Promessas

Há duas coisas que são cada vez mais difíceis de se encontrar por aí: bons cristãos e amendocrem. Antes das férias mesmo fui ao Extra comprar amendocrem e quem disse que encontrei? Digo mais: desconfio que as pessoas de lá também não eram muito cristãs. Um feeling, sei lá. Mas nem é disso que quero falar. Pulemos para o próximo parágrafo.
Olá. Então. Antigamente os cristãos eram machos pra dedéu. Tão machos, na verdade, que a Cristandade quase morreu por W.O. logo no início, com tantos mártires apedrejados, crucificados, decapitados, devorados pelas feras. O reino deles não era deste mundo, então tanto fazia viver como morrer, já que viveriam eternamente ao lado de Cristo no céu.
O cristianismo resistiu a essa primeira onda de sacrifícios pela fé, mas estes não se esgortaram: pelos séculos seguintes, homens e mulheres pelo mundo todo deram suas vidas pela cruz.
Sabem o que os cristãos de hoje fazem? Pedem coisas. Alguns seguem líderes que afirmam que tudo está à disposição deles. Alguns desses líderes, pasmem!, chegam a dizer que o fiel deve exigir de Deus aquilo que querem, feito criança malcriada no corredor do supermercado. Mesmo aqueles que mantêm distância da tal Teologia da Prosperidade, no entanto, exercem sua fé pedindo coisas.
Claro que esses pedidos não vêm sem oferta de sacrifícios. Várias pessoas com quem convivo estão atualmente cumprindo alguma promessa. Mais da metade prometeu ficar sem comer chocolate por um determinado período. Aposto que Deus lá em cima fica muito impressionado. “Oh, ele vai ficar sem comer chocolate, deixa eu bancar o gênio da lâmpada para o pobrezinho”. Antigamente as pessoas davam suas vidas, ou pelo menos faziam um jejum sério. Agora é esse negócio de ficar um ano sem comer chocolate, seis meses sem beber refrigerante, parar de fumar por uma semana. E eu, que quero logo pagar minha metade do carro e arrumar dinheiro para dar entrada num apartamento, fico pensando em entrar numa barganha dessas com o além. É mole.
Mas então me lembro do caso dos missionários coreanos no Afeganistão. Só pode ser um sinal. Mais tarde vou ao Extra ver se encontro amendocrem.

28 comments

  1. copiei e colei no meu blog, citando a fonte, lógeco… mas se te incomoda, me avisa q eu tiro… =o(
    sou cristã, batista, como vc foi um dia (to enganada?), e adoro seu posts bem humorados… principalmente uma análise crítica e séria desse bando de crente que não se compromete com nada (nem o imposto de renda declaram direito e querem impor regras sobre a vida dos outros!!) enfim…
    boa semana pra vc.

  2. bom, eu sou batizada na igreja católica mas não sou praticante, mas não só no catolicismo ou no espiritismo que eu acredito… tudo vira marketing, até mesmo o mkt pessoal… Uma pena, pois este não é o verdadeiro sentido das religiões…

  3. Acho que é má influência de literatura do tipo “The Secret”… Os pastores (ou padres, ou freiras, ou qualquer líder fundamentalista cristão) falam que “O Segredo” é “coisa do capeta” (assim como tudo que é modernidade é coisa da “New Age” ou da Nova Ordem Mundial)… Aí, para perder o caráter demoníaco eles criam a “Teologia da Prosperidade”, “Renovação Carismática” e enfiam goela abaixo das suas pobres ovelhas. No fundo é tudo a “lesma lerda”.

  4. Cabeça, vc dá muita atenção para as abobrinhas desses pidões e esquece que lá no Supermercado Santa Luzia vende um montão de amendocrem, por R$ 3,50 cada pote, se não me engano…
    Corre lá hoje… A bagaça fecha 19h00 mais ou menos… Juro que não vou te esperar na porta pra pedir autógrafo… rs
    Ah, pra não dizer que vim aqui apenas fazer caridade (hehehe), faço então meu comentário sobre seu post: Qual cristão no mundo não sai por aí pedindo as coisas em troca de promessas impossíveis????
    Básico… (ou “Como de costume”?)

  5. Não vai encontrar amendocrem no extra e também não adianta pedir para eles e preencher aquele formulário do item que não encontrou, amendocrem está em decadência. Só consigo encontrar na Água Petrópolis. Estou até pensando em tentar fazer uma barganha para que o amendocrem volte a ser popular e fácil de encontrar.

  6. É moda, promessa de não comer carne por um ano (tem os espertinhos que não comem só na sexta-feira), chocolate por meses, doces por semanas, e assim vai.Conheço alguns que fizeram esses tipos de promessas, mas morrer pela cruz? Nem mortos!
    Barganha com o amendocrem, promete que não vai procurar o mesmo por um ano, pega nada não, é só não ir pro Afeganistão.
    Beijim

  7. E só fiz o comentário acima porque não vi que o Marcus já tinha informado do problema.
    Esses idiotas que não lêem as coisas direito antes de abrir a maldita boca…

  8. Amendocrem? Vai no Pão de Açucar ; minha mãe devora aquele treco à base de quase pote e meia por mês portanto é item de primeira necessidade; sempre encontro lá.
    [s]

  9. Concordo plenamente c vc, qto ao cristãos fracos de hoje. Só uma ressalva, por mais que se prolifere esses tipos por aí, ainda existem muitos cristãos verdadeiros, que fazem tudo por amor e sem pedir nada.
    “Pq no fim dos tempos o amor de muitos esfriará…”

