Jefté, o filho da puta

(Juízes 11)

Havia em Gileade um homem chamado Jefté, soldado valente e filho da puta.
— Porra, Chicoteia, pega leve…
Não, vocês não entenderam. Jefté era filho da puta mesmo: seu pai, que se chamava Gileade, engravidara uma prostituta. Pois bem, imaginem o preconceito sofrido por ele. Desde cedo sua vida foi difícil, e mais ainda ficou depois de uma briga em família: a esposa de Gileade também teve seus filhos, os quais, depois de crescidos, expulsaram Jefté de casa, porque não o consideravam digno de partilhar a herança de seu pai. Ele fugiu de seus irmãos e foi morar em Tobe, onde se juntou à malandragem local.
Quando os amonitas começaram a se preparar para atacar Israel, acampando em Mispa, a valentia de Jefté já era de todos conhecida. Então alguns dos chefes de Gileade (a terra, não o pai de Jefté) foram até Tobe falar com ele:
— Jefté, só você pode nos ajudar. Por favor, volte para Gileade e comande nosso exército na guerra contra os amonitas.
— Ah, é assim, é? Quando eu fui expulso de casa, ninguém me ajudou, e agora que estão passando por um perrengue, vêm correndo me buscar?
— Er… Pô, Jefté. Esquece isso. Foi há tanto tempo!
— Eu vou. Mas com uma condição: se ganharmos a guerra, eu serei o governador de Gileade.
— Combinado!
Jefté, empolgado pela aventura que o esperava (e pela perspectiva de revanche contra seus irmãos), acompanhou os líderes até sua terra natal, onde foi aclamado governador. Foi até Mispa e fez todo o povo jurar-lhe fidelidade, voltando para Gileade depois. De lá, mandou uma mensagem ao rei dos amonitas:

From: jefte@tobe_freeserv.com.il
To: rei@amon.gov.am
Subject: Coé?

Majestade,

Com todo respeito, qualé a tua? O que você e seu povo têm contra mim? Porque invadiram meu país?

Jefté, filho de Gileade

Quase em seguida chegou a resposta do rei:

From: rei@amon.gov.am
To: jefte@tobe_freeserv.com.il
Subject: Re: Coé?

Jefté,

Negócio seguinte: quando os israelitas saíram do Egito, roubaram as terras de nossos antepassados desde o rio Arnom até os rios Jaboque e Jordão. Agora eu vim pegar essas terras de volta, e espero que vocês tenham o bom senso de devolvê-las sem luta.

Eu, o rei

Jefté ficou puto com a desfaçatez do rei inimigo, mas conseguiu controlar-se e respondeu com serenidade:

From: jefte@tobe_freeserv.com.is
To: rei@amon.gov.am
Subject: Re: Re: Coé?

Como é que é? Peraí, majestade, acho que o senhor pegou a versão errada da história. Clique neste link, e verá o que aconteceu de verdade. Em resumo: Moisés, nosso grande líder, peregrinava com o povo pelo deserto. Tinha enviado mensagens aos reis de Edom e de Moabe, solicitando passagem por seus territórios para cortar caminho, e dando garantias de que tal passagem seria pacífica. Ambos negaram. Então o povo teve que dar uma volta desgraçada, rodeando as terras dos edomitas e moabitas, e acabando por acampar na fronteira leste de Moabe. De lá, Moisés enviou mensageiros a Seom, rei dos amorreus (amorreus, amonitas, tudo a mesma raça), com o mesmo pedido: apenas que permitisse aos israelitas cortar caminho pelas suas terras. E ele não só não concedeu permissão, como ainda veio com todo o seu exército para atacar os israelitas. Oras, nossos antepassados eram só um bando de peregrinos, não tinham treinamento militar, e o cara faz uma covardia dessas? Só que ele não contava com o nosso deus, Javé, que ajudou Israel a derrotar os amorreus, conquistando suas terras. Foi Javé quem deu essas terras a nós, portanto. E você as quer de volta? Faz-me rir! Podem ficar com tudo o que Quemos, o deus de vocês, lhes deu. Nós ficamos com o que Javé nos deu, e fica todo mundo feliz.
Pô, você pensa que é melhor do que Balaque, filho de Zipor, que era rei de Moabe? Será que alguma vez ele nos desafiou? Durante trezentos anos nós habitamos Hesbom, Aroer, e em todas as cidades às margens do Arnom. Por que foi que vocês não tomaram essas cidades durante todo esse tempo, e agora vêm aqui querer as terras sem luta? Faça-me o favor, seu rei! Negócio é o seguinte: Javé vai decidir entre israelitas e amonitas. Vamos ver quem é que vai se dar bem nessa…

Abraço!

