002, a @babslops começou a falar uma palavra que eu nunca tinha ouvido: BLOG. Que tinha feito um blog (que fui ver agora e ainda tá no ar), que era muito legal, que eu precisava fazer um blog, PRECISAVA. De tanto ela insistir, no dia 7 de fevereiro de 2002, há exatos 20 anos, eu criei uma conta no Blogger, penei um pouco pra configurar o negócio, escrevi o primeiro post, colei uma foto minha com o prof. Olavo de Carvalho e publiquei meu blog.
(“Jesus, me chicoteia!” era uma expressão que minha colega @vivianepita tinha aprendido numa viagem e voltou de férias falando o tempo todo. Achei engraçado, roubei.)
No mesmo dia, dois posts depois, contei rapidamente uma versão minha da Criação do mundo segundo a Bíblia. A Bárbara falou que tinha feito ela lembrar do Millôr, do Bernard Shaw… Minha vaidade não aguentou, e decidi que ia reescrever a Bíblia. Reescrevi os primeiros 11 livros, e parei no meio do 12º, II Reis. Vez em quando eu invento de escrever um capítulo novo. Ninguém mais lê, as pessoas pararam de ler texto na internet.
O título daquele primeiro post foi premonitório: a aventura tinha começado e eu não tinha ideia de aonde ela ia me levar. Foi graças ao blog que escrevi uns textos para revistas. Lendo um desses na Superinteressante mais o blog, o @gpavoni arriscou e me contratou em 2005. Foi meu primeiro emprego como jornalista. Anos depois, em 2009, o @arecobarudino me chamou para uma entrevista de emprego para uma vaga de roteirista no CQC. Até a hora de chegar lá eu achei que fosse trote. Ele lia meu blog (eu lia o dele também, mas não sabia), o Tas lia, o Gentili lia. Acabei contratado, e tô nessa profissão até hoje.
Fiz festas nos dois primeiros aniversários do blog. Veio gente do Brasil todo, casais se formaram. Na primeira festa, a @dani7macedo encasquetou que ia pegar o autor do blog Fale Com Deus. Pegou, namorou, casou, estão morando em Portugal de frente pro mar.
Em 2004, uma leitora mandou mensagem dizendo que gostava muito do que eu escrevia e coisa e tal. Chamei pra sair, ela aceitou. Fui muito sem noção, era um bar com os amigos, só ela de fora da turma. Mas ela se divertiu. Aí tem toda uma história, mas em janeiro de 2005 eu e @anacarlota começamos a namorar. Meses depois, quando eu decidi que ia pedir demissão do meu emprego de uma multinacional, ela me deu força. Ela me ensinou a dirigir aos 30 anos de idade.
Nos casamos em 2008. Em 2009, quando o @arecobarudino me ligou pra dizer que a vaga era minha, eu disse que ia pensar. Ele ficou desapontado. Cheguei em casa, falei pra Ana e ela: “Pensa sim. Mas se você decidir não aceitar, eu peço o divórcio”.
Ela sempre me empurra para o risco, baseada simplesmente numa confiança doida que ela tem no meu talento. Com o tempo, fui pegando um tiquinho dessa confiança dela. Te amo, minha leitora preferida.
Voltando ao blog: conheci muita gente, alguns que são amigos até hoje. Arrumei trabalho e casamento para mim e para os outros.
O @antoniotabet me conheceu lá no começo, quando ele também começou o Kibe Loco. Em 2018, ele me reencontrou no GNT, soube que eu era roteirista, e me indicou para uma vaga no canal de notícias que ele e a @MaraLuquet estavam começando. Assim eu fui parar no @CanalMyNews. O @MarceloTas, meu ídolo desde a infância, que era meu leitor sem eu saber, tá aí me aturando até hoje, agora no #Provoca.
É por coisas assim que, mesmo sem publicar mais nada lá (fora uns surtos eventuais), eu mantenho o blog, pago o registro do domínio e a hospedagem. A Bárbara tinha razão: é muito legal esse negócio de blog.
Um “Marco” histórico na literatura bloguística nacional. s2
Arrá!
Muito legal saber o quanto esse blog foi importante na sua vida!
Fora as inúmeras pessoas que, assim como eu, conseguiram entender melhor a Bíblia e passaram a ler com mais clareza. Grande é seu galardão!
Estamos aguardando seu retorno para terminar a história da Bíblia!!!!! Volte logo por favor 🙏!!!!!
EU CONTINUO… leio a bíblia na sua versão, mas como voce é preguiçoso não quis escrever mais. Mas ta valendo. quando sua preguiça passar, sua inspiração volta.
E continuo aqui, desde 2003 quando conheci seus textos através de um grande amigo. Não pare de escrever, ainda tem gente (eu) que lê na internet. Sucesso!
Conheci seu blog uns 17 anos atras. De vez em quando passo por aqui e ainda me esbaldo com o que vc escreve. Parabens pelos 20 anos, e por favor continue sempre por aqui!
Bah cara, vc se enganou mencionando Olavo de Carvalho como Prof. (Abreviadamente). Ele morreu sem nunca ter conseguido se tornar aluno, quem dirá professor! Ele nunca teve formação nenhuma. Kkkkkk
Se é para falar de tempo, conheço este blog desde que era um bebê, com apenas dois aninhos de idade… 😀
http://www.legal.adv.br/20040627/o-inicio/
Conheci este blog em 2018, foi uma grata surpresa, passei horas lendo, depois que baixei os PDF pra ler depois, a pastora Nadir num pode nem sonhar com um conteudo desse (e ela sonha muito kkk).
Enfim, parabens pelo blog, e que mais coisas boas se realizem pra vc.
Opa, muito obrigado!
Eu sou leitora da época do blog.
A Ana Carlota tbm tinha um blog maravilhoso “calabocaqueeutofalando” eu amava! Saudades.
Marcurélio, [puxação de saco aqui], eu poderia traduzir teus textos pro inglês, com a devida atribuição? Também gostaria de saber quais outros blogs tu recomendaria.
Achei você novamente… Masss que beleza.
Parabéns, tô chegando hoje no seu blog. Procurando algo além de youtube e instagram.
– Salve Marqualrélio!!!!
Parabéns para o Blog!
Desde 2002 passo aqui de vez em quando!
Sucess e sorte, sempre!
Cara, que felicidade em reencontrar seus textos!
Comecei a fazer minha sonhada pós em filosofia hoje(depois de 25 anos em frente ao pc), cabei de terminar a primeira aula online, e pensando nas relações com o divino e tal, me vieram seus textos à mente.
Comentei com um colega do trabalho e vim à caça!
E zaz! 11 livros reescritos, eu devo ter parado de ler um pouco depois que houve algum problema com o site pq ele saiu do ar maior tempão!
Mas que da hora reencontrar seu trabalho, vc é fera demais, amei ler o testimonial sobre tudo que rolou na sua vida esse tempo todo!
Grande abraços de um leitor fiel e que emana energias positivas pra que vc consiga voltar a escrever essas obras magniíficas!
Não sei pq o nome do Blog me veio a cabeça e vim procurar se ainda existia e EXISTE! Que sensacional.
Conheci la no começo, quem me mostrou ele a primeira vez foi a Criss Ribeiro do Vênus, Fritada… antes da fama, ela consumia Orkut, Jesus me Chicoteia, Zona…
Muito legal ainda existir, parabéns por tanto conteúdo bom por tanto tempo. Grande abraço! Ari Magoga -Sorocaba/SP.
Como assim, ninguém lê? Não é possível, rs!
Pela continuidade da biblia, o melhor da internet! Volta aê!