  10. Bom dia,
    Eu estava fazendo uma pesquisa no “Google”, e apereceu seu “site”, então, vi o nome curioso, li esta mensagem sobre as promessas e seu “amendocrem” e concluí com base até em um comentário de uma pessoa que postou uma resposta, ( Lucia: sou cristã, batista, como vc foi um dia (to enganada?), e adoro seu posts bem humorados… principalmente uma análise crítica e séria desse bando de crente que não se compromete com nada (nem o imposto de renda declaram direito e querem impor regras sobre a vida dos outros!!) enfim…
    boa semana pra vc. ) do quanto você se afastou do “Pai, do Filho, e principalmente do Espirito”, talvez, seja porque você fixou seus olhos nos cristãos à sua volta, ao invez de em Jesus, pois Ele é o modelo a ser seguido, não os iguais a nós, humanos, cheios de falhas e de pecados.
    É por esse motivo que somos “laodicéia”, a pior de todas as igrejas desde que o mundo é mundo…
    Fixe os olhos em Jesus Nazareno, olhe para cima, na direção D’Ele, não olhe para os lados, nem para traz, lembre-se o mandamento resumo que Ele nos deixou foi: Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amo.
    Tenha certeza, Ele, continua te Amando, e o sacrifício D’Ele, também foi por VOCÊ.
    Me desculpe o mal jeito, mas, vou orar para que você, MESMO SEM SABER SEU VERDADEIRO NOME, que VOCÊ encontre o seu caminho…
    A Paz do Senhor esteja contigo.

  11. Olá, querido fariseu! Estava aqui perdido em meus pensamentos quando me lembrei que fazia um bom tempo que não vinha ler as suas estupendas tiradas bíblicas.
    Eis que me deparo com este post. E digo “Baralho! É exatamente o que eu queria dizer!” É, fariseu, não vou dizer que não se fazem mais cristãos como os que infelizmente foram parar no intestino de grandes felinos, mas são poucos mesmo… mas o começo de tudo é admitir que não se é mesmo, aí a gente já tá melhor que 90% da população que diz “Amém”. Esta é uma chicotada mutio bem dada, uma verdadeira lapada…
    Abraços e continue assim, Oh, fariseu!

  12. A falta de amendocrem no mundo e a metamorfose dos cristãos em frutinhas ou crianças malcriadas é, na verdade, parte de um grande fenômeno chamado Apocalipse.
    Veja os sinais, meu irmão: álcool que não queima, maionese sem gordura, macho fazendo sombrancelha… só falta começar a aparecer político honesto…
    sorte e saúde pra todos – sobretudo aos bons cristãos que, toda a sexta-feira, vão pra macumba!

  13. a propaganda do amendocrem nos anos 70 era muito boa:
    ‘era uma vez um pequeno principe
    que nao comia e não bebia
    amendocrem recomendou um sábio
    e o principe cresceu forte e sadio’.
    o último verso eu não tenho certeza se era isso mesmo.
    mas vem cá não tem maneiras mais saborosas de ingerir gordura não?

  14. Sempre comprei meu Amendocrem nos supermercados Mundial, mas nas últimas semanas…neca. O que farei sem meu Amendocrem? Mandei até email para empresa e estou aguardando. Mande email vc tb! Tem um formulário no site, tenho certeza que vão adorar seu jeito com as palavras. 😉

  15. o amendocrem aqui em uberlandia, minas gerais….nao tem nen no extra daqui mas tem um monte surpermercados biblicos ..vendem livros do edir macedo..do seu cuunhado r.r. soares…e outros vou ver se tem o amendocrem ….gostei cara bem sacado as seuas ideias

  16. DEUS SEM CERIMÔNIA – no meu enteder, isso que você relata nada mais é do que uma mudança na forma de ver Deus. Porque antigamente, na idade das trevas, o ser humano temia extremamente o que não conhecia. Hoje ainda temos medo do desconhecido, mas por outro lado conhecemos muito mais coisas do que naqueles tempos…
    Esse conhecimento nos permite por exemplo saber que um religioso que afirma que uma mulher que bóia na água é uma bruxa demoníaca é um mentiroso, ou no mínimo um burraldo.
    A conseqüência disso é que ficamos mais livres para interpretar o significado de “ser cristão”: se para você ir a igreja todo domingo é importante, parabéns. Eu por exemplo não dou a mínima.
    Aí começam as promessas de chocolate!…

  17. Infelizmente tenho que concordar com você, e pela falta de compromisso com Cristo é que muitas pessoas pregam prosperidade e os absurdos por ai.
    Eu entendo sua posição radical, não gosto de suas chacotas maliciosas, mas, esse post do Amendocrem me deixou triste, triste de saber que pessoas que se intutulam Cristãs são esse lixo… e são mesmo, conheço muitas dessas pessoas…
    espero que você encontre a verdade, e somente a verdade liberte você.
    boa tarde.

  18. como você estou a proucura de amendocrem agora sobre certas religiões vc tá certo mais sou uma serva de
    Deus e te digo há um caminho santo nesta terra a igreja congregação cristã brasil ?á servimos a
    Deus em espirito e verdade e lá nem o que prega a palavra de
    Deus nem os fiéis vive do dinheiro da igreja pois somos ensinados a viver em humildade sem explorar nimguem viu como nen tudo está perdido .vá lá quando der .a paz de
    Deus .quanto ao amendocrem esperemos que ele volte viva pra
    Deus e a comunidade do amendocrem.

Deixe uma resposta