J.

O rei nem sequer se deu ao trabalho de responder a mensagem de Jefté, o que acabou de enfurecê-lo (a Bíblia diz que “Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté” *, mas isso não passa de eufemismo para “Então Jefté ficou puto pra caralho”): atravessou Gileade e Manassés, retornando a Mispa, e de lá comandou seu exército contra Amom. No caminho, fez uma promessa a Deus:
— Javé, se você me fizer derrotar os mequetrefes, eu vou pegar o primeiro que sair da minha casa para me saudar quando eu voltar da guerra, e oferecê-lo como sacrifício a você.
Uma promessa um tanto estranha, a oferta de um sacrifício humano. Mas Javé não reclamou, então o pacto foi feito. Jefté atravessou o rio para lutar contra os amonitas, e os derrotou desde Aroer até Abel-Queramim, vinte cidades ao todo. Houve uma grande matança, e os israelitas derrotaram Amom.
Quando Jefté voltou para sua casa (havia se mudado para Mispa), sua filha única saiu ao seu encontro, dançando e tocando pandeiro:
Na minha casa todo mundo é bamba / todo mundo bebe, todo mundo s… Pai, o que houve???
Jefté estava rasgando suas roupas, em sinal de desespero, e chorava:
— Ah, filhinha! Minha única filha! Você parte meu coração, filhinha! Eu fiz uma promessa a Javé e não posso voltar atrás…
— Que promessa?
— Prometi que sacrificaria a primeira pessoa que viesse ao meu encontro quando eu voltasse da guerra.
— Um sacrifício HUMANO, pai???
— É…
— E Javé aceitou?
— Bom, não recusou…
— Hum… Ué, pai. Se você prometeu alguma coisa a Deus, tem que cumprir. Sabe como ele é, né? Só te peço uma coisa: deixa que eu saia com minhas amigas e vá para as montanhas chorar por dois meses, porque nem mesmo terei a chance de ser mãe um dia…
— Mas… Filha…
— E da próxima vez, pai, pensa melhor antes de prometer alguma coisa.
Então ela chamou suas amigas e foram todas para as montanhas. Depois de dois meses, ela voltou e seu pai a sacrificou em honra a Javé. Que beleza, não? Ele bem que tentara, ao pedir que Abraão imolasse seu filho Isaque, mas se arrependeu em cima da hora. E agora, com Jefté, finalmente conseguiu o que queria: um pouquinho de sangue humano derramado apenas para satisfazer a seus caprichos, e mais nada.
Ah, o capítulo se encerra dizendo que a filha de Jefté morreu virgem, e que o episódio fez surgir a tradição de as mulheres israelitas saírem de casa todos os anos durante quatro dias para chorarem sua morte. Sei não, sei não… A menina passou dois meses longe de casa, acompanhada apenas de suas amigas adolescentes. Duvido que tenha voltado virgem, com tanto beduíno por ali dando sopa. E essa tradição das mulheres israelitas parece mais uma puladinha de cerca anual, à qual os maridos faziam vista grossa.

23 comments

  1. A barbara veio reclamar comigo que não tah fazendo mais chat.. olha só, quando for so pra fazer chat, sem você mostrar sua enorme cabeça pelada, use um servidor.. Tipo, terra, uol, algum desses aí, tah ligado?!
    Eu por exemplo, sou assinate globo.com, posso criar uma sala exclusiva no psiu.com se precisar, me da um toke!

  2. “Chorar” devia ser um código usado pelas moças da época para namorar. Por que foi chorar nas montanhas e não na rua de baixo? Esquisita essa história… ainda mais c’oaquele papo de “…nem mesmo terei a chance de ser mãe…”. Ela já tava prenha!

  3. Cara, achei genial suas sacadas, mas se pelo menos você tivesse um pouco de fé, como teve o distinto da sua história. Se é que vc entende o que aconteceu.
    Bjos!
    Ps.: E seja homem, não apaga meu comentário.

  4. Olá grande! Você escreve bem, mas gostaria de fazer um comentário, não me leve a mal!
    Jz 11:39,40 “E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel, 40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.”
    Em momento algum diz que ela foi morta! Veja que o verso 39 diz que: “compriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem;”, não diz que ela morreu, mas que não conheceu homem!
    Como você mesmo escreveu, Deus não aceita holocaustos humanos, por isso Jefté não teria sacrificado sua filha! O sacrifício somente poderia ser feito por sacerdotes o que JEFTÉ não era! E nenhum sacerdote iria descumprir uma lei dada por Deus através de Moisés e sacrificar um ser humano.
    (Deuteronômio 18 : 10) “Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;”
    Cara! A coisa não é tão simples assim! Os Judeus cumprem a lei até o “talo”.
    Conclusão! O que foi feito com a filha de Jefté é o mesmo que foi feito com SAMUEL (I Samuel cap. 1 e 2) ela foi separada (consagrada) para os serviços sacerdotais e por conta disso não teve filhos pois assim como o Nazireu (quem estava debaixo deste voto) não se casava ela também não pode se casar e por isso ela “CHOROU SUA VIRGINDADE”.


  5. Infelizmente nosso caro Jefté foi inconseqüente ao fazer este voto ao Senhor. Mais inconseqüente seria se não o cumprisse, pois conhecia os riscos do não cumprimento de um voto.
    Culpar, porém, a Deus das idiotices de um homem é sacanagem! Deus criou leis para o bem do homem. Mas, se o homem resolve usar essas leis de maneira tola, que culpa tem Deus disso?

  6. Aí Wesley bem legal sua tentativa de livrar a cara de Jefte, mas não é isso que o texto diz. Primeiro Jejte não se considerava Judeu, nem tão pouco tinha conhecimento e compromisso com a Lei. Segundo , por que registrar que as virgens de Israel saiam anualmente para chorar pela filha de Jefte, se ela não fora sacrificada? Na verdade esta sua interpretação é uma tentativa de transformar Jefte em Heroi bíblico, mas ele não é! Ele é um exemplo de que de “boas intenções o inferno está cheio” . Leia o texto pura e simplesmente e vc vai ver que a filha de Jefté foi Sacrificada. Paz!!

  7. Primeiramente parabéns pelos esclarecimentos (meus alunos da escola dominical iriam adorar essa forma de explicação {kkk})
    WÉSLEY; a questão é a seguinte essa é uma das maiores se não a maior curiosidade de todos na biblia, eis ai um grande dilema porque a biblia diz que ele estava cheio do espírito santo e fez um voto mano isso é a maior responsa se liga que ele esta cheio do espirito santo no verso 29 e faz o voto no 30 ai vc pensa a mais é só um vesiculo só que nesse versiculo o que acontece vamos relembrar Então o {Vers-29=Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom}e só dai ele faz o voto o cara prometeu algo que não se promete e o problema aqui não é DEUS mais sim o homem e sua BOCA GRANDE que sempre fala demais por isso que quando ele ve a sua filha saindo ele rasga as vestes pq ele sabia a burrada que tinha feito mais agora ja éra tarde não tem acordo prometeu ja éra…
    ai vc diz que nenhum sacerdote iria fazer esse HOLOCAUSTO mano vc esta se esquecendo de um pequeno detalhe qual foi o combinado com o povo no versiculo 9Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me levardes de volta para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der diante de mim, então eu vos serei por chefe? esse foi o trato por isso que ele foi um dos juizes então não prescisava de sacerdote pois ele ÉRA o JUIZ entendeu…
    sei que isso é bem mais profundo requer muito estudo mais até agora todas as bases que me deram pra que ele não tivesse queimado sua filha eu achei um erro mais continuo na busca pois quero ter a certeza do que falo mais se tem uma coisa que a biblia nos diz é:
    As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29
    que DEUS ABENÇOE A TODOS…
    Obs* quando eu encontrar mais afirmações ou algo que me contradiz e fale que não foi sacrificada eu tornarei aqui para continuarmos o papo…
    GOD bles yours!!!

  8. Olá pessoas!!
    Show de criatividade o texto… a troca de email (KKK)
    Sul-real!!
    Quanto ao sacrifício ou não da menina, existem sempre as duas posições de afirmação e negação pelos estudiosos. Ao meu ver a menina foi sacrificada sim, o texto é claro “…o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito;…”. Mais claro do que isso não dá. A verdade é que querem justificar esta fala para que não seja apontada uma contradição na bíblia, visto que a mesma condena, em vários pontos a tal prática, e que em Hebreus 11, Jefté é listado como um dos heróis da fé. A segunda parte da frase, “e ela não conheceu homem”, tem outras versões que descrevem o verbo em outro tempo “…e ela não tinha conhecido homem.” dando um sentido de ‘passado’ ao ocorrido, já quando se usa “conheceu” o sentido passa a ser de ‘futuro’. E assim é usado pra dizer que dali para frente ela permaneceu virgem.
    O medo e a frustração de encontrar contradições naquilo que é o cerne da sua fé, muitos procuram explicações que o texto em si não apresenta.
    Abraços.

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